quarta-feira, 12 de junho de 2024

DUAS FORMAS QUE DEUS USA PARA PUNIR AOS HOMENS (5)


Portanto, para Efraim serei como a traça e para a casa de Judá, como a podridão. Porque para Efraim serei como um leão e como um leãozinho, para a casa de Judá; eu, eu mesmo, os despedaçarei e ir-me-ei embora; arrebatá-los-ei, e não haverá quem os livre” (Oséias 5:12 e 14)

ELE CHEGA COMO TRAÇA: “...para Efraim serei como a traça e para a casa de Judá, como a sua podridão”.

É notável no texto que Deus fala que seria como traça para Efraim e para a casa de Judá seria como podridão. Deus não somente lida com o reino do norte, em Israel, mas também atinge o reino do sul, Judá. O fato é que também em Jerusalém, mesmo tendo bons e piedosos reis, o povo não largava suas práticas de idolatria. Tanto falando do norte, como falando do sul, Israel em geral representava ser o povo de Deus que se rebelava contra Deus e Sua lei.

Sabemos que a traça faz com que o mal não seja visto até o tempo do juízo. Foi assim com o reino do norte, porque o povo não via as consequências do seu pecado, até que o juízo veio de forma definitiva, quando a Assíria tomou o país e Samaria foi tomado por povos de outras terras, formando o povo samaritano. Em 2 Reis vemos resumos dos detalhes desse castigo e as razões. No reino do Sul Deus diz que seria como podridão, porque ali, por várias vezes Deus chegou em Sua ira para punir a nação, fazendo-a cheirar mal, por causa dos seus pecados.

Mas quero trazer as lições sobre o trabalho de Deus chegando como traça. Queremos que todos saibam como Deus faz isso na vida de homens e mulheres que brincam com o pecado e estão surdos para não ouvir a Palavra de Deus. A traça faz com que o mal não seja visto, até que manifeste completa fragilidade. É isso o que ocorre com milhares que se acham fortes e levam a vida pensando que tudo vai bem; muitos acham que tendo saúde tem tudo; muitos são os que estão satisfeitos com o mundo, sua religião, seu ganho, seus amigos.

Muitos olham para o horizonte deste mundo é sonham com um viver ainda melhor. Foi assim com o reino do norte, pois se sentiam cercados da proteção dos bezerros de ouro no sul e no norte do país. Não havia para eles as exigências da lei, nem tinham que ir a Jerusalém para adoração e sacrifícios. Porém, o que acontece é que os males do pecado muitas vezes vão manifestando sua força aos poucos. Foi assim com os filhos de Eli; aos eles foram sendo empurrados até chegar perante inimigos que lhes tiraram a vida (1 Samuel 4:11).

A traça vai corroendo as forças, as mentes, a aparência e a defesa própria. Deus chama a atenção de Israel porque nem sequer prestava atenção aos cabelos brancos, os quais em silêncio diziam que estava chegando a hora. Muitos estão se sentindo tão bem no pecado que não importam com a idade. Milhares não veem que suas forças estão minguando; que todo seu corpo em suas funções normais está se esgotando. Vejo hoje como homens e mulheres de idade avançada estão querendo curtir a vida com sexo e outros prazeres, sem percebe que as “traças” da ira de Deus já tomaram conta de seus corpos. Muitos se dão conta do perigo quando a morte bate à porta e lhes chama para o juízo de Deus. Foi assim com a perversa Jezabel que se sentia lisonjeada, achando que o juízo de Deus não chegaria, mas veio com o terror de um Deus que odeia o pecado. A esperança está no arrependimento e conversão sincera a Cristo.

Nenhum comentário: