quinta-feira, 2 de outubro de 2014

A PROSPERIDADE SEGUNDO A PALAVRA (2a)



"O que encobre as suas transgressões jamais prosperará, mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia". Provérbios 28:13
         Amigo leitor, ao continuar a explicação deste verso de Provérbios 28:13, devo a partir de agora mostrar alguns argumentos que mostram o por que uma pessoa encobre suas transgressões diante de Deus. O primeiro argumento que tenho é que a pessoa encobre as suas transgressões porque lhe falta humilhação. A pessoa é orgulhosa aos olhos de Deus. Há um orgulho que só Deus pode ver, e às vezes a pessoa naturalmente parece ser muito humilde, mas a realidade é que ela está de mãos dadas com os seus pecados ocultos e não quer separar-se deles.
         Prezado leitor, se a humildade perante os homens é uma virtude de imenso valor, quanto mais é valiosa aquela humildade em que o homem desce do lugar onde se posicionou e vai ao pó reconhecendo ser nada mais do que aquilo que Deus fala em Isaías, "menos do que nada." Mas a pessoa que nunca descobre a imundície de seu próprio coração diante de Deus, para que encontre da parte desse Deus misericórdia para lhe livrar do perigo que ameaça a sua alma, imagina que trilha um caminho certo neste mundo. Tal pessoa acha que tem asas suficiente para sobrevoar as alturas celestes e encontrar com Deus.
         Mas amigo, não há outro meio de encontrar com Deus sem que primeiramente o pecador se humilhe debaixo da Potente mão de Deus. O orgulho, mesmo encoberto, é declaração de guerra contra Deus; o orgulho é o homem resistindo a Deus e se submetendo ao diabo. Que não haja em tua vida, meu amigo, aquela disposição de querer continuar vivendo neste mundo achando que está tudo bem, sem que tu tenhas encontrado com o Deus vivo e verdadeiro para obter da parte dele a limpeza de tua alma que está manchada pelo pecado. Que tu não sejas achado lutando contra Deus como fez o rei de Babilônia, Nabucodonosor. O Grande Deus afirma que conhece o orgulhoso de longe, e que Ele resiste ao soberbo. Grandes homens de Deus como Davi, Moisés, Daniel e outros se viram aterrorizados diante da magnificente Glória daquele que é Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, então, não pensemos que houve mudança em Deus, porquanto Ele é o que Ele é de forma imutável.
         Afinal, por que o barro vai se gloriar diante do Grande Oleiro? Não fiques a te admirar pensando que tu és alguma coisa; não há em ti poder algum nem sequer para avaliar a grandeza do Todo-Poderoso. Meu amigo, o orgulho te conduz nesta vida naquele pensamento que tu podes seguir teu rumo e que Deus não pedirá conta. O orgulho impedirá que tu tenhas um encontro com o Deus vivo na misericórdia Dele; o orgulho apressa teus passos para que tu encares o terrível Juízo que há de vir, e eu pergunto: Tu poderás vencer naquele dia?
         Além do mais, meu amigo, tu não deves esquecer que tem o Rei dos orgulhosos, e uma vez que tu estás de mãos dadas com ele, esse orgulhoso anjo maligno será teu deus; ele fará muita festa aqui para te promover; vai tornar-te ainda mais vaidoso e suprirá os desejos de teu coração. Prezado leitor, enquanto tu estiveres assim encobrindo as tuas culpas e te vestindo com os farrapos de tuas desculpas, tu jamais conhecerás o Deus de Amor, e o amor do Grande Deus em Cristo que foi revelado ali no Calvário. Aliás, a própria vaidade do coração leva o homem a pensar que tem muito amor por Deus e que Deus está admirado ao ver um coração tão carregado de tanta humildade assim.
        

Nenhum comentário: