quinta-feira, 6 de junho de 2024

DUAS FORMAS QUE DEUS USA PARA PUNIR AOS HOMENS (2)

 


Portanto, para Efraim serei como a traça e para a casa de Judá, como a podridão. Porque para Efraim serei como um leão e como um leãozinho, para a casa de Judá; eu, eu mesmo, os despedaçarei e ir-me-ei embora; arrebatá-los-ei, e não haverá quem os livre” (Oséias 5:12 e 14)

ELE CHEGA COMO TRAÇA: “...para Efraim serei como a traça e para a casa de Judá, como a sua podridão”.

Já pude dar uma singela introdução e agora é o momento de vermos os detalhes que envolvem esse texto de Oséias. Não esqueçamos do contexto, pois Deus, por meio de Oséias está mostrando à nação de Israel que ela agiu como uma adúltera que abandonou o marido por causa dos amantes. Aquele foi o período da lei, quando Deus mostra estar irado com Seu povo e que há de trazer juízo sobre a nação. A história de Israel foi de duro tratamento de Deus, tratamento que veio em forma de juízos e duras manifestações de castigos. Foi assim no reino do norte como também no reino do Sul.

Vamos checar o texto vou me manter confinado ao texto já proposto, claro, sem sair do contexto. Minha intenção é trazer esse ensino tão importante para esta atual geração, aliás tão corrompida e religiosamente enganada, como estamos vivenciando. Obviamente queremos que todos conheçam quem é o Deus da bíblia, pois satanás trabalha na arte de enganar o povo e espalhar difamação acerca de Deus. Nos meus anos de vida jamais vi tanta ignorância em torno do nome de Deus e como o povo tem usado esse nome como fonte de prosperidade material e superstição. Afinal, claramente vemos a expansão epidêmica da apostasia em nossos dias.

Mas Deus mudou? Claro que não! O imutável jamais mudará (Malaquias 3:6). Mas eu sei que o engano do pecado é tão sutil e tão cheio de mentiras que os homens vão de mal a pior, tentando na mente e no sistema religioso despistar de Deus; estão sempre forjando meios de tentar mudar a concepção de Deus, a fim de que possam se sentir felizes em seus pecados.

Mas é exatamente o que estamos presenciando em nossos dias. Quando o engano religioso predomina então o povo passa a pensar numa divindade semelhante aos homens. É comum ouvir que Deus quer a felicidade de todos, por isso que todos podem viver no pecado. Ouvimos também que Deus é um Deus de amor, que quer o bem de todos. Além disso, os movimentos religiosos de hoje operam para tirar tudo o que eles pensam que vai contra a auto estima dos homens, por isso orientam a não falar da ira de Deus, nem do inferno, tampouco do pecado.

Porém tudo isso constitui em desgraça à sociedade. Foi assim no reino do norte em Israel. O povo estava tranquilo na idolatria e em suas maldades. Quando a sociedade está confinada na mentira e no pecado, tudo ao derredor parece belo, agradável e que todos estão numa boa e que Deus está abençoando a todos. Porém, quanto engano. Foi assim com Israel e foi necessário que Deus enviasse profetas para mostrar o que Deus faria com eles caso não se arrependesse. A linguagem de Deus é clara, pois Ele usa coisas conhecidas para explicar o desconhecido. Nessa linguagem Deus chega dizendo que chegará a Israel como traça e podridão e como leão. Ninguém pode dizer que não entende isso, porque todos sabem o que é traça e o que é que um leão é capaz de fazer.

Nenhum comentário: