sexta-feira, 14 de junho de 2024

DUAS FORMAS QUE DEUS USA PARA PUNIR AOS HOMENS (7)


Portanto, para Efraim serei como a traça e para a casa de Judá, como a podridão. Porque para Efraim serei como um leão e como um leãozinho, para a casa de Judá; eu, eu mesmo, os despedaçarei e ir-me-ei embora; arrebatá-los-ei, e não haverá quem os livre” (Oséias 5:12 e 14)

ELE CHEGA COMO LEÃO: “Porque para Efraim serei como um leão e como um leãozinho, para a casa de Judá…”

Entro agora na segunda lição que o texto em Oséias nos proporciona, de tal maneira que deve nos chamar a atenção. Eu sei que para o povo hoje e até para crentes, tal assunto é muito forte. Mas o fato é que nunca houve um tempo de tanta ausência de temor como vemos em nossos dias. Precisamos ressaltar a glória do Deus das Escrituras, porquanto satanás procura dinamizar uma divindade humanista e tão aceita pela multidão como vemos hoje. Impressionante como tudo hoje virou brincadeira com o nome de Deus e os cultos viraram shows para atender os corações endurecidos e corrompidos dos homens.

A bíblia está nos levando a conhecer quem é o grande Deus e como Ele trata com os homens no mundo inteiro. Talvez você diga que o texto em Oséias é Deus falando com Israel, mas é assim que Deus lida com todas as nações. Leiam os livros proféticos, porque ali Deus se dirige às nações naquele tempo e com isso Ele está falando a todas as nações no mundo de hoje. Quem são as nações? Elas são constituídas de pessoas que tombaram em Adão e que vivem em contínua ofensa contra Deus. A queda em Adão é mostrada pela entrada da morte e todos, no mundo inteiro, espiritualmente tombaram com a morte e estão se dirigindo para a morte eterna.

O que o texto quer dizer: “Porque para Efraim serei como um leão e como um leãozinho, para a casa de Judá…”? A resposta é bem fácil de ser entendida, porque ela já tem sua própria ilustração: “...serei como um leão e como um leãozinho…”. Essa é a forma quando a ira de Deus chega em ataque fulminante, justamente como faz o leão. Veja o que faz um leão quando quer pegar uma presa. Ele se esconde e quando percebe o momento certo ataca e segura a presa com suas garras e dentes afiados, sufocando o animal até que morra por falta de oxigênio. Vi num vídeo quando um homem estúpido que deixou a segurança do carro onde estava com a família e desceu para filmar leões que devoravam uma presa. De repente um leão veio por detrás e lhe jogou junto ao animal que estava sendo devorado e ele se tornou prato gostoso para o bando de famintas feras.

Como é que Deus faz isso? Como Deus chega como leão contra o homem? Neste caso há diferença com a traça. O trabalho dele como traça exige tempo e anos. Mas no caso aqui, como leão é algo que acontece de imediato, sem qualquer mediação de socorro. Não tem dúvida que Deus chegou para o rei Herodes como chega um ataque de um leão feroz e faminto. Lembramos do que ocorreu com o arrogante rei que foi tratado como um deus pelo povo, e como não rendeu glórias a Deus foi morto imediatamente e de forma terrível.

Os que estão vivendo no pecado devem ser alertados do perigo que pode vir a qualquer momento. Os homens devem ser avisados que a saúde, conforto e bem-estar podem ser tirados a qualquer momento com a chegada de um Deus irado contra os que vivem em seus pecados.


Nenhum comentário: