sexta-feira, 29 de setembro de 2023

OS SEIS AÍS DE DEUS CONTRA OS HOMENS (13)

 


Que mais se podia fazer ainda à minha vinha, que eu lhe não tenha feito? E como, esperando eu que desse uvas boas, veio a produzir uvas bravas” (Isaías 5:4)

O CONSEQUENTE JUÍZO: “Portanto, meu povo será levado cativo…”

Na página anterior pude mostrar a todos o realmente ocorre quando os homens, por causa do orgulho resultante de uma vida próspera se afastam do Senhor. Vimos que há uma indiferença diante da realidade das coisas, pois perdem a noção da realidade da vida. Eles usam a música e a embriagueis justamente anular a verdade. A música tem em vista manter o que eles acham ser felicidade, enquanto o álcool tira o discernimento.

Mas eles vão mais longe, chegando à perda da razão: “...nem consideram as obras de suas mãos”. Eis o terrível laço do pecado e do diabo, porquanto sem essa visão clara, inequívoca dos atos de Deus, os homens não percebem que caminham em direção ao tenebroso juízo de Deus. Vemos isso em nossos dias, pois essa festa carnal, com instrumentos e músicas sem qualquer noção, com comida e bebidas, os homens se entregaram às mais profundas vaidades, com seríssimas consequências.

Devo prosseguir mostrando os inevitáveis juízos de Deus e para isso devemos examinar o verso 13: “...meu povo será levado cativo…”. A primeira lição aqui é que Deus está lidando com Israel, seu povo no Velho Testamento, povo com quem fez Ele a aliança da lei. É a partir de Isaías que Deus avisa através de seus profetas a punição que viria contra a nação, através da Babilônia. É fato que demorou mais de cem anos para que isso ocorresse nos dias do profeta Jeremias. Mas foram várias as vezes que Deus usou outras nações para castigar o povo de Israel.

Que lição podemos trazer para nossos dias? A primeira lição é que os homens que vivem nessa falsa impressão de liberdade não passam de escravos do pecado e são usados pelo diabo para fazer o que estamos vendo em nossos dias. A próxima lição é que não podemos descartar o fato que Deus é poderoso para tirar os bens e trazer fome, miséria e escravidão aos povos. A história prova o quanto Deus usou inimigos para destruir várias nações. Hoje o comunismo é a diabólica que Deus autoriza para punir um povo rebelde. Várias nações até hoje estão bebendo esse veneno de castigo e bem pode ser que o Brasil não escapará da aterrorizante mão punitiva de Deus, através dos açoites desses elementos.

Outra lição é que à medida que o povo avança em abrir o horizonte para se extravasar em seus pecados, Deus permite que eles vão se aviltando cada vez mais. O pecado rebaixa o homem à uma condição abaixo dos animais. Estamos vendo essa triste consequência em nossos dias, quando animais como cães, gatos e outros estão sendo mais bem tratados do que os seres humanos. Satanás é perito em matar, por isso avança a crueldade uns contra os outros e chegam ao ponto de criar leis que protegem os malfeitores e permitem a matança de inocentes, como acontece com abortos no mundo inteiro. O que acontece é que queriam liberdade e Deus faz com que a liberdade que eles tanto queriam sejam transformadas em um cárcere imenso, porque eles não conseguem mais escapar.

Nenhum comentário: