terça-feira, 11 de junho de 2024

DUAS FORMAS QUE DEUS USA PARA PUNIR AOS HOMENS (4)


Portanto, para Efraim serei como a traça e para a casa de Judá, como a podridão. Porque para Efraim serei como um leão e como um leãozinho, para a casa de Judá; eu, eu mesmo, os despedaçarei e ir-me-ei embora; arrebatá-los-ei, e não haverá quem os livre” (Oséias 5:12 e 14)

ELE CHEGA COMO TRAÇA: “...para Efraim serei como a traça e para a casa de Judá, como a sua podridão”.

Continuando, estamos vendo como é que Deus chega como traça para punir os homens. Pude ilustrar com a bíblia as várias vezes que Deus lidou assim com indivíduos e nações. Ele pode ir diretamente a alguma área onde o homem põe sua confiança. Se for a beleza física, Deus em sua ira pode vir como traça, para desfazer tal beleza, desde que a aparência esteja sendo usada para seu bel prazer e carnalidade, e não para a glória do Criador. Em 2 Crônicas 21 mostra como Deus lidou com Jeorão, tocando em seu corpo e permitindo que a enfermidade como traça fosse lhe corroendo, até que a morte chegasse para tirar-lhe definitivamente da face da terra.

Foi assim também com a perversa Jezabel, pois até sua velhice, na aparência gozou de saúde e prosperidade. Mas Deus conservou aquela mulher, sem que ela percebesse que gradativamente fosse desmanchada pelas traças da ira de Deus, até que os cães fossem autorizados a devorar-lhe totalmente, conforme relata (2 Reis 9). Quando Deus em Sua ira vem como traça, a pessoa não perceberá rapidamente que as coisas vão indo de mal a pior, até que chega o momento fatal.

A ideia da traça e da podridão é que Deus usa o tempo e modos imperceptíveis para lidar com os ímpios. Note bem que não estou referindo ao que possa acontecer com os crentes em Cristo, porque eles não estão debaixo da ira, mas sim do amor acolhedor, protetor e disciplinador de Deus. Conheci um irmão que foi almoçar num restaurante e lá descobriu que estava com problema sério, pois a comida não descia para seu estômago. O médico lhe examinou e constatou que tinha câncer, dando-lhe apenas seis meses de vida. Quem o visitava ouvia dele a alegria de poder ver Jesus. Para nosso Senhor é preciosa a chegada dos Seus santos na glória.

Não, não estou referindo ao que acontece com os verdadeiros crentes, mas sim com aqueles que estão vivendo em seus pecados e que desconhecem os atos de justiça, vingança e juízo de Deus. As aflições de Jó foi resultado de Deus chegando a ele como traça ou leão? Claro que não! Ali estava um servo sendo usado por Deus em tremendas aflições, a fim de realizar o maravilhoso trabalho em trazer um livro tão precioso que encabeça os livros poéticas com ensinos que tanto têm fortalecido a vida dos santos em todo tempo.

Muitos elementos que foram atingidos por Deus em Sua visitação como traça não mostraram arrependimento, pelo menos o que sabemos à luz dos acontecimentos bíblicos. O rei Uzias, tremendo visionário que fez Israel prosperar em seu reinado, foi visitado por Deus. O que aconteceu com ele eu classifico como Deus agindo como leão e não como traça, porque veio de repente. Mas o que ocorreu foi que a lepra foi detonando a sua vida até a chegada da sua morte.

O que nós somos neste mundo? Pobres criaturas culpadas e ainda se erguendo contra Deus, como fez Israel no ensino do livro do profeta Oséias. Mas o Deus que visita em sua fúria muitos homens, é o mesmo Deus que tem usado de compaixão com muitos, porque tem erguido o homem da angústia e dado novo coração, pois chegaram ao Senhor em arrependimento e confissão para serem salvos da ira de Deus.

Nenhum comentário: