terça-feira, 25 de junho de 2024

TRISTE LUGAR DE REPOUSO (3)

 

O homem que se desvia do caminho do entendimento, na congregação dos mortos repousará” (Provérbios 21:16)

I. O DESVIO OCORRIDO NA QUEDA.

Já pude mostrar como foi trágica a queda no Éden, porque foi algo proposital, feito conscientemente ignorando o Criador e se entregando ao diabo. Deus não fez o homem como um ignorante. A criação foi perfeita e o homem saiu das mãos de Deus plenamente entendido da realidade da criação e do propósito para o qual foi criado.Foi também um desvio consciente porque o homem sabia do seu dever. Toda inteligência, emoção e vontade que fazem do homem um ser diferente dos animais, uma pessoa criada à imagem de Deus, tudo isso foi atirado na lama para ser transformado num réu culpado, escravo e feito agora pelo pecado à imagem do próprio diabo, porque foi assim que ocorreu com Lúcifer.

Foi um desvio fundamentado no orgulho do pecado. O que é o pecado? É a criatura se opondo ao Criador, no anseio de viver como se fosse deus, sendo levado pelo desejo insano de uma liberdade escrava, pois deixou a verdadeira liberdade e felicidade ao submeter à voz tirana do rei dos orgulhosos – satanás. Só à luz da Palavra de Deus que podemos entender a insanidade do homem no pecado. O que significa o curso deste mundo? Veja como o homem entra no mundo somente para pecar, pecar, pecar e depois morrer. Não tem outra finalidade neste mundo marcado pelo terror do pecado. Há como mudar? Não! O mundo está sob o domínio do tirano pai da mentira (João 8:44 e 1 João 5:19); a morte segue em suas atividades contínuas, sendo ela a força aterrorizante como salário do pecado (Romanos 3:23). Enfim, nada, absolutamente nada pode arrancar o orgulho inato que prevalece no coração do homem, a não ser uma intervenção misericordiosa de Deus.

Veja o viver do homem caído em Adão, pois tendo o conhecimento de Deus não não quer lhe dá glórias. Há ignorância de Deus? Não! O que o pecado trouxe foi ódio para tratar o bondoso criador como um inimigo mortal. Mas você pergunta: Onde está a base do conhecimento de Deus? Ora, será que a criatura perdeu sua capacidade de inteligência? Claro que não! Veja Caim, como saiu da presença de Deus bufando de raiva, porque foi rejeitado em seu sistema vil de religião. Seu coração rebelde e obstinado não ofereceu a Deus o sacrifício agradável a Deus, como fez Abel. Sua religião mostrou ser idólatra, porque idolatria nada mais é o querer que Deus aceite o conceito pervertido de adoração e uma teologia blasfema.

Não é assim que vive o homem no pecado? Vejamos como o viver de Caim está estampado no estilo de vida de cada pessoa que entra neste mundo, pois tem conhecimento de Deus exposto na criação, mas apressa seus passos para fugir de Deus, trocar a divindade por criaturas a fim de adorá-las e prosseguir fazendo o mundo do diabo crescer e prosperar na maldade, achando que não haverá o juízo, como ocorreu no dilúvio.

Que triste situação vemos neste mundo! Estamos diante de todo aparato do pecado tanto agora como ocorreu na queda. Por que tudo isso? A resposta é desviaram do caminho do entendimento. Eles andam noutro caminho e não querem conhecer o caminho onde há luz que vem do céu aos corações santificados pela graça e é nessa luz que entendemos as maravilhas de um Deus criador, de um Deus gracioso, Salvador e cheio de compaixão.

Nenhum comentário: