quarta-feira, 19 de junho de 2024

TRISTE LUGAR DE REPOUSO (2)

 

O homem que se desvia do caminho do entendimento, na congregação dos mortos repousará” (Provérbios 21:16)

O DESVIO OCORRIDO NA QUEDA.

É o momento para que possamos averiguar os ensinos doutrinários que Provérbios 21:16 nos chama a descobrir. A Palavra de Deus cerca todo seu ensino com suas maravilhas e destemidas verdades. Nenhum verso bíblico deve ser ilhado; todos devem ser partícipes do mesmo oceano de maravilhas eternas, declarando que em tudo foi Deus mesmo pelo Seu Espírito Santo quem inspirou. Então, requer que aproximemos desse verso com humildade e temor. A glória do evangelho brilha profusamente ali e só a fé pode desfrutar de suas maravilhas. O homem natural, cujos olhos foram cegados pela força destrutiva do pecado e da morte, estão longe de ver o que Deus quer transmitir.

Não ousemos desligar as maravilhas de Provérbios das Escrituras, porque o sangue da inspiração divina passa por todas essas veias e a palavra de Deus em sua totalidade será como um exército do Senhor à disposição do evangelho da glória de Cristo. O que farei? Tomarei esse verso para lidar com o evangelho, pois sei que é exatamente isso o que Deus tem para nossos corações e para aqueles que querem conhecer a justiça Dele no evangelho que realmente salva, liberta e dá vida aos pecadores arrependidos.

O que o texto quer nos ensinar? O que significa “desviar do caminho do entendimento”? Que caminho é esse? Quem faz isso? O que o Espírito Santo quer nos ensinar sobre “congregação dos mortos”? Como essas verdades podem trazer despertamento aos santos do Senhor? Como esse ensino pode ajudar pecadores a conhecer a verdade da tão grande salvação? Tais ensinos ficaram no passado, ou são verdades para nós hoje? Veja como essas perguntas precisam ser respondidas durante a explanação do texto e eu sei que só poderei servir com a verdade se eu me esforçar em permanecer dentro das Sagradas Letras.

A primeira tarefa minha é mostrar quem foi que desviou do caminho do entendimento. Sem dúvida há duas lições. A primeira é que nos leva a conhecer o que ocorreu com toda raça que caiu em Adão e foi nessa queda que os crentes foram achados. Eis o evangelho perante nossos olhos, conforme nos mostra toda Escritura, mas em especial a carta de Paulo aos Romanos: “Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Romanos 3:23). Veja a causa e o efeito de tudo o que ocorreu no Éden e Provérbios 21:16 nos há de mostrar essas verdades noutras palavras. Visto que houve a queda, então a glória de Deus foi tirada do homem caído, e é exatamente aqui que vemos o que significa “...na congregação dos mortos repousará”.

Houve isso na queda? Claro! Essa é a nossa triste história com suas consequências aqui no mundo e na eternidade. Foi essa a história que lançou toda raça à escuridão, escravidão, vergonha e para a condenação eterna. Mas brilha de imediato a luz da graça graciosa num mundo que jaz no maligno. Por isso Provérbios 21:16 tem como meta maior despertar e chamar pecadores ao arrependimento, conhecendo a Cristo como Salvador e Senhor.

Nenhum comentário: