sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

O Novo Nascimento (5 a)




“Em verdade em verdade te digo que se alguém não nascer de novo não pode ver o reino de Deus” João 3:3.
         Amigo leitor, é profundamente glorioso o ensino sobre o Novo Nascimento. Tu jamais poderás entrar no céu sem primeiro ter passado pelo processo do Novo Nascimento. Oh quantos estão enganados! Oh quanto são levados pelos erros que aparecem aos montes, mas o propósito deste estudo é apresentar a verdade gloriosa que qualquer pecador arrependido pode ser salvo e assim ser uma nova criatura.
         Estou procurando ser bem enfático, procurando frisar o assunto para que o amigo leitor tenha a compreensão deste ensino. O pecador não pode entrar no céu sem primeiramente ter sido regenerado por obra do Espírito Santo e da palavra. Não há possibilidade, e toda tentativa é vã. Seria o mesmo que tentar fazer um cego enxergar seria o mesma coisa que tentar chamar lobos de ovelhas, amigo, sem ter nascido de novo, todo o teu ser é completamente oposto as coisas de Deus; não estou afirmando aqui que tu não és religioso. O homem tem sua religião mesmo sem ter conhecido o novo nascimento; ele falará de Deus; terá seu tipo de culto; seguirá o seu costume empreendido por sua religião, e até poderá dar uma aparência de alguém verdadeiramente salvo, mas como a verdade de sua situação está no íntimo, aquela religiosidade dele é algo apenas externo; é apenas uma fachada. É alguém que se encontra longe do Deus vivo.       Não é verdadeiramente um convertido ao Senhor; se encontra no caminho largo e usa a religião como uma capa para encobrir a sua real situação. A religião é usada como um calmante, um sedativo; acalma temporariamente as dores de uma consciência culpada, apazigua por um pouco a angústia íntima; acalma por um pouco a agitação no coração. Ele é como um mar agitado, o qual não se aquieta. A religião será como um palito de fósforo aceso na densa escuridade. Mas o homem não nascido de novo é o mesmo, em nada difere dos outros. Ele até fará sacrifícios para mostrar o quanto ele é religioso. Fará caridade, penitências, jejuns, pagará promessas, tentará guardar a lei, dará quantia exorbitante de dinheiro, pois o seu interesse é construir o seu próprio tipo de culto, de adoração. Ele tem o seu próprio Deus, é um deus que ele tem em mente e a esse Deus ele vai seguir e servir.
         Amigo leitor, tu já tens nascido de novo? Já tornaste, uma nova criatura? Se ainda não passaste da morte para a vida, a tua situação é realmente trágica diante de Deus; Satanás fará todo o possível para que tu não vejas, nem sintas a tua real situação. Ele usa todos os seus meios como drogas para que tu não sintas as dores do pecado.

Nenhum comentário: