“E não quereis vir a mim para terdes vida” (JOÃO 5:40)
POR CAUSA DE SUA NATUREZA CAÍDA: “E não quereis...”
Tenho mostrado como o homem odeia Cristo em todos os detalhes de sua vida e ministério. Ele sendo Profeta, sacerdote e Rei é de se esperar que nesses três ministérios os homens vão repudiar o Senhor. Como profeta é visível o desprezo que os homens demonstram pela Palavra de Deus. Tenho dito aqui que em todos os detalhes, as Escrituras expõe a glória do grande Salvador, bendito Cordeiro de Deus. Em todas as páginas das sagradas letras vemos o realce de Cristo. Por essa razão os homens vão odiar a Bíblia e de uma forma ou de outras eles procurarão silencia-la em Sua mensagem central. Também pudemos ver o quanto os homens odeiam o ministério sacerdotal do Senhor. Eles não querem o único e suficiente mediador entre Deus e os homens; eles não aceitam Seu sacrifício na cruz, nem toleram Suas orações, preferindo adorar seus ídolos e buscar socorro neles, mesmo sabendo que eles são inúteis e que nada respondem.
Também, os homens não querem ir a Cristo porque não podem tolerar Seu ministério de Rei. O Senhor Jesus é o Rei da glória e seu reino é de justiça, retidão, pureza e amor. Os homens não querem prestar submissão a esse Rei e nem querem participar desse reino. Eles estão sempre dizendo que não querem que Ele reine sobre eles. Os homens mortos no pecado querem servir ao pecado; querem viver aqui agarrado às suas paixões, vícios, mentiras, idolatria e outras infâmias praticadas no dia a dia. Então, tudo o que se refere ao reino de Deus não lhes interessa e a cada dia aumenta o desejo em seus corações em eliminar tudo o que é de Deus da face da terra.
Mas, posso ir mais longe. Os homens caídos e mortos no pecado não querem ir a Cristo, porque a natureza pecaminosa é completamente contrária ao Filho. Tudo o que envolve o pecado é diametralmente oposto ao Senhor da glória. Cristo Jesus é amor, mas o homem no pecado odeia o amor de Deus, porque é amor santo e puro, enquanto no mundo os homens falam de amor, mas é um amor com motivações egoístas e vemos onde isso tem chegado em maldade em nossos dias. Não querem a santidade de Cristo porque isso traz perturbação para seu viver em secreto no pecado. Não querem ir para uma boa igreja porque acham que já sua igreja e preferem morrer nela.
Os homens no pecado não querem nem podem ir a Cristo, porque não podem tolerar a natureza santa do Senhor, porque prefere enlamear-se na iniquidade. Eles estão prontos a ouvir qualquer mensagem que lhes dê esperança de uma vida confortável no mundo, mas ao mesmo tempo que lhe fale de um descanso eterno após a morte. Os homens no pecado não querem se desgrudar da vida sem esperança e sem Deus no mundo. Neste vale de dor, da morte e do pecado é o lugar que eles amam e querem estar. A mensagem sobre o Filho de Deus causa terror neles; a mensagem que fala do céu lhes causa repúdio, tudo porque o mundo é seu habitat natural.
Também, posso acrescentar aqui que o homem no pecado não quer aceitar Aquele que veio tirar o pecado do mundo, porque está em paz com o pecado. Eles não abrem mão dessa paz. Guerra contra Deus e paz com o pecado, esse é o lema do homem caído. Como unir-se a Cristo para viver sem o mal? Como amar e adorar Aquele que voltará para por um ponto final nesse império? O que os homens no pecado fariam se soubesse que Jesus estaria vindo para por aniquilar com todo esse sistema mundano de vida? Não, não há esperança, a não ser que Deus mesmo venha e faça a Sua obra vivificadora, trazendo o homem da morte para a vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário