quarta-feira, 29 de maio de 2024

A SIMPLICIDADE DA FÉ SALVADORA (11)


...Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino. Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso” (Lucas 23:42,43)

 “A FIRME E SEGURA RECOMPENSA DA FÉ”.

Estou na parte final dessa mensagem, para que vejamos no texto como a fé bíblica tem seu final de felicidade eterna. Foi Deus quem iniciou a obra, então Ele mesmo dará seu acabamento perfeito e é assim que ele faz com todos os que são chamados por Ele à salvação eterna.

Em segundo lugar, vemos como nosso Senhor dá a sua assinatura: “Em verdade”. Que resposta à fé! Nunca houve um santo que se decepcionasse com Cristo: “Clama-me e responder-te-ei”. Sempre é a incredulidade que ficará envergonhada. Essa é a mensagem tão prática da fé que se apoia no Deus da Bíblia, conforme apresenta o Salmo 91. Nunca Deus se ausenta para não ouvir o clamor do aflito. Visto que Ele é Refúgio e Fortaleza, então é certo que Ele é o socorro bem presente na angústia de uma alma que O busca de todo coração.

O que nosso Senhor quis dizer: “em verdade te digo…”? O termo hebraico “Amén” quer dizer que o pecador está lidando com o Deus da verdade; que com ele não há mentira, engano, fraude e dolo. Quando o Senhor ergueu sua voz para os ouvidos daquela alma penitente, Ele fez com que sua palavra fosse penetrante, decisiva e eficaz. Não há titubeios na graça; não há margem para qualquer dúvida. A fé sabem onde está chegando e quem é que lhe dirige Sua palavra. Quando o cego de Jericó pode contemplar o Senhor, imediatamente ele O adorou (João 9).

Quando Deus comunica sua verdade para Seus santos, Ele transmite “em verdade”. Em João Ele sempre Ele transmite 2 vezes: “Em verdade, em verdade”, porque é o livro onde o Filho comunica Sua salvação em ligação com o Pai. A fé bíblica tem seu encontro definitivo com a graça, de tal maneira, que tudo se irrompe em gozo e alegria. Quer a verdade vinda em forma de doutrina ou na prática, podemos estar certos que tudo da graça está timbrado com a expressão: “Em verdade te digo”. A incredulidade desdenha desses fatos eternos, porque desconhece os atos gloriosos da salvação em Cristo. Os salvos fazem festa, porquanto os olhos da alma foram abertos, rasgou-se o véu e a eternidade foi despontada e alma se viu livre do inferno e o caminho de entrada ao reino eterno de Cristo aberto.

Amado leitor, estamos diante do Deus de toda verdade. Eu sei o quanto estamos tão acostumados com as infidelidades dos homens e também com o fato que nós viemos da própria mentira. Foi assim com aquele ladrão convertido. Ele foi arrancado das trevas, do império de mentiras, das trapaças do diabo e das falácias deste mundo. De repente sua alma foi vivificada e Ele viu claramente seu Salvador. Naquele momento o que era importante para ele? Ele foi desligado completamente de todas as intenções mundanas que repousavam em seu coração. Agora pode ver o inferno, a ira de Deus que o aguardava debaixo dos seus pés, mas sobretudo viu o Salvador e a tão grande salvação. O novo homem Cristo foi salvo e foi recebido na verdade da tão grande salvação.

Nenhum comentário: