segunda-feira, 13 de novembro de 2017

VAIDADE OU MISERICÓRDIA (5)



                                     
“Quando, dentro de mim, desfalecia a minha alma, eu me lembrei do Senhor e subiu a ti a minha oração, no teu santo templo. Os que se entregam à idolatria vã abandonam aquele que lhes é misericordioso. Mas, com voz do agradecimento, eu te oferecerei sacrifícios; o que votei pagarei. Ao Senhor pertence a salvação” (Jonas 2:7-9).
O RESULTADO DESASTROSO NO VIVER: “...deixam a sua         misericórdia”.       
        Cuidemos com o perigo da vaidade porque é um afastamento sigiloso de Deus. À medida que olhamos para as paixões deste mundo com interesse nessas coisas, eis que imediatamente tiramos o olhar da fé na palavra, a fim de focar em coisas que passam, assim como ocorreu com Jonas, porque ao deixar de firmar-se na misericórdia, foi envolvido por um espírito de ódio contra seus semelhantes. Cuidemos, porque a vaidade endurece nossos corações, nos torna superficiais e arrogantes, sem que percebamos. Cuidemos porque a vaidade tira o temor que devemos a Deus, a fim de buscar nossos próprios interesses vis e inúteis.
        Tenho me desdobrado em tratar desse assunto, porque o mundo tem atraído a atenção de milhares de crentes. Eles não percebem que satanás engoda as almas com cultos que parecem belos, espirituais e agradáveis a Deus, quando realmente são vaidades tomando forma religiosa. Quando tiramos nossos olhos da verdade; quando nos desviamos da mensagem da cruz; quando puxamos o mundo para dentro da igreja, a fim de misturar seu sistema com coisas espirituais, realmente estamos satisfazendo a vaidade de corações arrogantes, presunçosos, os quais pensam que podem manipular Deus. O Deus da verdade revelada nos leva a viver continuamente humildes e dependentes de sua palavra.
        Caro leitor, se afastarmos da verdade; se não interessarmos pela palavra de Deus diariamente, eis que estamos agindo com um espírito de idolatria, dentro e fora da igreja. A vaidade nos leva a pensar que Deus está conosco porque as coisas estão indo bem e tenho tudo o que preciso. Claro que se a prosperidade, a vida de conforto não nos desviou do Senhor, de uma vida santa, pura, obediente e ligada continuamente à palavra de Deus, então é certo que não há vaidade no viver. Nada há de errada em ter possessões materiais. O perigo jaz quando a vaidade ocupou seu ser e seu coração não é daquele que é Senhor e Rei sobre seu povo. As consequências serão vistas em desprezo à palavra, busca de aconselhamento com pessoas que podem ajudar, amor contínuo pelo mundo e suas programações e contínuo apego aos homens e não à glória de Deus.
        Quais são os perigos que rondam uma alma que não vigia? A mais alarmante é que pode bem ser que a fé tão falada não vem de Deus. Sua fé foi modelada pelos homens e não por obra do Espírito. Quando é assim, então os puxões do mundo são suficientes para arrebentar o que parecia ser tão forte. Já vi muitos se desviarem do Senhor por causa de namoro, festas, descanso e outras coisas normais da vida. Essas coisas não são em si mesmas erradas. O perigo está quando nossa felicidade, prazer, alegria, etc. estão envolvidas nelas. Não é melhor fugir agora? Não é melhor correr humildemente para o Senhor em santa confissão? Se o mundo tem poder para quebrar a corda da sua fé, a razão é que sua fé não foi feita do aço celestial, por isso não tem o poder da perseverança e firmeza, as quais são achadas nos verdadeiros e valorosos crentes.

Nenhum comentário: