segunda-feira, 28 de maio de 2012

A GLORIOSA PALAVRA DE DEUS (6 de 6)


"VEIO AINDA A PALAVRA DO SENHOR, DIZENDO: QUE VÊS TU, JEREMIAS? RESPONDI: VEJO UMA VARA DE AMENDOEIRA. DISSE-ME O SENHOR: VISTE BEM; PORQUE EU VELO SOBRE A MINHA PALAVRA PARA A CUMPRIR". JEREMIAS 1:11,12.
         Prezado amigo, já falei sobre a importância que a palavra de Deus exerce sobre a vida de cada crente genuíno, a fim de conduzi-lo numa vida de plena vitória enquanto prossegue em sua jornada rumo ao lar celeste. Mas eu tenho mais um argumento para tratar quanto a esse respeito. Tem uma ligação íntima entre o verdadeiro crente e palavra da verdade. Uma pessoa não salva poderá apresentar evidências de gostar da palavra de Deus, mas seu interesse não será em torno daquilo que é pura e genuína doutrina. Ele vai gostar da bíblia porque a própria presença da bíblia serve de calmante para uma alma agitada. E a pessoa irá gostar de assunto que nada tem de valor eterno para a alma.
         Mas o verdadeiro crente é voltado para a verdade e a verdade faz parte do seu ser, porque ele se tornou salvo pela palavra da verdade. Deus não se compraz nem um pouco na mentira. Por detrás de toda e qualquer mentira, mesmo que seja trajada de religião está a presença do pai da mentira. Satanás é muito esperto em usar a bíblia e torcer tentando fazer com que as escrituras falem o que ele quer que fale. A mentira vestida com o traje da verdade é mais fácil de enganar. Mas aquele que é verdadeiramente salvo por Cristo, tem uma capacidade especial, dada pelo Espírito de Deus para detectar a verdade. Seu coração não se harmoniza com aquilo que é falsidade; ele não consegue sintonizar o rádio do seu coração com aquilo que é proveniente da mentira, mesmo que seja parecido com a verdade.
         Então, com isso você pode detectar se é da verdade ou da mentira. Se o seu coração tem prazer em ouvir aquilo que apenas satisfaz a natureza carnal e egoísta do homem; se o seu prazer está em buscar aquilo que passa, é evidente sinal que você não é da verdade, mas sim da mentira. Nesse caso a palavra de Deus não vai caber dentro de sua vida. Não haverá compartimento em sua casa espiritual para a palavra da verdade. Você estará pronto e bem disposto para dar ouvidos àquilo que é produzido na mente do homem, e não do coração de Deus. Então, o que Deus falou, que Ele vela sobre a sua palavra para cumpri-la, em nada fará qualquer diferença para você. Inclusive é bom lembrar que Satanás fará de tudo para lhe levar a raciocinar que a bíblia é o livro das receitas dos favores de Deus, e que ali tem o mapa dos tesouros de riquezas materiais, de saúde e de outros benefícios temporários. Mas a palavra de Deus é dirigida aos que tem ouvidos espirituais para ouvir. Deus abriu tais ouvidos para ouvir sua verdade. Somente os Lázaros vão ouvir a voz do Mestre e vão sair dos sepulcros onde estão.
         Mas quero concluir esta série de mensagens baseando nesta passagem tão esplêndida da palavra de Deus. Quando Deus diz em Jeremias que ELE VELA SOBRE A SUA PALAVRA PARA A CUMPRIR, não resta dúvida alguma que tal declaração de Deus serve de socorro para os corações aflitos e desesperado, porque Deus deixou sua palavra para que tais pessoas pudessem ouvir a voz desse Deus tão cheio de misericórdia. Na realidade a alma aflita para Deus, Não é aquela que está passando por algum problema material; não é aquela que está atravessando dificuldades financeiras; não é aquela que está tendo aflições por causa de alguém na família que está dando trabalho, ou mesmo por causa de alguma separação conjugal. O mundo tem seus métodos, seus recursos próprios para tratar de seus problemas sem qualquer necessidade de voltar-se para o Deus da bíblia.
         Quero ir diretamente para a própria palavra de Deus para trazer a resposta. Qual é a alma que irá atrás do socorro do Alto? Qual a alma para quem Deus olha e oferece Seu socorro? Em Isaías 66:2, o grande Jeová diz: "...mas o homem para quem olharei é este: para o aflito, abatido de espírito, e que treme da minha palavra." Aí está a resposta. O compromisso do Deus vivo e verdadeiro é com o pecador que reconhece, que sabe que a palavra de Deus é a palavra da verdade; que leva a sério o que Deus diz; que encara as sagradas letras como o trovejar de Deus; que está plenamente certo que o que Deus está falando Ele vai cumprir.
         Para tal pessoa, a palavra de Deus serve de socorro. Ele sabe que o juízo de Deus é como um abismo! Ele sabe que a justiça de Deus é perfeita justiça! Ele já encarou a si mesmo como um pecador penitente, e já está ciente que não passa de um transgressor, e se vê completamente cercado de todos os lados, não sabendo como escapar, senão pela misericórdia do Alto. Para tal pessoa, o que Deus falou em Jeremias: "Eu velo sobre a minha palavra para a cumprir" tem um sentido especial, tem um toque de bênção para sua vida. Ele sabe que por natureza não merece outra coisa, senão castigo, porém, já conhecendo que um Deus que é perfeitamente justo, é também perfeitamente bondoso e cheio compaixão.
         Veja a historia de Raabe aquela prostituta da condenada cidade de Jericó (Josué 2). Deus havia mandado cercar aquela pervertida cidade para executar julgamento. Jericó seria destruída. Deus não podia tolerar tanta iniqüidade praticada por aquele povo. Então começou o cerco. Sete dias o exército de Israel levou rodeando a cidade, e aqueles sete dias eram expressivamente o tempo da misericórdia em que Deus estava concedendo ao pecador para se arrepender. Era para aquele povo abrir o portão da cidade e render-se ao Deus de Israel. Mas quando eles fecharam os portões, estavam como que guerreando contra o próprio Deus.     Mas ali, dentro da cidade estava Raabe. Era diferente a sua atitude, porque ela tinha no seu coração um verdadeiro temor ao Deus de Israel. Ela disse para os dois homens que foram enviados para espiar a terra: “Olha, eu sei que o Deus de vocês é o verdadeiro Deus, e eu preciso de sua misericórdia para que eu e minha família possam escapar da morte”. Raabe escapou porque ela aceitou o método de Deus para livrá-la do castigo que a cidade de Jericó sofreria. Os espias falaram para ela colocar a fita vermelha do lado de fora de sua casa. Raabe morava no muro da cidade. Naquele tempo eles cercavam as cidades com muros bem largos, e Raabe tinha sua casa feita em cima do muro. Ele pôs aquela fita vermelha pelo lado de fora; ninguém via aquilo, e mesmo que chegasse a ver, não entenderia. Mas eis aí a lição de que ninguém pode escapar da ira de Deus se não for por meio do sangue. Aquela fita representa redenção pelo sangue. A casa de Raabe estava perfeitamente protegida contra o furor de Deus em sua vingança que iria ser derramada contra aquele povo. Quem entrasse naquela casa estaria protegido da justa Ira do Deus vivo. Raabe foi salva.
         Meu amigo, o grande Deus que fala por meio de Sua poderosa palavra escrita, é o Deus infinitamente rico em Compaixão e o coração Dele pulsa de maravilhoso amor por uma alma cansada e oprimida pelo pecado, que reconhece a glória da palavra de Deus; que sabe que o Deus que está falando por Sua palavra é o Deus que não pode mentir. Tem lugar para você meu amigo, porque o grande Deus afirma que Ele se inclina para o pecador arrependido. O Filho de Deus foi enviado ao mundo para buscar almas assim, ovelhas errantes, que vivem a vagar neste mundo, sem a verdadeira paz com Deus; sem certeza para onde vão após a sua morte. A palavra desse Deus é fiel e digna de inteira aceitação.
         Meu amigo pode confiar no que está escrito, pois, a respeito desse Deus, é dito que Ele não pode mentir. Seu passo em confiar no Bendito Salvador; na redenção feita na cruz para sofrer o castigo de suas ovelhas, é um passo de fé. E para achegar ao livro santo é preciso fé. Sem fé é impossível agradar a Deus. Portanto, hoje tem salvação para o pecador arrependido. Tem garantia eterna para a alma que tem sede de salvação. 
         Mas, ai daquele que teima em manter em seu estado de rebelião contra a autoridade da palavra eterna. Meu amigo, a sua obstinação não vai diminuir a glória da palavra de Deus. O prejuízo é você quem sofrerá. Deus não vai mudar o que Ele tem falado. Samuel disse para Saul que a rebelião contra a palavra de Deus é um pecado semelhante ao pecado de feitiçaria e culto aos ídolos. O Grande Deus vai cumprir sua palavra, mesmo que o mundo inteiro juntamente com os poderes infernais tente destruí-la. Eles apenas estão cumprindo as determinações e os desígnios pré-estabelecidos. E nós seres humanos, raça de pecadores, não passamos de vermes diante daquele que é o Todo-Poderoso. O nosso orgulho e vaidade são apenas cera que derrete perante o fogo. Só nos resta humilhar, cair aos pés daquele que tem Soberano poder de fazer o que Ele bem quiser, sem que tenha de prestar contas. ELE VELA SOBRE A SUA PALAVRA PARA A CUMPRIR.


Nenhum comentário: