sexta-feira, 31 de maio de 2024

2 FORMAS QUE DEUS USA PARA PUNIR AOS HOMENS (1)


Portanto, para Efraim serei como a traça e para a casa de Judá, como a podridão. Porque para Efraim serei como um leão e como um leãozinho, para a casa de Judá; eu, eu mesmo, os despedaçarei e ir-me-ei embora; arrebatá-los-ei, e não haverá quem os livre” (Oséias 5:12 e 14)

INTRODUÇÃO:

Não há dúvida que não somente o mundo, como a igreja de Deus em boa parte desconhece o Deus da bíblia, por essa razão há tanta ausência de temor. Oras, vivenciamos essa realidade em nossos dias. Tudo porque um medíocre evangelho que só fala de amor tem trazido essa banalização do amor de Deus. Foi assim que ocorria nos dias de Oséias, tudo porque o povo desconhecia quem era o Deus de Israel. Eles pensava num Deus que na mente deles agira como os homens agem. Por meio de Oséias Deus mostra de várias maneiras como Ele lidaria com Seu povo que O abandonou para seguir os ídolos. Usarei esses dois versos para mostrar a forma como Deus chega, trazendo Seus juízos contra os homens.

Nos dias de Oséias a nação do norte (capital Samaria) havia se afastado de Deus. A história do reino do norte é contada a partir de 1 Reis 11, quando Jeroboão lidera 10 tribos e as leva para formar uma outra nação, separando de duas tribos, Judá e Benjamim. Uma vez que houve essa divisão, Jeroboão um líder ímpio cuidou em cercar o novo país com idolatrias, colocando um bezerro de ouro no norte (tribo de Dã) e outro bezerro de ouro no sul (Betel), assim Jeroboão impediu que o povo descesse para Jerusalém para adorar o Deus verdadeiro no templo e tivesse o sistema sacerdotal instituído por Deus.

Assim foi o reino do norte cercado por um sistema de idolatria. Esse reino durou pelo menos trezentos anos e desde Jeroboão até o último rei (Oséias), nunca foi um país onde reinou a paz e santidade. Os reis entravam através de inveja, ciumes e conspirações, pois eram homens corrompidos, idólatras e cruéis. O sistema sacerdotal no reino do norte foi instituído por Jeroboão, colocando elementos perigosos para relevar o espírito de idolatria no povo. Não demorou muito para que no reinado de Acabe, uma vez que ele casou com a perversa Jezabel, fosse erigido o culto ao deus baal.

Mas foi nessa nação que Deus demonstrou grandeza de Seu coração compassivo. Foi para esse reino do norte que Deus levantou grandes profetas, como Elias, Eliseu, Micaías e outros. Tudo foi feito no amor Senhor para que o povo voltasse, descendo a Jerusalém para adorar a Deus da forma como foi instituída a adoração. Quando reis piedosos se levantavam em Jerusalém, então muitos vinham do norte para o sul (Jerusalém). O livro de Oséias (bem como outros livros proféticos) mostram a grande compaixão de Deus por um Israel afastado, idólatra, agindo como uma esposa traidora em relação ao seu fiel marido. Essa é a mensagem vista em Oséias.

Esta mensagem é de juízo, mas ao mesmo tempo é para que os homens saibam de um Deus que se compadece daqueles se humilham e clamam por Sua salvação. Os homens no mundo inteiro devem saber que o Deus que se manifesta em Oséias é o mesmo Deus que hoje proclama seu juízo, mas que tem seu coração aberto para salvar os arrependidos.

Nenhum comentário: