sexta-feira, 23 de outubro de 2020

LEMBRAI-VOS DA MULHER DE LÓ (4)

 


“Lembrai-vos da mulher de Ló” Lucas 17:32.

O LUGAR ONDE MORAVA – SODOMA

        Ao olhar a família e a falta de sabedoria de Ló na escolha do lugar para morar, pode bem ser que sua esposa teve essa influência. Sempre as mulheres tiveram e terão influência, ou para o bem ou para o mal na família. Para sua infelicidade e a desgraça do seu reino em Israel, Acaz casou-se com Jezabel, uma idólatra e perversa. Samaria e todo reino do norte viveram dias terríveis no comando de um homem que dirigia o reino sob o cetro de uma mulher extremamente má. Nós estamos vivendo dias assim ultimamente, quando as mulheres têm mostrado o quanto elas são terríveis quando estão fora do lugar para o qual Deus as designou. A mulher fiel e dedicada é habilidosíssima para construir sua casa, porém fora do seu lugar ela se torna cheia de audácia e destruidora.

        É provável que a mão da mulher de Ló estava envolvida também na decisão de morar em Sodoma. Abraão foi fazendo sua tenda, até que foi morar na cidade construída por Cristo no céu. Ló foi armando sua tenda, até que foi morar na cidade feita por perversos. Abraão e Sara foram caminhando do bom para o ótimo, do ótimo para o excelente, enquanto Ló partiu do ótimo para chegar ao péssimo. As mulheres sem sabedoria normalmente aceitam o marido como o cabeça, porém elas costumam ser o pescoço nas decisões, como acontece em nossos dias. A mulher insensata sempre caminha para a direção que em sua tolice quer ir. Para ela morar em Sodoma era melhor; suas considerações pareciam sábias, do ponto de vista da lógica humana. Por que não?         A decisão do marido deve ser sábia em considerar as coisas. Ló poderia aprender lições espirituais, a fim de tomar decisões certas, mesmo sentindo forte oposição da esposa. As mulheres que querem tomar a frente do marido normalmente fazem de tudo para silenciar a liderança dele. Elas são tremendamente habilidosas para arrancar a espada do valente, daquele que foi posto para lhe defender e proteger. Hoje temos visto como famílias têm desmoronados, assim como ocorre com uma construção que está sendo destruída. O que satanás tem feito é usado as mulheres para isso.

        Pode bem ser que tudo isso aconteceu com a mulher de Ló, por isso nosso Senhor diz em Lucas 17:32: “Lembrai-vos da mulher de Ló”. Normalmente as tragédias ocorrem com um trabalho bem antecipado. Na intenção de satisfazer suas paixões, muitos vão abrindo o caminho à frente, tomando decisões erradas, sem saber que estão marchando para ser pego em suas próprias armadilhas. Abimeleque (Juízes 9) queria ser rei, mas para isso quis destruir todos quantos poderiam atrapalhar seus projetos, então matou seus irmãos. Mas aquele elemento perverso, com suas próprias mãos rasgou o caminho à frente para receber a punição devida no lugar marcado por Deus. Para alguns Deus usa de compaixão, com outros não. Os irmãos de José, dominados pelo ódio foram inconsequentes na decisão de vender um menino, a fim de livrar dele, apenas por ciúmes. Anos depois tiveram que se humilhar perante aquele simples e indefeso jovem que se tornou governador do mundo de então.

        É possível que a mulher de Ló não foi a esposa ideal; não foi séria e competente para ajudar seu marido nas grandes decisões da vida; não foi uma mãe capaz de defender as duas filhas e na hora exata mostrou ser incapaz de ver os perigos reais que envolveram sua casa (Gênesis 19). O coração dela estava ligado àquela cidade, ali era o lugar que ela amava. Ela não aparece como uma pessoa ativa e inteligente. Não era ela uma mulher crente, corajosa como Sara; se tivesse sobrevivido à destruição de Sodoma, seria perversa e sua perversidade foi refletida na vida das filhas mais tarde, quando coabitaram com o próprio pai. Consequências funestas sobrevêm a homens e mulheres cujas vidas ignoram o temor do Senhor. Não é melhor nos sofrimentos e dissabores da vida marchar na liderança de Deus para o céu?

Nenhum comentário: