quinta-feira, 13 de junho de 2024

DUAS FORMAS QUE DEUS USA PARA PUNIR AOS HOMENS (6)


Portanto, para Efraim serei como a traça e para a casa de Judá, como a podridão. Porque para Efraim serei como um leão e como um leãozinho, para a casa de Judá; eu, eu mesmo, os despedaçarei e ir-me-ei embora; arrebatá-los-ei, e não haverá quem os livre” (Oséias 5:12 e 14)

ELE CHEGA COMO TRAÇA: “...para Efraim serei como a traça e para a casa de Judá, como a sua podridão”.

Não posso findar esta parte sem mencionar experiências de como Deus chegou como traça na vida de algumas pessoas. É claro que a história está lotada de elementos que experimentaram o horror da chegada de Deus como traça. Mas quero retornar à bíblia, porque sua história foi documentada por Deus e o historiador é o próprio Deus, portanto sua história é digna de nossa apreciação. Lembramos que tudo o que foi escrito, para nosso ensino foi escrito. Basta a leitura constante do livro de Deus para que tais histórias sejam sempre, não somente lembradas, como também gravadas em nossa memória.

A idade de Joabe mostrou como a traça divina o tornou vulnerável no dia da sua morte. Joabe foi um comandante do exército de Deus. Davi errou consideravelmente em colocá-lo como comandante, porque Joabe não fez parte dos valentes do rei. Joabe foi um assassino frio e calculista, indigno de confiança de Davi. A história narrada em 2 Samuel mostra como o cruel Joabe tirou a vida de dois homens de forma infame, de tal maneira que pela lei Joabe deveria ser justiçado, o que o rei Davi não fez. Pois é, Joabe envelheceu e em 1 Reis Davi, antes da sua morte fala a Salomão para não deixar que Joabe desça à sepultura sem a sentença devida cair sobre sua cabeça.

O que Deus fez com Joabe foi que o passar dos anos o fizesse pensar que estaria livre da pena de morte. Quando Deus chega como traça, a pessoa no íntimo acha que tudo vai bem e não percebe que a traça da ira de Deus está carcomendo suas forças e dinamitando seu poder. Ao chegar o momento da sentença divina cair sobre a cabeça do assassino Joabe, onde estava sua força? Onde estava sua segurança? A espada estava chegando e Joabe ainda teve forças para buscar socorro para sua alma ao segurar nas pontas do altar, à procura da misericórdia de Deus (2 Reis 2).

Os homens precisam saber que Deus não se ausenta; que Ele não como os homens que esquecem, ou mesmo que deixam de exercer a justiça e o juízo. Os homens no pecado acham que a vida está passando e eles estão bem, sem contudo perceber que Deus está agindo; que Deus jamais para em seus atos de juízo; que suas vidas estão sendo marcadas dia a dia pelo poder visitador de Deus; que a sensação de bem estar é sinal de que Deus está agindo de forma imperceptível. O homem com seus vícios pode achar que tudo vai bem porque aparentemente tem saúde e que o amanhã será ainda melhor. Até que de repente o mal aparece e as “traças” de Deus vem mostrar sua força, destruindo todo poder do homem, tirando toda esperança de uma vida boa. Como traça, Deus quebra as forças, o orgulho e a vaidade, desfazendo a impressão de que a vida estava indo bem.

Só tem uma esperança para o pecador, que é correr para Cristo. Deus apresenta Seu Filho, Seu Cordeiro amado, o qual Ele enviou para resgatar homens e mulheres, que arrependidos clamam a Ele de todo coração. A mensagem de salvação prossegue: “Arrependei-vos e convertei-vos para que sejam cancelados os vossos pecados” (Atos 3:19)


Nenhum comentário: