terça-feira, 29 de setembro de 2015

A CONFISSÃO DE FÉ BATISTA (1)



(compilado por Spurgeon)
Capítulo 1: Das Sagradas Escrituras.
        1.     A Santa Escritura é a única, suficiente, correta e infalível regra de todo conhecimento, fé e obediência salvíficos, embora a luz da natureza e as obras da criação e da providência manifestem a bondade, a sabedoria e o poder de Deus, a ponto de tornar os homens indesculpáveis, ainda assim, não são suficientes para oferecer aquele conhecimento de Deus e de Sua vontade, que é necessário para a salvação. Portanto, aprouve ao Senhor, em diversas ocasiões, e de muitas maneiras, revelar-Se, e declarar a Sua vontade para a Sua Igreja; e, posteriormente, para melhor preservação e propagação da verdade, e para o mais seguro estabelecimento e consolo da igreja contra a corrupção da carne e da malícia de Satanás e do mundo, concedeu a mesma completamente por escrito; o que faz da Sagrada Escritura indispensável; aqueles antigos modos de Deus revelar a Sua vontade ao Seu povo agora estão completados.
1 Timóteo 3:15-27; Isaías 8:20; Lucas 16:29,31; Efésios 2:20; Romanos 1:19-21; 2:14-15; Salmos 19:1-3; Hebreus 1:1; Provérbios 22:19-21; Romanos 15:4; 2 Pedro 1:19, 20.

2.     Sob o nome de Escritura Sagrada, ou Palavra de Deus escrita, incluem-se agora todos os livros do Antigo e do Novo Testamento, que são estes?
DO ANTIGO TESTAMENTO: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, 1 Samuel, 2 Samuel, 1 Reis, 2 Reis, 1 Crônicas, 2 Crônicas, Esdras, Neemias, Ester, Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares, Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias.
DO NOVO TESTAMENTO:     Mateus, Marcos, Lucas, João, Atos, Romanos, 1 Coríntios, 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 Tessalonicenses, 2 Tessalonicenses, 1 Timóteo, 2 Timóteo, Tito, Filemon, Hebreus, Tiago, 1 Pedro, 2 Pedro, 1 João, 2 João, 3 João, Judas e Apocalipses.
Todos os quais são dados por inspiração de Deus, para ser nossa absoluta regra de fé. 2 Timóteo 3:16.

3.     Os Livros comumente chamados apócrifos, não sendo de inspiração divina, não fazem parte do cânon ou regra da Escritura, e, portanto, não são de autoridade na igreja de Deus nem de modo algum podem ser aproveitados ou empregados, senão como escritos meramente humanos. Lucas 24:27,44; Romanos 3:2.

4. A autoridade da Escritura Sagrada, razão pela qual deve ser crida, não depende do testemunho de qualquer homem ou igreja, mas depende somente de Deus (que é a própria verdade), o seu Autor; portanto, deve ser recebida, porque é a Palavra de Deus. 2 Pedro 1:19-21; 2 Tessalonicenses 2:13; 1 João 5:9.

Nenhum comentário: