quinta-feira, 23 de outubro de 2014

SUFICIENTE GRAÇA (4)



Porque pela graça sois salvos, mediante a fé e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não de obras para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8. 9).
A OBRA DA GRAÇA NA SALVAÇÃO: “Porque pela graça...”
         Caro leitor, GRAÇA é a força de Deus em alcançar pecadores. Ninguém pode fazer; igrejas podem obter pessoas, mais membros, mais admiradores, mas salvação pertence somente ao Senhor. A graça opera onde homens e mulheres são achados espiritualmente fracos, inoperantes, emudecidos perante a verdade acerca de seus pecados e iniquidades cometidos contra Deus. Deus opera Sua obra salvadora quando homens estão como que se afogando e não há qualquer socorro para tira-los dessa condição. A GRAÇA em nada pede as habilidades dos homens para que os pecadores possam chegar a Deus. Os instrumentos da graça são o Espírito Santo, a Palavra e homens chamados por Deus para a pregação do evangelho com poder. Em tudo a GRAÇA opera assim. Nada pode ser feito quando eu quero; não é quando almejo ver minha igreja cheia, mas sim quando Deus quer; o dia quando Ele opera é o dia do poder Dele e não do homem.
         Ó caro leitor, que saibamos que pela GRAÇA todo ato sempre foi e será de Deus, desde a eternidade. Sempre foi Ele quem atuou na história, atraindo homens e mulheres para Si. Foi Ele que no período do dilúvio chamou Enoque à salvação e Enoque passou a andar com Deus (Gênesis 5:22). Ora, qual é o homem que pela sua própria volição queira andar com Deus? Os homens têm tremenda paixão pelo pecado e têm toda disposição de escorregar pelas veredas sujas do mal, das concupiscências e malícias. Mas é nesse ambiente tão favorável ao juízo, que Deus opera Suas maravilhas. Um homem como Moisés jamais iria desejar trocar os tesouros do Egito pela peregrinação de sofrimento com aquele povo escravo – o povo de Israel. Mas a graça o chamou e o atraiu para desejar Deus e conhecer a glória Dele para sempre. Poderia aqui ampliar grandemente o número de ilustrações de homens e mulheres que foram arrancados do lodaçal pecaminoso onde viviam a fim de conhecer esse Deus que pela graça aprouve visitar os pecadores e fazer deles povo Seu. Caro leitor, do começo ao fim sempre foi a graça atuando no meio dos impossíveis. Ninguém foi para Deus porque por sua natureza quis Deus. Ele sempre operou em cada salvo, abrindo-lhe os olhos e os ouvidos para ver a luz verdadeira pela fé e ouvir o chamado salvador. Não há no céu ninguém que lá entrou porque ajudou Deus na salvação. Mas o inferno está agora lotado de homens e mulheres que simplesmente por decisão própria foram para lá.
         Caro leitor, examinemos mais de perto as maravilhas desse verso de Efésios 2:8,9, porquanto a GRAÇA salvadora mostra o que faz naqueles que foram salvos: “...sois salvos...”. Não precisamos impor nossas opiniões. A palavra de Deus de nada necessita da nossa imposição, porque achamos que deve ser como eu quero e como eu creio. É muito perigoso manipular as Escrituras dessa maneira; esse é o caminho certo para heresias destruidoras. Não precisamos levar nossas luzes para a verdade. Ao fazer isso estarei agindo como os dois filhos de Arão, Hofni e Finéias, os quais levaram fogo estranho para o altar e foram mortos imediatamente. A Palavra de Deus é gloriosa nela mesma e é nessa luz que vemos a luz (Salmo 36:9). Fujamos do perigo de chegar à verdade, munidos de nossas pressuposições e armados de nossa soberba infundada. Deus mostra Seus tesouros a homens que O temem e que se aproximam Dele desejando conhecê-Lo, amá-Lo e obedecê-Lo ainda mais.
         Então, nesse espírito de verdadeiro discípulo, cheguemos perto dessas duas palavras: “...sois salvos...”. O que Paulo está dizendo no texto? No original o termo “salvos” está no tempo perfeito, indicando que aquilo que Deus fez na Graça em favor de homens e mulheres culpados foi algo que jamais será desmanchado. Em qualquer tempo, em qualquer ocasião, em qualquer circunstância Deus dirá sempre a respeito do povo eleito: “vós estais completamente salvos”!

Nenhum comentário: