terça-feira, 25 de junho de 2024

TRISTE LUGAR DE REPOUSO (3)

 

O homem que se desvia do caminho do entendimento, na congregação dos mortos repousará” (Provérbios 21:16)

I. O DESVIO OCORRIDO NA QUEDA.

Já pude mostrar como foi trágica a queda no Éden, porque foi algo proposital, feito conscientemente ignorando o Criador e se entregando ao diabo. Deus não fez o homem como um ignorante. A criação foi perfeita e o homem saiu das mãos de Deus plenamente entendido da realidade da criação e do propósito para o qual foi criado.Foi também um desvio consciente porque o homem sabia do seu dever. Toda inteligência, emoção e vontade que fazem do homem um ser diferente dos animais, uma pessoa criada à imagem de Deus, tudo isso foi atirado na lama para ser transformado num réu culpado, escravo e feito agora pelo pecado à imagem do próprio diabo, porque foi assim que ocorreu com Lúcifer.

Foi um desvio fundamentado no orgulho do pecado. O que é o pecado? É a criatura se opondo ao Criador, no anseio de viver como se fosse deus, sendo levado pelo desejo insano de uma liberdade escrava, pois deixou a verdadeira liberdade e felicidade ao submeter à voz tirana do rei dos orgulhosos – satanás. Só à luz da Palavra de Deus que podemos entender a insanidade do homem no pecado. O que significa o curso deste mundo? Veja como o homem entra no mundo somente para pecar, pecar, pecar e depois morrer. Não tem outra finalidade neste mundo marcado pelo terror do pecado. Há como mudar? Não! O mundo está sob o domínio do tirano pai da mentira (João 8:44 e 1 João 5:19); a morte segue em suas atividades contínuas, sendo ela a força aterrorizante como salário do pecado (Romanos 3:23). Enfim, nada, absolutamente nada pode arrancar o orgulho inato que prevalece no coração do homem, a não ser uma intervenção misericordiosa de Deus.

Veja o viver do homem caído em Adão, pois tendo o conhecimento de Deus não não quer lhe dá glórias. Há ignorância de Deus? Não! O que o pecado trouxe foi ódio para tratar o bondoso criador como um inimigo mortal. Mas você pergunta: Onde está a base do conhecimento de Deus? Ora, será que a criatura perdeu sua capacidade de inteligência? Claro que não! Veja Caim, como saiu da presença de Deus bufando de raiva, porque foi rejeitado em seu sistema vil de religião. Seu coração rebelde e obstinado não ofereceu a Deus o sacrifício agradável a Deus, como fez Abel. Sua religião mostrou ser idólatra, porque idolatria nada mais é o querer que Deus aceite o conceito pervertido de adoração e uma teologia blasfema.

Não é assim que vive o homem no pecado? Vejamos como o viver de Caim está estampado no estilo de vida de cada pessoa que entra neste mundo, pois tem conhecimento de Deus exposto na criação, mas apressa seus passos para fugir de Deus, trocar a divindade por criaturas a fim de adorá-las e prosseguir fazendo o mundo do diabo crescer e prosperar na maldade, achando que não haverá o juízo, como ocorreu no dilúvio.

Que triste situação vemos neste mundo! Estamos diante de todo aparato do pecado tanto agora como ocorreu na queda. Por que tudo isso? A resposta é desviaram do caminho do entendimento. Eles andam noutro caminho e não querem conhecer o caminho onde há luz que vem do céu aos corações santificados pela graça e é nessa luz que entendemos as maravilhas de um Deus criador, de um Deus gracioso, Salvador e cheio de compaixão.

quarta-feira, 19 de junho de 2024

TRISTE LUGAR DE REPOUSO (2)

 

O homem que se desvia do caminho do entendimento, na congregação dos mortos repousará” (Provérbios 21:16)

O DESVIO OCORRIDO NA QUEDA.

É o momento para que possamos averiguar os ensinos doutrinários que Provérbios 21:16 nos chama a descobrir. A Palavra de Deus cerca todo seu ensino com suas maravilhas e destemidas verdades. Nenhum verso bíblico deve ser ilhado; todos devem ser partícipes do mesmo oceano de maravilhas eternas, declarando que em tudo foi Deus mesmo pelo Seu Espírito Santo quem inspirou. Então, requer que aproximemos desse verso com humildade e temor. A glória do evangelho brilha profusamente ali e só a fé pode desfrutar de suas maravilhas. O homem natural, cujos olhos foram cegados pela força destrutiva do pecado e da morte, estão longe de ver o que Deus quer transmitir.

Não ousemos desligar as maravilhas de Provérbios das Escrituras, porque o sangue da inspiração divina passa por todas essas veias e a palavra de Deus em sua totalidade será como um exército do Senhor à disposição do evangelho da glória de Cristo. O que farei? Tomarei esse verso para lidar com o evangelho, pois sei que é exatamente isso o que Deus tem para nossos corações e para aqueles que querem conhecer a justiça Dele no evangelho que realmente salva, liberta e dá vida aos pecadores arrependidos.

O que o texto quer nos ensinar? O que significa “desviar do caminho do entendimento”? Que caminho é esse? Quem faz isso? O que o Espírito Santo quer nos ensinar sobre “congregação dos mortos”? Como essas verdades podem trazer despertamento aos santos do Senhor? Como esse ensino pode ajudar pecadores a conhecer a verdade da tão grande salvação? Tais ensinos ficaram no passado, ou são verdades para nós hoje? Veja como essas perguntas precisam ser respondidas durante a explanação do texto e eu sei que só poderei servir com a verdade se eu me esforçar em permanecer dentro das Sagradas Letras.

A primeira tarefa minha é mostrar quem foi que desviou do caminho do entendimento. Sem dúvida há duas lições. A primeira é que nos leva a conhecer o que ocorreu com toda raça que caiu em Adão e foi nessa queda que os crentes foram achados. Eis o evangelho perante nossos olhos, conforme nos mostra toda Escritura, mas em especial a carta de Paulo aos Romanos: “Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Romanos 3:23). Veja a causa e o efeito de tudo o que ocorreu no Éden e Provérbios 21:16 nos há de mostrar essas verdades noutras palavras. Visto que houve a queda, então a glória de Deus foi tirada do homem caído, e é exatamente aqui que vemos o que significa “...na congregação dos mortos repousará”.

Houve isso na queda? Claro! Essa é a nossa triste história com suas consequências aqui no mundo e na eternidade. Foi essa a história que lançou toda raça à escuridão, escravidão, vergonha e para a condenação eterna. Mas brilha de imediato a luz da graça graciosa num mundo que jaz no maligno. Por isso Provérbios 21:16 tem como meta maior despertar e chamar pecadores ao arrependimento, conhecendo a Cristo como Salvador e Senhor.

terça-feira, 18 de junho de 2024

“TRISTE LUGAR DE REPOUSO” (1)


O homem que se desvia do caminho do entendimento, na congregação dos mortos respousará” (Provérbios 21:16)

INTRODUÇÃO:

Que lição incrivelmente reveladora nos traz esse verso da revelação bíblica em Provérbios! Quando olhamos o mundo do ponto de vista bíblico, logo percebemos que presenciamos o silêncio de um cemitério. Não é verdade que vivenciamos esse fato em nossos dias? Por incrível que pareça, os homens gostam do silencioso ambiente sepulcral e procuram ficar o mais longe possível da voz de Deus por meio da sua palavra. Eis aí perante nossas mentes e consciências o que presenciamos num mundo dominado pelo fanatismo, superstição, sonhos, vaidades e interesses mundanos.

Por mais que falam de Deus e dizem que são evangélicos; por mais que cantem, louvem e adorem, mesmo assim vemos que a multidão moderna habita na congregação dos mortos. Por que? Se seguirmos de forma compenetrada Provérbios 21:16, entenderemos o que está ocorrendo em nossos dias. O que está havendo não é uma completa ausência do conhecimento da verdade? Claro! O burburinho ouvido hoje não é dos vencidos nem dos vencedores (Êxodo 32:18), mas apenas dos que cantam. Que diferença! Quando ouvimos o alarido dos vencedores, percebemos que há brados de vitória, à semelhança de soldados que voltam vitoriosos de uma guerra, trazendo consigo os despojos. Quando ouvimos o alarido dos derrotados, sabemos por causa dos seus gritos em face da derrota ou porque estão sofrendo espancamento ou outros tipos de aflição.

Usei Êxodo 31, porque vimos como Moisés soube discernir o que estava aconteceu no arraial dos Israelitas. Ele soube diferenciar e notar uma festa diferente, com ruídos diferentes. O que Moisés pode contemplar foi um povo cheio da alegria carnal e diabólica, porque fabricaram um deus que tanto queria – o bezerro de ouro. Que diferença tem o alarido de um povo derrotado, mas pensando que era vitorioso, do alarido que temos hoje? Vemos em nossos dias que fizeram um bezerro de ouro, puseram-lhe o nome de jesus e então o mundo assenta para comer e se ergue para divertir. Para os que não têm entendimento, para algo plausível, digno de aceitação.

Veja como precisamos a mesma capacidade de discernimento que teve Moisés. E sabe porque ele pode discernir bem? Porque passou muito tempo na presença do Senhor e pode conhecer melhor seu Deus. Moisés tinha conhecimento, por isso foi diferente de Arão, seu irmão, o qual lá embaixo se uniu ao povo para alimentos seus desejos carnais. Sendo assim, podemos dizer o que diz Provérbios 21:16 e não tomamos meramente “o homem”, mas sim o povo atual. O que temos hoje em nossa sociedade tão caracterizada pela apostasia? Temos uma população que repousa na congregação dos mortos. É triste, mas é pura verdade. Ouvimos o barulho das danças, das músicas e daquilo que eles intitulam de louvores, mas basta um conhecimento adequado do Deus da bíblia para sabermos que a multidão hoje repousa na congregação dos mortos. Qual a razão óbvia? O povo se afastou do entendimento. Foi o mesmo que Deus disse acerca de Israel: “Meu povo não tem entendimento!”. Sem dúvida têm muitos despertados pela verdade, e estes não fazem coro com aqueles, pelo contrário eles estão indignados diante da atual condição e prontos para achegar a Deus em santa oração e intercessão.

7 - Estudo Salmos 37 Um Deus que trabalha para aquele que nele espera | ...

segunda-feira, 17 de junho de 2024

DUAS FORMAS QUE DEUS USA PARA PUNIR AOS HOMENS (7 de 7)


Portanto, para Efraim serei como a traça e para a casa de Judá, como a podridão. Porque para Efraim serei como um leão e como um leãozinho, para a casa de Judá; eu, eu mesmo, os despedaçarei e ir-me-ei embora; arrebatá-los-ei, e não haverá quem os livre” (Oséias 5:12 e 14)

ELE CHEGA COMO LEÃO: “Porque para Efraim serei como um leão e como um leãozinho, para a casa de Judá…”

O que acontece quando Deus chega como leão a fim de punir os homens no pecado? Nesse caso não há um período de aparente paciência. Foi assim com o rei Herodes. Deus suportou as afrontas e perversidades dele por muito tempo, mas quando ele se atreveu a tomar a glória de Deus para si, então a ira de Deus chegou na ferocidade e força de um leão para esmagá-lo de uma vez (Atos 12). Foi assim que Deus deu força ao exército babilônico para esmagar Jerusalém, matando milhares e levando outros para o cativeiro na Babilônia (livro de Lamentações). Como Deus provou sua paciência para Israel! Por anos e anos Deus enviou profetas, mas o coração do povo cada vez mais ficava endurecido, não acreditando que Deus era capaz de fazer o que prometera fazer, trazendo punição à nação.

Outro exemplo de como Deus chega como leão para aniquilar seus inimigos de uma vez está relatado em 2 Reis 18 e 19, quando, no reinado de Ezequias, o rei da Assíria, Senaqueribe desafiou o Deus de Jerusalém através dos seus mensageiros, mas após Ezequias ter orado, veio o aviso de Deus por meio do profeta. Então, numa noite Deus matou mais de 180 mil soldados assírios e matou o rei Senaqueribe pelas mãos dos próprios filhos.

Os homens modernos acham que Deus mudou, que Deus é um Deus de amor e que ama todos. Essa é a mentalidade religiosa que avolumou a vaidade dos homens em sua disposição de viver ainda mais em seus pecados e tendo paz em suas práticas malignas. Inventaram uma divindade, criada pelos artistas da nova era. Na prática rasgaram as Escrituras nas páginas que tratam dos juízos e justiça de Deus; na prática jogaram o livro de Jeremias numa cisterna de lama; cortaram o livro de Isaías pelo meio; lançaram o livro de Daniel na cova dos leões e silenciaram Cristo, João Batista e os apóstolos. As Escrituras hoje foram parar nas mãos de elementos avarentos, mentirosos e soberbos.

Porventura Deus mudou? Claro que não! O Deus que vem como traça para muitos e chega como leão para muitos é o mesmo Deus da bíblia. O que acontece quando vemos homens e mulheres surpreendidos por ladrões, por acidentes, e por incidentes? Porventura isso vem por acaso? Claro que não! O Deus de Oséias é o mesmo Deus que fala através do profeta Naum: “Com trevas o Senhor persegue Seus inimigos” A ira de Deus assim aniquila os inimigos de uma vez. Ele tem seu tempo de agir, mas enquanto não age Ele dá ao inimigo um vasto campo de prosperidade, além de muito tempo. Ele fez isso com as nações que habitavam em Canaã e também com Sodoma e Gomorra, pois chegou como leão, usando Israel como instrumento de sua ira. Mas lembremos bem que o leão dá seu rugido de antemão, avisando que está chegando. De várias maneiras Deus vai anunciando aos homens que ele chegará em seu juízo, e quando Ele chega como leão é sinal que não haverá misericórdia.

Qual é a esperança para o pecador? “Arrependei-vos e convertei-vos para que seja cancelados os vossos pecados”. Cristo Jesus o Cordeiro de Deus veio ao mundo para livrar os homens da ira vindoura.



sexta-feira, 14 de junho de 2024

DUAS FORMAS QUE DEUS USA PARA PUNIR AOS HOMENS (7)


Portanto, para Efraim serei como a traça e para a casa de Judá, como a podridão. Porque para Efraim serei como um leão e como um leãozinho, para a casa de Judá; eu, eu mesmo, os despedaçarei e ir-me-ei embora; arrebatá-los-ei, e não haverá quem os livre” (Oséias 5:12 e 14)

ELE CHEGA COMO LEÃO: “Porque para Efraim serei como um leão e como um leãozinho, para a casa de Judá…”

Entro agora na segunda lição que o texto em Oséias nos proporciona, de tal maneira que deve nos chamar a atenção. Eu sei que para o povo hoje e até para crentes, tal assunto é muito forte. Mas o fato é que nunca houve um tempo de tanta ausência de temor como vemos em nossos dias. Precisamos ressaltar a glória do Deus das Escrituras, porquanto satanás procura dinamizar uma divindade humanista e tão aceita pela multidão como vemos hoje. Impressionante como tudo hoje virou brincadeira com o nome de Deus e os cultos viraram shows para atender os corações endurecidos e corrompidos dos homens.

A bíblia está nos levando a conhecer quem é o grande Deus e como Ele trata com os homens no mundo inteiro. Talvez você diga que o texto em Oséias é Deus falando com Israel, mas é assim que Deus lida com todas as nações. Leiam os livros proféticos, porque ali Deus se dirige às nações naquele tempo e com isso Ele está falando a todas as nações no mundo de hoje. Quem são as nações? Elas são constituídas de pessoas que tombaram em Adão e que vivem em contínua ofensa contra Deus. A queda em Adão é mostrada pela entrada da morte e todos, no mundo inteiro, espiritualmente tombaram com a morte e estão se dirigindo para a morte eterna.

O que o texto quer dizer: “Porque para Efraim serei como um leão e como um leãozinho, para a casa de Judá…”? A resposta é bem fácil de ser entendida, porque ela já tem sua própria ilustração: “...serei como um leão e como um leãozinho…”. Essa é a forma quando a ira de Deus chega em ataque fulminante, justamente como faz o leão. Veja o que faz um leão quando quer pegar uma presa. Ele se esconde e quando percebe o momento certo ataca e segura a presa com suas garras e dentes afiados, sufocando o animal até que morra por falta de oxigênio. Vi num vídeo quando um homem estúpido que deixou a segurança do carro onde estava com a família e desceu para filmar leões que devoravam uma presa. De repente um leão veio por detrás e lhe jogou junto ao animal que estava sendo devorado e ele se tornou prato gostoso para o bando de famintas feras.

Como é que Deus faz isso? Como Deus chega como leão contra o homem? Neste caso há diferença com a traça. O trabalho dele como traça exige tempo e anos. Mas no caso aqui, como leão é algo que acontece de imediato, sem qualquer mediação de socorro. Não tem dúvida que Deus chegou para o rei Herodes como chega um ataque de um leão feroz e faminto. Lembramos do que ocorreu com o arrogante rei que foi tratado como um deus pelo povo, e como não rendeu glórias a Deus foi morto imediatamente e de forma terrível.

Os que estão vivendo no pecado devem ser alertados do perigo que pode vir a qualquer momento. Os homens devem ser avisados que a saúde, conforto e bem-estar podem ser tirados a qualquer momento com a chegada de um Deus irado contra os que vivem em seus pecados.


quinta-feira, 13 de junho de 2024

DUAS FORMAS QUE DEUS USA PARA PUNIR AOS HOMENS (6)


Portanto, para Efraim serei como a traça e para a casa de Judá, como a podridão. Porque para Efraim serei como um leão e como um leãozinho, para a casa de Judá; eu, eu mesmo, os despedaçarei e ir-me-ei embora; arrebatá-los-ei, e não haverá quem os livre” (Oséias 5:12 e 14)

ELE CHEGA COMO TRAÇA: “...para Efraim serei como a traça e para a casa de Judá, como a sua podridão”.

Não posso findar esta parte sem mencionar experiências de como Deus chegou como traça na vida de algumas pessoas. É claro que a história está lotada de elementos que experimentaram o horror da chegada de Deus como traça. Mas quero retornar à bíblia, porque sua história foi documentada por Deus e o historiador é o próprio Deus, portanto sua história é digna de nossa apreciação. Lembramos que tudo o que foi escrito, para nosso ensino foi escrito. Basta a leitura constante do livro de Deus para que tais histórias sejam sempre, não somente lembradas, como também gravadas em nossa memória.

A idade de Joabe mostrou como a traça divina o tornou vulnerável no dia da sua morte. Joabe foi um comandante do exército de Deus. Davi errou consideravelmente em colocá-lo como comandante, porque Joabe não fez parte dos valentes do rei. Joabe foi um assassino frio e calculista, indigno de confiança de Davi. A história narrada em 2 Samuel mostra como o cruel Joabe tirou a vida de dois homens de forma infame, de tal maneira que pela lei Joabe deveria ser justiçado, o que o rei Davi não fez. Pois é, Joabe envelheceu e em 1 Reis Davi, antes da sua morte fala a Salomão para não deixar que Joabe desça à sepultura sem a sentença devida cair sobre sua cabeça.

O que Deus fez com Joabe foi que o passar dos anos o fizesse pensar que estaria livre da pena de morte. Quando Deus chega como traça, a pessoa no íntimo acha que tudo vai bem e não percebe que a traça da ira de Deus está carcomendo suas forças e dinamitando seu poder. Ao chegar o momento da sentença divina cair sobre a cabeça do assassino Joabe, onde estava sua força? Onde estava sua segurança? A espada estava chegando e Joabe ainda teve forças para buscar socorro para sua alma ao segurar nas pontas do altar, à procura da misericórdia de Deus (2 Reis 2).

Os homens precisam saber que Deus não se ausenta; que Ele não como os homens que esquecem, ou mesmo que deixam de exercer a justiça e o juízo. Os homens no pecado acham que a vida está passando e eles estão bem, sem contudo perceber que Deus está agindo; que Deus jamais para em seus atos de juízo; que suas vidas estão sendo marcadas dia a dia pelo poder visitador de Deus; que a sensação de bem estar é sinal de que Deus está agindo de forma imperceptível. O homem com seus vícios pode achar que tudo vai bem porque aparentemente tem saúde e que o amanhã será ainda melhor. Até que de repente o mal aparece e as “traças” de Deus vem mostrar sua força, destruindo todo poder do homem, tirando toda esperança de uma vida boa. Como traça, Deus quebra as forças, o orgulho e a vaidade, desfazendo a impressão de que a vida estava indo bem.

Só tem uma esperança para o pecador, que é correr para Cristo. Deus apresenta Seu Filho, Seu Cordeiro amado, o qual Ele enviou para resgatar homens e mulheres, que arrependidos clamam a Ele de todo coração. A mensagem de salvação prossegue: “Arrependei-vos e convertei-vos para que sejam cancelados os vossos pecados” (Atos 3:19)


Pregação Debaixo da ira de Deus - João 3:36 | Pr. David Sena

quarta-feira, 12 de junho de 2024

DUAS FORMAS QUE DEUS USA PARA PUNIR AOS HOMENS (5)


Portanto, para Efraim serei como a traça e para a casa de Judá, como a podridão. Porque para Efraim serei como um leão e como um leãozinho, para a casa de Judá; eu, eu mesmo, os despedaçarei e ir-me-ei embora; arrebatá-los-ei, e não haverá quem os livre” (Oséias 5:12 e 14)

ELE CHEGA COMO TRAÇA: “...para Efraim serei como a traça e para a casa de Judá, como a sua podridão”.

É notável no texto que Deus fala que seria como traça para Efraim e para a casa de Judá seria como podridão. Deus não somente lida com o reino do norte, em Israel, mas também atinge o reino do sul, Judá. O fato é que também em Jerusalém, mesmo tendo bons e piedosos reis, o povo não largava suas práticas de idolatria. Tanto falando do norte, como falando do sul, Israel em geral representava ser o povo de Deus que se rebelava contra Deus e Sua lei.

Sabemos que a traça faz com que o mal não seja visto até o tempo do juízo. Foi assim com o reino do norte, porque o povo não via as consequências do seu pecado, até que o juízo veio de forma definitiva, quando a Assíria tomou o país e Samaria foi tomado por povos de outras terras, formando o povo samaritano. Em 2 Reis vemos resumos dos detalhes desse castigo e as razões. No reino do Sul Deus diz que seria como podridão, porque ali, por várias vezes Deus chegou em Sua ira para punir a nação, fazendo-a cheirar mal, por causa dos seus pecados.

Mas quero trazer as lições sobre o trabalho de Deus chegando como traça. Queremos que todos saibam como Deus faz isso na vida de homens e mulheres que brincam com o pecado e estão surdos para não ouvir a Palavra de Deus. A traça faz com que o mal não seja visto, até que manifeste completa fragilidade. É isso o que ocorre com milhares que se acham fortes e levam a vida pensando que tudo vai bem; muitos acham que tendo saúde tem tudo; muitos são os que estão satisfeitos com o mundo, sua religião, seu ganho, seus amigos.

Muitos olham para o horizonte deste mundo é sonham com um viver ainda melhor. Foi assim com o reino do norte, pois se sentiam cercados da proteção dos bezerros de ouro no sul e no norte do país. Não havia para eles as exigências da lei, nem tinham que ir a Jerusalém para adoração e sacrifícios. Porém, o que acontece é que os males do pecado muitas vezes vão manifestando sua força aos poucos. Foi assim com os filhos de Eli; aos eles foram sendo empurrados até chegar perante inimigos que lhes tiraram a vida (1 Samuel 4:11).

A traça vai corroendo as forças, as mentes, a aparência e a defesa própria. Deus chama a atenção de Israel porque nem sequer prestava atenção aos cabelos brancos, os quais em silêncio diziam que estava chegando a hora. Muitos estão se sentindo tão bem no pecado que não importam com a idade. Milhares não veem que suas forças estão minguando; que todo seu corpo em suas funções normais está se esgotando. Vejo hoje como homens e mulheres de idade avançada estão querendo curtir a vida com sexo e outros prazeres, sem percebe que as “traças” da ira de Deus já tomaram conta de seus corpos. Muitos se dão conta do perigo quando a morte bate à porta e lhes chama para o juízo de Deus. Foi assim com a perversa Jezabel que se sentia lisonjeada, achando que o juízo de Deus não chegaria, mas veio com o terror de um Deus que odeia o pecado. A esperança está no arrependimento e conversão sincera a Cristo.

terça-feira, 11 de junho de 2024

DUAS FORMAS QUE DEUS USA PARA PUNIR AOS HOMENS (4)


Portanto, para Efraim serei como a traça e para a casa de Judá, como a podridão. Porque para Efraim serei como um leão e como um leãozinho, para a casa de Judá; eu, eu mesmo, os despedaçarei e ir-me-ei embora; arrebatá-los-ei, e não haverá quem os livre” (Oséias 5:12 e 14)

ELE CHEGA COMO TRAÇA: “...para Efraim serei como a traça e para a casa de Judá, como a sua podridão”.

Continuando, estamos vendo como é que Deus chega como traça para punir os homens. Pude ilustrar com a bíblia as várias vezes que Deus lidou assim com indivíduos e nações. Ele pode ir diretamente a alguma área onde o homem põe sua confiança. Se for a beleza física, Deus em sua ira pode vir como traça, para desfazer tal beleza, desde que a aparência esteja sendo usada para seu bel prazer e carnalidade, e não para a glória do Criador. Em 2 Crônicas 21 mostra como Deus lidou com Jeorão, tocando em seu corpo e permitindo que a enfermidade como traça fosse lhe corroendo, até que a morte chegasse para tirar-lhe definitivamente da face da terra.

Foi assim também com a perversa Jezabel, pois até sua velhice, na aparência gozou de saúde e prosperidade. Mas Deus conservou aquela mulher, sem que ela percebesse que gradativamente fosse desmanchada pelas traças da ira de Deus, até que os cães fossem autorizados a devorar-lhe totalmente, conforme relata (2 Reis 9). Quando Deus em Sua ira vem como traça, a pessoa não perceberá rapidamente que as coisas vão indo de mal a pior, até que chega o momento fatal.

A ideia da traça e da podridão é que Deus usa o tempo e modos imperceptíveis para lidar com os ímpios. Note bem que não estou referindo ao que possa acontecer com os crentes em Cristo, porque eles não estão debaixo da ira, mas sim do amor acolhedor, protetor e disciplinador de Deus. Conheci um irmão que foi almoçar num restaurante e lá descobriu que estava com problema sério, pois a comida não descia para seu estômago. O médico lhe examinou e constatou que tinha câncer, dando-lhe apenas seis meses de vida. Quem o visitava ouvia dele a alegria de poder ver Jesus. Para nosso Senhor é preciosa a chegada dos Seus santos na glória.

Não, não estou referindo ao que acontece com os verdadeiros crentes, mas sim com aqueles que estão vivendo em seus pecados e que desconhecem os atos de justiça, vingança e juízo de Deus. As aflições de Jó foi resultado de Deus chegando a ele como traça ou leão? Claro que não! Ali estava um servo sendo usado por Deus em tremendas aflições, a fim de realizar o maravilhoso trabalho em trazer um livro tão precioso que encabeça os livros poéticas com ensinos que tanto têm fortalecido a vida dos santos em todo tempo.

Muitos elementos que foram atingidos por Deus em Sua visitação como traça não mostraram arrependimento, pelo menos o que sabemos à luz dos acontecimentos bíblicos. O rei Uzias, tremendo visionário que fez Israel prosperar em seu reinado, foi visitado por Deus. O que aconteceu com ele eu classifico como Deus agindo como leão e não como traça, porque veio de repente. Mas o que ocorreu foi que a lepra foi detonando a sua vida até a chegada da sua morte.

O que nós somos neste mundo? Pobres criaturas culpadas e ainda se erguendo contra Deus, como fez Israel no ensino do livro do profeta Oséias. Mas o Deus que visita em sua fúria muitos homens, é o mesmo Deus que tem usado de compaixão com muitos, porque tem erguido o homem da angústia e dado novo coração, pois chegaram ao Senhor em arrependimento e confissão para serem salvos da ira de Deus.

Parte 2 - Pregação A causa de infelicidade no homem Salmos 32:3-4 | Pr. ...

sexta-feira, 7 de junho de 2024

DUAS FORMAS QUE DEUS USA PARA PUNIR AOS HOMENS (3)


Portanto, para Efraim serei como a traça e para a casa de Judá, como a podridão. Porque para Efraim serei como um leão e como um leãozinho, para a casa de Judá; eu, eu mesmo, os despedaçarei e ir-me-ei embora; arrebatá-los-ei, e não haverá quem os livre” (Oséias 5:12 e 14)

ELE CHEGA COMO TRAÇA: “...para Efraim serei como a traça e para a casa de Judá, como a sua podridão”.

O que o Espírito Santo quer dizer no texto: “...para Efraim serei como a traça e para a casa de Judá, como a sua podridão”? A ideia da traça e da podridão é que Deus muitas vezes lida com os homens trazendo sua punição de forma lenta, mas terrível. Acho que todos devem saber as ações da traça. Minha irmã trabalhou na casa de um senhor bem rico e ela ganhava muitas roupas, porque ele viciado em gastar, enchendo a casa de roupas, dentre outras coisas. Meu filho ganhou uma calça, aliás bonita e aparentemente novinha, pois estava ainda com o selo. Mas quando ele vestiu e abaixou para fazer um serviço, a parte traseira rasgou. O que aconteceu foi que aquela calça ficou muito tempo num cabide ou mala, sem nunca ser usada, por isso foi comida para as traças.

Veja como Deus se dirige a Efraim, dizendo que será como traça. Essa é uma das formas como Deus age com muitos pecadores em Sua ira. Como Deus faz isso? Sempre pensamos na ira de Deus em suas manifestações de terror, mas quero que examinemos como Deus trata muitos de tal maneira que não parece ser a ira de Deus. Mas quero citar de início aquele povo no deserto que se rebelou contra Deus, conforme mostra no livro de números, capítulo 14. As consequências foram drásticas, porque duvidaram do amor, do cuidado e do poder de um Deus que desde o Egito mostrou seu forte braço em tirar Seu povo da escravidão.

O fato que o povo achou que Deus queria matá-los na terra prometida, por causa do mal relatório dado por 10 espias, foi suficiente para Deus rejeitar aquele povo e em juramento declarou que os homens de 21 anos para cima não entrariam na terra prometida e que ficaria vagueando pelo deserto por 40 anos, até que fossem consumidos. Veja que durante aqueles 40 anos rodeando o deserto, a ira de Deus veio como traça. Nota-se que aos poucos eles foram sendo aniquilados pela ira de Deus, até que foram consumidos e nenhum deles restou.

Podemos ver também na vida do rei Jeorão, um dos mais perversos reis de Jerusalém, pois para não ter concorrente matou seus irmãos. Deus mandou o recado por meio do profeta Elias, dizendo o que faria com ele e com sua família. Mas a terrível “traça” da ira de Deus foi veio sobre ele numa doença mortal que lhe afligiu por 2 anos, até que seu intestino saiu (2 Crônicas 21). É impressionante que Deus quando chega como traça, pode até demorar anos, mas o que Ele faz é endurecer e tornar o coração da pessoa mais arrogante, de tal maneira que a pessoa não percebe o que está acontecendo e se torna incapaz de arrepender-se para escapar do juízo. Foi isso o que ocorreu com o rei Jeorão, o qual morreu e nem deixou saudade.

Tudo isso tem em vista avisar os homens do perigo de brincar com Deus, achando que seus pecados não estão sendo odiados. A mensagem do evangelho chega para chamar homens e mulheres ao arrependimento e conversão a Cristo, antes que a ira vem definitivamente sobre os que continuarem em pertinaz rebelião contra o Deus santo. Aos arrependidos, Cristo o Filho é o precioso Salvador que veio buscar pecadores quebrantados e confessos para salvá-los.

quinta-feira, 6 de junho de 2024

DUAS FORMAS QUE DEUS USA PARA PUNIR AOS HOMENS (2)

 


Portanto, para Efraim serei como a traça e para a casa de Judá, como a podridão. Porque para Efraim serei como um leão e como um leãozinho, para a casa de Judá; eu, eu mesmo, os despedaçarei e ir-me-ei embora; arrebatá-los-ei, e não haverá quem os livre” (Oséias 5:12 e 14)

ELE CHEGA COMO TRAÇA: “...para Efraim serei como a traça e para a casa de Judá, como a sua podridão”.

Já pude dar uma singela introdução e agora é o momento de vermos os detalhes que envolvem esse texto de Oséias. Não esqueçamos do contexto, pois Deus, por meio de Oséias está mostrando à nação de Israel que ela agiu como uma adúltera que abandonou o marido por causa dos amantes. Aquele foi o período da lei, quando Deus mostra estar irado com Seu povo e que há de trazer juízo sobre a nação. A história de Israel foi de duro tratamento de Deus, tratamento que veio em forma de juízos e duras manifestações de castigos. Foi assim no reino do norte como também no reino do Sul.

Vamos checar o texto vou me manter confinado ao texto já proposto, claro, sem sair do contexto. Minha intenção é trazer esse ensino tão importante para esta atual geração, aliás tão corrompida e religiosamente enganada, como estamos vivenciando. Obviamente queremos que todos conheçam quem é o Deus da bíblia, pois satanás trabalha na arte de enganar o povo e espalhar difamação acerca de Deus. Nos meus anos de vida jamais vi tanta ignorância em torno do nome de Deus e como o povo tem usado esse nome como fonte de prosperidade material e superstição. Afinal, claramente vemos a expansão epidêmica da apostasia em nossos dias.

Mas Deus mudou? Claro que não! O imutável jamais mudará (Malaquias 3:6). Mas eu sei que o engano do pecado é tão sutil e tão cheio de mentiras que os homens vão de mal a pior, tentando na mente e no sistema religioso despistar de Deus; estão sempre forjando meios de tentar mudar a concepção de Deus, a fim de que possam se sentir felizes em seus pecados.

Mas é exatamente o que estamos presenciando em nossos dias. Quando o engano religioso predomina então o povo passa a pensar numa divindade semelhante aos homens. É comum ouvir que Deus quer a felicidade de todos, por isso que todos podem viver no pecado. Ouvimos também que Deus é um Deus de amor, que quer o bem de todos. Além disso, os movimentos religiosos de hoje operam para tirar tudo o que eles pensam que vai contra a auto estima dos homens, por isso orientam a não falar da ira de Deus, nem do inferno, tampouco do pecado.

Porém tudo isso constitui em desgraça à sociedade. Foi assim no reino do norte em Israel. O povo estava tranquilo na idolatria e em suas maldades. Quando a sociedade está confinada na mentira e no pecado, tudo ao derredor parece belo, agradável e que todos estão numa boa e que Deus está abençoando a todos. Porém, quanto engano. Foi assim com Israel e foi necessário que Deus enviasse profetas para mostrar o que Deus faria com eles caso não se arrependesse. A linguagem de Deus é clara, pois Ele usa coisas conhecidas para explicar o desconhecido. Nessa linguagem Deus chega dizendo que chegará a Israel como traça e podridão e como leão. Ninguém pode dizer que não entende isso, porque todos sabem o que é traça e o que é que um leão é capaz de fazer.