quinta-feira, 30 de maio de 2024

A SIMPLICIDADE DA FÉ SALVADORA (12 de 12)

 


...Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino. Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso” (Lucas 23:42,43)

 “A FIRME E SEGURA RECOMPENSA DA FÉ”.

Para finalizar, nosso Senhor aponta Sua vitória contra a morte eterna: “hoje estarás comigo no Paraíso”. Que fantástica vitória! O sofrimento da cruz só mostrou o quanto o mundo vil e cruel não pode vencer a justiça. Eis a vitória suprema da grande conquista da redenção! Que tremenda vitória sobre o inferno! Que salvação tremenda! Que alegria para os anjos! Eis ali, com um pecador sendo salvo, Cristo está demonstrando o que Ele veio fazer, fez antes da cruz, fez na cruz e o fará após Sua ressurreição, chamando pecadores do mundo inteiro à salvação. Por incrível que pareça, aquele ladrão foi mais um filho de Abraão que foi salvo. A suprema vitória do Cordeiro só mostrou o quanto estava cumprindo Seu plano de trazer salvação aos pecadores no mundo inteiro, pois para isso Ele veio ao mundo (João 1:29).

Veja que não há relutância na graça salvadora: “hoje estarás”. Ele deu plena certeza àquele moço. Ele veio ao mundo com o objetivo de salvar. Com Cristo não há uma salvação hipotética; não há um talvez, mas sim a plena convicção: “...estarás comigo no Paraíso”. “Livres do medo temos ficado, Cristo morreu levando o pecado. Eis o resgate o pacto se fez, fomos remidos de uma vez”. Que bem-aventurança para aquele moço, pois o que a fé pediu, pode receber imediatamente. É assim que a graça opera na salvação dos perdidos. Quando Cristo entrou na casa de Zaqueu, ao sair dali deixou um homem salvo (Lucas 19:1-10). Quando a graça chama, eis que a fé verdadeira pode ouvir o chamado. Quando a fé clama eis que imediatamente a graça responde com seu “sim”.

Finalizo, mostrando como Cristo define o destino certo da fé: “...no paraíso”. Como o pecado, o mundo e o diabo enganam o pobre pecador! A função enganadora do pecado é mostrar aos homens que há um paraíso aqui e isso é uma constante mobilização de engano. Foi essa a função de satanás no Éden e é sua função em mostrar aos homens que o paraíso aqui é infinitamente melhor. Aquele ladrão, quando na carne queria voltar à busca de um paraíso terreno. Seu colega clamou por uma esperança de voltar ao seu mundo de ilusão. A natureza enganosa do pecado sempre quer descer para esse Egito de paixões e não quer perder de maneira nenhuma o seu jardim babilônico que tanto atrai a natureza carnal.

Mas veja o que a graça salvadora faz: “...hoje estarás comigo no paraíso”. Que promessa gloriosa aos salvos! Eles são chamados e tirados deste sistema enganador; os olhos da alma são abertos e eles conseguem ver como estavam iludidos aqui. Mas a salvação em Cristo faz o homem ver que não há paraíso num ambiente onde a morte trabalha para lançar o homem nos terrores eternos e não num paraíso. Mas a salvação bíblica faz o homem ver o que seguramente vem após a morte – o Paraíso. Cristo preparou um lugar para Seu povo; Cristo preparou uma cidade onde não há mais pecado, nem dor, nem luto, nem choro e não há linguagem humana que possa descrever o que realmente significa perfeições eterna. Aquele moço que aqui serviu ao pecado, foi salvo e pode entrar com Cristo no Paraíso que fora preparado para Ele. E você amigo, está indo para esse lugar incomparável?

Nenhum comentário: