sexta-feira, 7 de junho de 2024

DUAS FORMAS QUE DEUS USA PARA PUNIR AOS HOMENS (3)


Portanto, para Efraim serei como a traça e para a casa de Judá, como a podridão. Porque para Efraim serei como um leão e como um leãozinho, para a casa de Judá; eu, eu mesmo, os despedaçarei e ir-me-ei embora; arrebatá-los-ei, e não haverá quem os livre” (Oséias 5:12 e 14)

ELE CHEGA COMO TRAÇA: “...para Efraim serei como a traça e para a casa de Judá, como a sua podridão”.

O que o Espírito Santo quer dizer no texto: “...para Efraim serei como a traça e para a casa de Judá, como a sua podridão”? A ideia da traça e da podridão é que Deus muitas vezes lida com os homens trazendo sua punição de forma lenta, mas terrível. Acho que todos devem saber as ações da traça. Minha irmã trabalhou na casa de um senhor bem rico e ela ganhava muitas roupas, porque ele viciado em gastar, enchendo a casa de roupas, dentre outras coisas. Meu filho ganhou uma calça, aliás bonita e aparentemente novinha, pois estava ainda com o selo. Mas quando ele vestiu e abaixou para fazer um serviço, a parte traseira rasgou. O que aconteceu foi que aquela calça ficou muito tempo num cabide ou mala, sem nunca ser usada, por isso foi comida para as traças.

Veja como Deus se dirige a Efraim, dizendo que será como traça. Essa é uma das formas como Deus age com muitos pecadores em Sua ira. Como Deus faz isso? Sempre pensamos na ira de Deus em suas manifestações de terror, mas quero que examinemos como Deus trata muitos de tal maneira que não parece ser a ira de Deus. Mas quero citar de início aquele povo no deserto que se rebelou contra Deus, conforme mostra no livro de números, capítulo 14. As consequências foram drásticas, porque duvidaram do amor, do cuidado e do poder de um Deus que desde o Egito mostrou seu forte braço em tirar Seu povo da escravidão.

O fato que o povo achou que Deus queria matá-los na terra prometida, por causa do mal relatório dado por 10 espias, foi suficiente para Deus rejeitar aquele povo e em juramento declarou que os homens de 21 anos para cima não entrariam na terra prometida e que ficaria vagueando pelo deserto por 40 anos, até que fossem consumidos. Veja que durante aqueles 40 anos rodeando o deserto, a ira de Deus veio como traça. Nota-se que aos poucos eles foram sendo aniquilados pela ira de Deus, até que foram consumidos e nenhum deles restou.

Podemos ver também na vida do rei Jeorão, um dos mais perversos reis de Jerusalém, pois para não ter concorrente matou seus irmãos. Deus mandou o recado por meio do profeta Elias, dizendo o que faria com ele e com sua família. Mas a terrível “traça” da ira de Deus foi veio sobre ele numa doença mortal que lhe afligiu por 2 anos, até que seu intestino saiu (2 Crônicas 21). É impressionante que Deus quando chega como traça, pode até demorar anos, mas o que Ele faz é endurecer e tornar o coração da pessoa mais arrogante, de tal maneira que a pessoa não percebe o que está acontecendo e se torna incapaz de arrepender-se para escapar do juízo. Foi isso o que ocorreu com o rei Jeorão, o qual morreu e nem deixou saudade.

Tudo isso tem em vista avisar os homens do perigo de brincar com Deus, achando que seus pecados não estão sendo odiados. A mensagem do evangelho chega para chamar homens e mulheres ao arrependimento e conversão a Cristo, antes que a ira vem definitivamente sobre os que continuarem em pertinaz rebelião contra o Deus santo. Aos arrependidos, Cristo o Filho é o precioso Salvador que veio buscar pecadores quebrantados e confessos para salvá-los.

Nenhum comentário: