domingo, 17 de agosto de 2014

GRAÇA PASSAGEIRA E GRAÇA PERMANENTE




Jacó, por sua vez, reparou que o rosto de Labão não lhe era favorável como anteriormente” (Gênesis 31:2)
         Caro leitor, quanta lição preciosa podemos tirar desse relacionamento entre Jacó e Labão, seu sogro. Após 20 anos de duro trabalho e com o aumento da riqueza justa, dada com a benção de Deus a Jacó, eis que a face de Labão não era a mesma. Tanto a graça como o ódio é manifestada na face. Enquanto Jacó servia os propósitos avarentos dele eis que Labão era seu melhor amigo e lhe tinha como um verdadeiro filho. Mas assim que o peso da riqueza foi passando para Jacó, eis que a face de Labão mudou. Jacó logo percebeu que ali não havia mais lugar para ele e sua família.
         Temos em Labão o tipo de satanás. É exatamente assim que o ardiloso pai da mentira age com os homens. Ele se oculta nas trevas, mas quando se manifesta aos homens especialmente como Deus, parece ser amigo e com boas intenções de dar aos homens felicidade. Ele carrega os homens em seus braços, dá-lhes bons conselhos, mostra a todos um futuro feliz neste mundo. Ele faz isso enquanto pobres seres humanos estão dia a dia trabalhando para ele; estão construindo seu mundo maligno. Ele faz isso durante todo viver dos homens e não tira a máscara que coloca de alguém mui gracioso. Não foi assim com o Senhor na tentação? Chegou ao Filho de Deus como se fosse um amigo; queria mostrar o quanto Deus era um mentiroso, deixando o Senhor naquela situação, até passando fome. Foi assim que escondeu suas trapaças e procurou mostrar quanto tinha de riquezas, as quais poderia dar ao Senhor.
         Caro amigo, satanás é assim, pois possui um rosto cheio de graça quando se manifesta aos homens. Mas assim que a verdade chega e pecadores se arrependem e querem volver seus corações para Cristo, eis que a máscara de graça é tirada e a face odiosa de satanás aparece, assim como Labão para com Jacó. Pois o intenso ódio de seu coração perverso aparece e logo se dispõe a perseguir tal pessoa.
         Mas não é assim com nosso Senhor. A graça de satanás logo passa, mas a graça do Senhor para com os Seus queridos é permanente. Nunca o Senhor há de endurecer Sua face contra Seus santos. Ele é Maravilhoso; Seu trato com os Seus é de constante amor, benignidade, serviço, bondade, sustento, afeto, ternura e socorro. Mesmo com o crente que está fraquinho na fé. Nosso Senhor jamais se irrita com os Seus. Ele aparece para amparar Suas ovelhas e carregar as que estão debilitadas em Seu colo.
         Caro leitor, quantas bênçãos da graça permanente temos para nossa vida! O que temos para dar? Nada! Jacó trabalhou vinte anos para Labão. No pecado trabalhamos duramente para satanás. Mas no tocante ao nosso Senhor é Ele quem trabalha por nós; é Ele quem nos guia, sustenta, nos livra da tenta e nunca nos abandona. Se tomamos um caminho errado, Ele mesmo vai em nosso encalço, mas para nos admoestar e disciplinar em amor. O rosto Dele sempre será favorável para com Seu povo.
         Para com os perdidos, eis que satanás fica terrivelmente irritado quando percebe que vai perder alguém para Cristo. Mas eis que nosso Senhor chega e com gloriosa graça manifesta Seu amor e comunica Seu perdão e Seu bem-vindo! Não tem sequer um pecador arrependido que Ele rejeita, todos são aceitos com abundante graça.
        

Nenhum comentário: