quinta-feira, 3 de setembro de 2015

O DEUS QUE CRIA O MAL – PERIGO PARA A FALSA RELIGIOSIDADE (2)




“Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas” (Isaías 45:7)
A TENTATIVA RELIGIOSA DE ESCONDER-SE DE DEUS. (Isaías      28:14-23)
        Caro leitor, sem dúvidas o tema acima nos fornece um amplo cenário dessas santas atividades punitivas e misericordiosas do Senhor no meio dos homens. Mas eu sei o quanto os homens modernos desconhecem essas verdades; se o quanto elas passam distante do entendimento tão leviano e supersticioso dos homens, por isso eles vivem como vivem e sofrem os horrores dos seus próprios pecados nesta vida e para sempre na eternidade.
        Mas chamo sua atenção para o texto de Isaías 28, porque ali vemos como os líderes religiosos procuravam desvencilhar-se dos juízos de Deus com tentativas vãs. Eles eram os que enganavam o povo com suas práticas religiosas completamente diferentes daquilo que Deus havia dado ao povo de Israel, pois com esperteza para o mal eles pegavam as leis e as transformavam em pedacinhos de “preceitos e preceitos e regras mais regras”. Veja amigo leitor que aqueles homens no íntimo sabiam que estavam manipulando a Palavra de Deus; eles queriam manter o povo sob o controle deles, e assim desviavam o povo de seus deveres para com Deus.
        Mas o que vemos a partir do verso 14 é algo simplesmente assustador, porque Deus passa a advertir severamente aqueles homens. Falsos mestres são assim, eles agem enganosamente e acreditam no íntimo que vão passar incólumes, sem qualquer punição de seus erros, especialmente quando brincam de manipular a Palavra de Deus para seus intentos perversos. O que Deus faz? Ele mostra aos enganadores religiosos que Ele em tudo, até nos mínimos detalhes estava ciente do que acontecia entre eles e quais eram suas reais intenções no coração. No verso 14 Deus os chama de escarnecedores: “...homens escarnecedores...”. Que acusação séria! Isso mostra o quanto as intenções daqueles homens eram pervertidas; o quanto eles por fora pareciam espirituais, mas que por dentro eram lobos vorazes. Não são assim os falsos mestres em todo tempo e em todos os lugares? Lobos sempre serão lobos, com famigerados desejos de lobos.
        Mas o Senhor vai ainda mais longe ao declarar àqueles homens que eles dominavam o povo. Religiosidade falsa é a arma mais eficiente para amarrar um povo cego que ignora a verdade bíblica e assim mantê-los ainda mais endurecido. Satanás utiliza homens assim, porque eles são cheios do poder da mentira para tomar alguns respingos da verdade e encobrir seus intentos perniciosos. Com isso a multidão passa a ser dominada, conforme vemos ocorrendo em nossos dias. Nós devemos saber quão terrível é a mentira, quão poderosa para cegar e tornar os homens terrivelmente surdos para a verdade. Foi exatamente isso o que o Senhor disse aos judeus, quando lhes afirmou que eles eram filhos do diabo e que amavam a mentira (João 8:44,45).
        Caro leitor, o que vemos a seguir em Isaías 28 é algo que está longe do alcance de nossa visão que vê somente a superfície das coisas, pois nosso Deus abre os portais dos corações e nos mostra o que acontecia ali, o que aqueles homens no íntimo tentavam fazer para escapar do juízo de Deus: “Porquanto dizeis: fizemos aliança com a morte, e com o além fizemos acordo...”. Como pode! Homens têm coragem de fazer aliança e acordo com a morte e com o inferno? Sim! É exatamente aí que vemos como Deus cria o mal, a fim de pegar tais elementos nas suas próprias arapucas armadas por eles.
        Meu tempo findou-se nesta página, mas espero prosseguir, a fim de ajudar meus leitores. Que momento incrível para que nós voltemos para a Palavra de Deus! Que momento para um grande avivamento!

Nenhum comentário: