segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

POR QUE O HOMEM NÃO QUER IR A CRISTO (9)


POR CAUSA DA CONDIÇÃO ONDE O PECADO LHE DEIXOU: “...para  terdes vida

        Agora é o momento para que examinemos de perto a mais triste situação do homem no pecado – morto. Devo dar proeminência a esse assunto, porque sei que não é entendido da forma correta. O fato que os homens estão andando e respirando, não significa que têm vida. Para Deus a verdadeira vida é se o espírito do homem recebeu a vida de Deus. Se não olharmos a situação dos homens desse ponto de vista, certamente nos perderemos, porque o que vai funcionar doravante será aquilo que podemos ver de bom no homem e o que esperamos dele. O evangelho moderno diz tudo sobre a loucura de confiar no homem, achando que há algo nele que o faz mover-se para Deus. Mas temos que voltar  para o pecado e sua principal consequência- a morte. Onde está o pecado, aí está a morte em todos os seus detalhes. O pecado não foi uma mera queda que levou o homem a ficar do outro lado gritando por Deus à procura de ajuda. O pecado matou a raça e para a compreensão exata disso, importa que entendamos bem João capítulo 5.

        Notemos bem as  palavras do Senhor no texto: “e não quereis vir a mim para terdes vida”. Ele não diz: “E não quereis vir a mim para resolverdes vossos problemas”, mas sim “...para terdes vida”. Por que o Senhor diz isso? Por causa da condição do homem em seu estado de alguém espiritualmente morto. Meu querido leitor, finquemos nosso coração em examinar com temor essa verdade. O que o pecado há de gerar senão a morte? Onde está qualquer manifestação do pecado em suas atividades, o pecado está ali presente. O que o pecado gerou no homem? A morte e nada mais. E tem algo mais terrível do que a morte? A morte significa o fim. Quando alguém morre tudo é paralisado em relação ao morto. Quando morreu um irmão meu, acabou. Eu poderia gritar aos seus ouvidos, ele não me ouviria.

        Quando o Senhor diz: “E não quereis vir a mim para terdes vida”. Ele não está censurando, mas sim mostrando a condição deles. O Senhor está dizendo que neles não havia nada que os impulsionava ir a Ele. Ora, nós não ficamos com raiva de um morto porque o chamamos e ele não toma uma decisão, porque sabemos que está morto e obviamente não esperamos isso dos mortos. Jesus não estava conversando com homens espirituais, mas sim homens caídos no pecado e o Senhor está mostrando a condição deles. Então veja que o querer vem de Deus e não do homem; a vontade é de Deus e não do homem. Ao chegar perante o túmulo de Lázaro, nosso Senhor o chamou: “Lázaro, sai para fora!”, porque se ele não o chamasse, Lázaro jamais sairia.

        Encaremos essa verdade tão significante e que deve estar no top das doutrinas.

Tudo o que há no homem foi tomado pelo veneno do pecado e cheira o odor da cruel morte. Então, nada há no homem que venha satisfazer a Deus. Tudo tem que vir de fora do homem, isto é, de Deus. Como morto todo seu ser funciona apenas para esta vida aqui e não para Deus. Se não houver o toque glorioso e poderoso da compaixão graciosa de Deus, o homem permanecerá em seu estado hostil e rebelde contra Deus. Foi isso o que nosso Senhor queria mostra àqueles homens: “e não quereis vir a mim para terdes vida”. Notemos bem como o texto deixa tudo esclarecido. Eles não tinham vida, a vida esta fora deles, estava no Filho de Deus. O Senhor estava mostrando que a vida que eles realmente precisavam estava Nele mesmo. Tudo o que havia neles estava voltado para esta vida; eles viviam cercados pela atmosfera mundana; eram pobres seres vivos para o pecado, para o mundo e para o diabo, porém para Deus não passavam de meros defuntos. Cristo não veio para ver se buscava um meio de despertar os desejos deles. Cristo não veio criar novos métodos para atraí-los. O poder estava no chamado Dele e não na decisão final deles.

Nenhum comentário: