terça-feira, 18 de junho de 2024

“TRISTE LUGAR DE REPOUSO” (1)


O homem que se desvia do caminho do entendimento, na congregação dos mortos respousará” (Provérbios 21:16)

INTRODUÇÃO:

Que lição incrivelmente reveladora nos traz esse verso da revelação bíblica em Provérbios! Quando olhamos o mundo do ponto de vista bíblico, logo percebemos que presenciamos o silêncio de um cemitério. Não é verdade que vivenciamos esse fato em nossos dias? Por incrível que pareça, os homens gostam do silencioso ambiente sepulcral e procuram ficar o mais longe possível da voz de Deus por meio da sua palavra. Eis aí perante nossas mentes e consciências o que presenciamos num mundo dominado pelo fanatismo, superstição, sonhos, vaidades e interesses mundanos.

Por mais que falam de Deus e dizem que são evangélicos; por mais que cantem, louvem e adorem, mesmo assim vemos que a multidão moderna habita na congregação dos mortos. Por que? Se seguirmos de forma compenetrada Provérbios 21:16, entenderemos o que está ocorrendo em nossos dias. O que está havendo não é uma completa ausência do conhecimento da verdade? Claro! O burburinho ouvido hoje não é dos vencidos nem dos vencedores (Êxodo 32:18), mas apenas dos que cantam. Que diferença! Quando ouvimos o alarido dos vencedores, percebemos que há brados de vitória, à semelhança de soldados que voltam vitoriosos de uma guerra, trazendo consigo os despojos. Quando ouvimos o alarido dos derrotados, sabemos por causa dos seus gritos em face da derrota ou porque estão sofrendo espancamento ou outros tipos de aflição.

Usei Êxodo 31, porque vimos como Moisés soube discernir o que estava aconteceu no arraial dos Israelitas. Ele soube diferenciar e notar uma festa diferente, com ruídos diferentes. O que Moisés pode contemplar foi um povo cheio da alegria carnal e diabólica, porque fabricaram um deus que tanto queria – o bezerro de ouro. Que diferença tem o alarido de um povo derrotado, mas pensando que era vitorioso, do alarido que temos hoje? Vemos em nossos dias que fizeram um bezerro de ouro, puseram-lhe o nome de jesus e então o mundo assenta para comer e se ergue para divertir. Para os que não têm entendimento, para algo plausível, digno de aceitação.

Veja como precisamos a mesma capacidade de discernimento que teve Moisés. E sabe porque ele pode discernir bem? Porque passou muito tempo na presença do Senhor e pode conhecer melhor seu Deus. Moisés tinha conhecimento, por isso foi diferente de Arão, seu irmão, o qual lá embaixo se uniu ao povo para alimentos seus desejos carnais. Sendo assim, podemos dizer o que diz Provérbios 21:16 e não tomamos meramente “o homem”, mas sim o povo atual. O que temos hoje em nossa sociedade tão caracterizada pela apostasia? Temos uma população que repousa na congregação dos mortos. É triste, mas é pura verdade. Ouvimos o barulho das danças, das músicas e daquilo que eles intitulam de louvores, mas basta um conhecimento adequado do Deus da bíblia para sabermos que a multidão hoje repousa na congregação dos mortos. Qual a razão óbvia? O povo se afastou do entendimento. Foi o mesmo que Deus disse acerca de Israel: “Meu povo não tem entendimento!”. Sem dúvida têm muitos despertados pela verdade, e estes não fazem coro com aqueles, pelo contrário eles estão indignados diante da atual condição e prontos para achegar a Deus em santa oração e intercessão.

Nenhum comentário: