segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

O PREÇO ATERRORIZANTE DO PECADO (8)



“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” Romanos 6:23.
         Caro leitor, estou plenamente convicto que a Palavra de Deus é suficiente nela mesma para mostrar-lhe a tragédia em servir ao pecado neste mundo e na eternidade. Quão trágico é beber dessa água que causa amargura à alma culpada (Números 5:22)! Eu sei o quanto o pecado seduz a alma, cegando-lhe completamente, mantendo aprisionada nas trevas sem que saiba disso, a fim de que nada perceba dos terrores da lei (Deuteronômio 28), lei que declara ser maldito o melhor dentre os homens, quanto mais o pior.
         Caro leitor, conheça os atos de um Deus que, em pleno território do pecado exerce misericórdia, justiça e juízo. Ah! Cuide-se em não tropeçar no orgulho próprio de achar que é alguma coisa, que pode triunfar num caminho tortuoso e que pode tornar-se bem sucedido servindo ao pecado. Conheça um pouco o Deus da Bíblia! Veja que Ele está em plena atuação nesse território onde o pecado parece reinar abundantemente, (Números 9:24). Saiba quão sábio é o Deus da revelação escrita, o qual toma a maldade humana, utilizando-a como instrumento para Sua glória. Não foi assim com Faraó? O pecado endeusou seu pobre coração iludido. Ah! Pensou que ninguém lhe tiraria das alturas onde a soberba do seu coração lhe colocara. Não sabia que ao maltratar Israel e resistir às ordens dadas por Deus a fim de dar liberdade aos escravizados filhos de Deus, nada era senão instrumento erguido pelo Senhor para aquela finalidade. Para qual propósito? Eis a resposta: “...a fim de mostrar-te o meu poder, e para que o meu Nome seja anunciado em toda terra” (Êxodo 9:16).
         Quão enganoso e enganador é o coração humano (Jeremias 17:9)! Não sabe que jamais pode prosperar no pecado; Ignora que sua caminhada pelo caminho tortuoso fará que tropece em lugares escorregadios (Salmo 73:18); Desconhece que por detrás de tudo aquilo que é aparência estão os inimigos ferozes, que como leões famintos querem estrangular sua alma e jogá-la para o abismo eterno. O que você está ganhando no território da maldade? Por acaso, pensa que há prosperidade em caminhar da perversidade para a perversidade? Não sabe que o pecado prospera e se reproduz em corações que estão ao seu serviço? Será que ignora os perigos eternos que rondam sua alma? Ora, quantas vezes circunstâncias adversas têm provado tal fato?
         Quão triste é caminhar nesta vida sob os efeitos do salário do pecado! Quão triste é desconhecer o amor de Deus que está em Seu Filho! Desconhecendo as maravilhas eternas da graça a alma está escravizada à ira, amargura, inveja, ódio, vingança, idolatria, paixões lascivas da carne, e que não pode por si mesma escapar desses ditames da morte. Cega e surda a alma não se apercebe de que quão vasto e imenso é o reino das trevas, e quão sutil e dominador é esse reino. Não passa de ser o paraíso provisório que o príncipe deste mundo oferece aos que lhe servem. As almas não têm nenhuma capacidade de ver quão astuto é o pai da mentira que se disfarça de Cristo e faz com que suas mentiras sejam lindas e atraentes aos corações incautos.
         Veja caro leitor quanta necessidade há de tentar abrir seus olhos para ver as profundezas das trevas! Somente assim Cristo será reconhecido como Salvador e Senhor por almas aflitas e conturbadas no pecado. Tudo desta vida presente atrai as almas às seduções do pecado; a natureza maligna ajunta-se com o vozerio mundano, atraindo a alma às profundezas deste vale da sombra da morte. Eis que o texto de Romanos 6:23 apresenta o Deus, cujo dom é gracioso. Foi esse amor glorioso que invadiu o território das trevas com a luz celestial, a fim de arrancar pecadores da morte para a vida. O Filho de Deus se manifestou para destruir as obras do diabo. Ah! Quanto o Deus da revelação bíblica tem prazer em pecadores contritos e quebrantados! Ah! Quanto Sua presença salvadora é certa para um coração arrependido! Seu convite é feito de maneira particular, bem especial a alma aflita que anseia a salvação do pecado.
        

Nenhum comentário: