-
- “E não quereis vir a mim para terdes vida” (JOÃO 5:40)
-
- POR CAUSA DE SUA NATUREZA CAÍDA: “E não quereis...”
-
- Prossigo mostrando o que realmente significa a natureza corrompida do homem. E veja bem que estamos lidando com natureza e não com as aparências. Quando falamos de natureza é óbvio que teremos que lidar com os atos. Então, a bíblia fala tanto de um como do outro; aponta tanta a causa como aponta também o efeito. Outro detalhe que preciso repetir tantas vezes, é que o assunto em pauta está ligado a atitude dos homens em relação a Deus, porque a hostilidade dos homens sempre será mostrada contra Deus. Os homens poderão parecer religiosos, mas a religião deles terá como fundamento o homem e não Deus em Sua revelação. No texto de João 5 vemos como os judeus mostravam aparentemente respeito por Moisés, por João Batista, etc. Mas esses homens eram usados apenas para que a ausência de Deus fosse ocupada com um nome desse uma ideia de que eles estavam no caminho certo. Quando os homens morrem, a tendência é fincar uma escultura na mente deles.
-
- Mas o ódio é contra o Senhor da glória. Os homens santos e fieis sempre sofreram com as perversidades dos homens, porque quanto mais perto de Jesus, mais pedradas vão sofrer. Mas a verdade é que a natureza humana repele o Filho de Deus. Por que? A resposta está bem claro em todo texto do capítulo 5 de João. O homem está morto no pecado; seus olhos não podem fitar a glória de Deus na face de Cristo. Deus é o Deus dos vivos e não dos mortos. Qualquer refulgente luz do Senhor da glória, por meio da Palavra é suficiente para os homens fiquem com raiva e fujam se escondendo dessa luz. Eis aí o mistério do pecado, mistério revelado somente pela palavra. Onde habita o pecado é claro que a reação será sempre de horror contra Deus, por esse fato o Senhor diz no texto: “e não quereis vir a mim para terdes vida”. Ver a Cristo, ouvir Sua palavra e ter notícias Dele, tudo isso silencia os homens e os afastam. O Senhor Jesus constitui-se no inimigo número 1 dos homens no pecado.
-
- Talvez o leitor esteja achando que estou exagerando ao abordar tal tema, mas basta olhar para todo capítulo 5 de João e verá que é exatamente isso o que nosso Senhor está tratando. Por isso quero fortalecer bem esse assunto, para que os que querem conhecer a verdade tenham plena compreensão. Enquanto o evangelho moderno estiver cheio de pigmentos humanistas e oferecendo a paz com o pecado, os verdadeiros crentes não perceberão o perigo que envolve o convívio com um mundo que tremendamente odeia Deus e Seu Ungido (Salmo 2). O mundo quer paz religiosa; quer o convívio ecumênico com todo tipo de religião, mas não quer a paz com Deus, pois odeia a justiça perfeita. No ser do homem no pecado há um grito de guerra contra todo ministério de Cristo no meio dos homens. Os homens querem ouvir de um Cristo morto; querem ouvir que ele não passa de um defunto; querem tratar com simpatia o nome dele, se souberem que Ele não vive mais. Mas a verdade é que está entalado na garganta do ímpio o grito de “crucifica-O!”.
-
- Meu caro leitor, o pecado arrancou o homem da presença de Deus, fê-lo inapto para o Paraíso e lançou no cenário mundial com o sonho de construir um mundo melhor, sem Deus. Estamos lidando com o mundo de Caim, mundo que foi sepultado nas águas do dilúvio; mundo que ostenta sua soberba de pisar em solo que não lhe pertence; mundo que odeia dar a Deus o lugar de glória, honra, temor, reverência, adoração, respeito, etc. Não imaginamos onde este sistema maligno pode chegar, na esperança de firmar inutilmente em todo tipo de pecado e ainda eleger o anticristo para ser a divindade humana que sempre queriam e querem tê-la, a fim de ter um mundo tão sonhado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário