quinta-feira, 13 de agosto de 2015

O FUTURO DOS ESCRAVOS DO PECADO (9)




“Ora, Ora, o escravo não fica para sempre na casa; o Filho sim, para sempre” (João 8:35).
DESCOBRINDO A GRANDE FARSA: “...para sempre na casa...”
        Meu caro leitor, todo meu labor tem em vista mostrar o quanto os homens no pecado vivem sob o engano de que aqui têm alguma coisa, ou mesmo que vão levar algo consigo após à morte. Então devo prosseguir e que o Senhor me conceda graça para aprofundar esse assunto de tanta importância.
        O fato é que a verdade chegou para mostrar o que significa a realidade do pecado. Somente a Palavra de Deus está disponível aos homens, com a refulgente luz do céu, para revelar o engano, a manipulação e a força destrutiva do pecado. Enquanto os pecadores estiverem habitando nas trevas, jamais conseguirão ver o que somente a iluminação dada pelo Espírito Santo pode mostrar-lhes. Não há igreja, nem pastor, nem oração, nada mesmo fora da salvação em Cristo, que possa libertar homens e mulheres desse sobrepujante poder enganador do pecado.
        Observemos de perto o controle do pecado na vida de Nabucodonosor, pois quando Daniel lhe revelou o sonho da estátua de ouro, prata, bronze, ferro e barro, eis que, mesmo reconhecendo que o Deus de Daniel era o Deus do céu, aquele tirano monarca imediatamente mostrou que não estava querendo ceder seu reino. Em nada o rei queria aceitar que ele, conforme a interpretação do sonho, ele era apenas o cabeça de ouro. Por essa razão que ele mandou que fosse construída uma estátua que fosse toda feita de ouro (Daniel 2). O cap. 2 mostra a furiosa reação daquele arrogante e perverso monarca, pois queria desafiar o céu, queria mostrar que em nada seria despojado do seu lugar de glória, a fim de ceder a outro. Foi somente pela misericórdia de Deus que esse homem, depois de um bom tempo de terrível humilhação, pode reconhecer que Deus é Deus e que reina no céu e na terra (Daniel 4:37).
        Meu caro leitor, foi o próprio Filho de Deus quem veio para derrotar o grande e feroz inimigo que conspurcou toda criação, por isso não há lugar de refúgio, de segurança e de riquezas fora Daquele que é o absoluto herdeiro de todas as coisas. Nenhum homem pode segurar qualquer coisa de forma permanente, pois com a sua morte tudo lhe será arrancado com violência, a fim de que vá para a eternidade completamente nu daquilo que aqui tanto ambicionou ter, e será vestido de vergonha eterna.
        Mas eis que a verdade chegou para mostrar a vaidade do pecado e o desespero: “Que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro...?”. Em que miséria se encontra o homem neste mundo! Por fora muitos parecem ser pintados de glórias terrenas, mas são semelhantes a lâmpada queimada, que aparentemente é bela e capaz, mas não pode produzir a luz que tanto precisa; parece uma bateria sem qualquer carga e inútil. Então, a verdade bíblica chega para mostrar a pobreza, a maldade e vacuidade dessa vida passageira.
        Pobre alma escrava! Pobre ser que vive apenas para servir àquilo que tanto obedeceu de coração – ao pecado (Romanos 6:16). Por que continuar olhando para a direção errada? Por que mirar aquilo que é ilusão e tentar contemplar miragens? Somente o tempo para mostrar aos homens o quanto tudo aqui termina sendo um peso e cujo valor é transitório. A verdade chegou para mostrar que tudo aqui é rasgado com a morte, assim como a água desfaz o papel e que a verdade aterrorizante está na eternidade. Quando os homens olham esta vida com os olhos carnais, eis que estarão sempre flutuando como rolha neste mar tempestuoso, até que a morte chegue para ceifar sua inútil existência terrena. Veja o que aconteceu com Judas, pois quando tomou em suas mãos aquilo que tanto ambicionara ter, eis que de repente aquilo se tornou um terrível peso que afundou sua alma para sempre na fornalha ardente.
        Oh! Que você conheça agora esse Deus de misericórdia que é poderoso para livrar pecadores dessa triste condição.

Nenhum comentário: