quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

A DIFERENÇA ENTRE O FALSO E O VERDADEIRO EVANGELHO (12 de 12)

        “Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho isso eu te dou: Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!” (Atos 3:6)      
A PODEROSA MENSAGEM TRANSFORMADORA: “levanta-te e anda”.
        Na ordem suprema do evangelho eis que pecadores podem, de fato levantar e andar. Eles são erguidos do pecado para servir ao Senhor. Antes eram escravos de toda maldade e avançavam de maldade para outras maldades piores, mas agora erguidos pelo poder desse chamado irresistível, eis que imediatamente passam a servir ao Senhor. Foi o que ocorreu em Tessalônica, quando Paulo, Silas e Timóteo ali chegaram para pregar o evangelho. Algo impressionante aconteceu, pois aquele povo era idólatra. Dizem que naquelas cidades havia um ídolo para cada morador, e sabemos que onde impera a idolatria, eis que outras maldades surgem. Mas Paulo conta que eles deixaram seus ídolos e se converteram a Deus, a fim de servir o Deus vivo e verdadeiro (1 Tessalonicenses 1:9).
        A história do poder do evangelho não tem fim em narrar o que Deus fez tirando homens e mulheres da masmorra do pecado e da tirania da morte, a fim levantar e andar para seguir o caminho certo e fazer o que Deus manda fazer. Quando lembramos de Abraão, sempre pensamos que ele era um homem bondoso e crente desde sua infância. Mas Deus destaca o fato que Abraão foi arrancado na Mesopotâmia de um ambiente de idolatria (Josué 23 e outras passagens bíblicas).
        Também, o evangelho livra homens marcados para a condenação eterna. O que vemos neste mundo são homens e mulheres presos e sentenciados para serem lançados no abismo eterno. Eles enganosamente pensam que estão livres, mas não passam de pobres almas fazendo o que lhes é ordenado a fazer e nem sequer sabem quem são seus algozes que os levam diariamente para eles querem. Mas o evangelho chama pecadores da condenação para a salvação; da prisão para a liberdade; da culpa para o perdão; da condição de réu para a condição de inocentes, sem culpa diante de Deus; de herdeiros do inferno e lago de fogo, a fim de se tornarem em herdeiros de Deus. Quem pode fazer isso? Qual é a religião ou outros meios que podem levantar o homem, a fim de que ele caminhe nesta vida livre de qualquer culpa que o condene à punição eterna?
        Então amigo, a cura física os homens podem fazer, pois com os médicos e remédios, eis que homens são libertos dos males provenientes do pecado. Mas somente o evangelho é que ergue o verdadeiro homem, e isso ocorre quando Deus ordena, por meio da pregação. O evangelho é o mesmo, nunca envelhece nem falha. Os homens passam, planos religiosos são desfeitos com o tempo, mas o evangelho autêntico brilha como sempre. A mensagem de Pedro, de Paulo e de grandes pecadores que passaram por este mundo é a mesma mensagem. Não pregamos inutilmente; não pregamos para ver se vai dar certo; não pregamos na esperança de que os homens vão tomar uma decisão para Deus, porque definitivamente não tomarão. Pregamos sim, porque o evangelho é poderoso nele mesmo para trazer grande avivamento e mudar milhares. O evangelho é o poder de Deus e não dos homens; é o poder de Deus e não de alguma denominação.
        Sendo assim, homens chamados para a pregação devem pregar com simplicidade essa mensagem. Homens chamados para levar consigo esse arsenal glorioso devem lutar para manejar bem a palavra da verdade. O que vemos hoje é que muitos abandonaram a simplicidade do evangelho, a fim de buscar novos meios para alcançar pessoas para suas igrejas. Que o Senhor, em sua compaixão venha do céu e manifeste sua compaixão pelos pecadores em nossos dias trazendo poderosa salvação que refletirá a grandeza dessa santa e bendita mensagem! Glória ao seu nome!

Nenhum comentário: