segunda-feira, 17 de junho de 2024

DUAS FORMAS QUE DEUS USA PARA PUNIR AOS HOMENS (7 de 7)


Portanto, para Efraim serei como a traça e para a casa de Judá, como a podridão. Porque para Efraim serei como um leão e como um leãozinho, para a casa de Judá; eu, eu mesmo, os despedaçarei e ir-me-ei embora; arrebatá-los-ei, e não haverá quem os livre” (Oséias 5:12 e 14)

ELE CHEGA COMO LEÃO: “Porque para Efraim serei como um leão e como um leãozinho, para a casa de Judá…”

O que acontece quando Deus chega como leão a fim de punir os homens no pecado? Nesse caso não há um período de aparente paciência. Foi assim com o rei Herodes. Deus suportou as afrontas e perversidades dele por muito tempo, mas quando ele se atreveu a tomar a glória de Deus para si, então a ira de Deus chegou na ferocidade e força de um leão para esmagá-lo de uma vez (Atos 12). Foi assim que Deus deu força ao exército babilônico para esmagar Jerusalém, matando milhares e levando outros para o cativeiro na Babilônia (livro de Lamentações). Como Deus provou sua paciência para Israel! Por anos e anos Deus enviou profetas, mas o coração do povo cada vez mais ficava endurecido, não acreditando que Deus era capaz de fazer o que prometera fazer, trazendo punição à nação.

Outro exemplo de como Deus chega como leão para aniquilar seus inimigos de uma vez está relatado em 2 Reis 18 e 19, quando, no reinado de Ezequias, o rei da Assíria, Senaqueribe desafiou o Deus de Jerusalém através dos seus mensageiros, mas após Ezequias ter orado, veio o aviso de Deus por meio do profeta. Então, numa noite Deus matou mais de 180 mil soldados assírios e matou o rei Senaqueribe pelas mãos dos próprios filhos.

Os homens modernos acham que Deus mudou, que Deus é um Deus de amor e que ama todos. Essa é a mentalidade religiosa que avolumou a vaidade dos homens em sua disposição de viver ainda mais em seus pecados e tendo paz em suas práticas malignas. Inventaram uma divindade, criada pelos artistas da nova era. Na prática rasgaram as Escrituras nas páginas que tratam dos juízos e justiça de Deus; na prática jogaram o livro de Jeremias numa cisterna de lama; cortaram o livro de Isaías pelo meio; lançaram o livro de Daniel na cova dos leões e silenciaram Cristo, João Batista e os apóstolos. As Escrituras hoje foram parar nas mãos de elementos avarentos, mentirosos e soberbos.

Porventura Deus mudou? Claro que não! O Deus que vem como traça para muitos e chega como leão para muitos é o mesmo Deus da bíblia. O que acontece quando vemos homens e mulheres surpreendidos por ladrões, por acidentes, e por incidentes? Porventura isso vem por acaso? Claro que não! O Deus de Oséias é o mesmo Deus que fala através do profeta Naum: “Com trevas o Senhor persegue Seus inimigos” A ira de Deus assim aniquila os inimigos de uma vez. Ele tem seu tempo de agir, mas enquanto não age Ele dá ao inimigo um vasto campo de prosperidade, além de muito tempo. Ele fez isso com as nações que habitavam em Canaã e também com Sodoma e Gomorra, pois chegou como leão, usando Israel como instrumento de sua ira. Mas lembremos bem que o leão dá seu rugido de antemão, avisando que está chegando. De várias maneiras Deus vai anunciando aos homens que ele chegará em seu juízo, e quando Ele chega como leão é sinal que não haverá misericórdia.

Qual é a esperança para o pecador? “Arrependei-vos e convertei-vos para que seja cancelados os vossos pecados”. Cristo Jesus o Cordeiro de Deus veio ao mundo para livrar os homens da ira vindoura.



Nenhum comentário: