quinta-feira, 20 de março de 2014

O AMOR DE CRISTO PELA SUA NOIVA (48 de 50)




“...Se alguém oferecesse todos os bens de sua casa pelo amor, seria de todo desprezado” (Cantares 8:5)
O PERFIL DO AMOR DO NOIVO:
         Amigo leitor tenho um argumento a mais para tratar sobre essa frase: “...Se alguém oferecesse todos os bens de sua casa pelo amor, seria de todo desprezado”. Percebemos bem que o amor fechou o cerco contra os inimigos de tal maneira que não há um sequer que possa mover os lábios contra; todos os seus esforços contra o amor de Cristo pela Sua noiva são esforços inúteis.
         Pude mostrar a inutilidade dos esforços, das obras, das atividades religiosas e aparentemente justas dos homens no afã de mostrar forças contras o amor. É impossível. O amor conquistou! “...Cristo amou a igreja e a Si mesmo se entregou por ela...”  (Efésios 5:26). Ninguém pode amar como Ele amou! Ninguém pode imitar o amor eterno. Qualquer fogo aqui não passa de ser fogo estranho; qualquer glória humana não passa de ser vanglória; qualquer riqueza aqui não passa de ser lixo ante as maravilhas do amor que desceu do céu a fim de conquistar perdidos pecadores e levá-los para a glória eterna.
         Meu último argumento é para mostrar que milhares ousam intrometer entre o Senhor e Seus amados. Milhares tentam a todo instante romper o poder conquistador do amor de Cristo em favor de uma alma. Quantas lutas passam os crentes neste mundo! Quantas tentativas da impiedade mundana para forçar os crentes a deixar o caminho santo e cair na mesma vida de paixões desenfreadas! O mundo é assim. A religião mundana não tolera ver alguém sendo transformado e seguindo a Cristo, por isso tentam apagar o amor. Tentam forçar os crentes a deixar de seguir a Cristo. Alguns crentes são arrastados pela força das atrações mundanas; o mundo tenta pagar para tê-los de volta. Mas o amor vai e cerca os amados e eles retornam ao aprisco do Sumo Pastor das ovelhas.
         Não há poder humano contra o amor de Deus pelo Seu povo! Não há argumento, não há tradição religiosa, não há paixão carnal que consiga arrancar um genuíno crente do amor do Noivo. Ajunte todos os tesouros deste mundo; toda glória, tudo aquilo que os mundanos acham que é valiosíssimo. Os fiéis desprezam tudo isso, mesmo que desçam às vezes nas profundezas das tentações, mas logo são erguidos pelo poder da fé. Ninguém pode matar o amor de Cristo no coração do salvo! Ninguém pode apagar o fogo de um coração que fora santificado para Deus! Todos os bens deste mundo são desprezados!
         Notemos a força do amor de Deus no coração de Abraão quando ele desprezou a oferta dos reis de Sodoma, porque jamais queria das riquezas terrenas, a não ser aquilo que recebera de Deus (Gênesis 14:22,23). O mundo fica assustado diante dessas tremendas verdades; o mundo não consegue acreditar no que pode ver, porquanto aquilo que os salvos tanto amavam antes, agora eles voluntariamente desprezam. Até mesmo o amor natural, pelos pais, pelos filhos e amigos, e até mesmo pela própria vida natural perde o valor diante da glória do amor do Noivo.
         Notemos onde pode chegar a força do amor pelo altruísmo dos santos, pela coragem de milhares que deixam o conforto de seus bens a fim de pregar o evangelho em lugares distantes e difíceis. O amor do noivo para milhares de santos vale mais do que tudo! Cristo satisfaz a alma dos eleitos, eles estão satisfeitos com o Noivo amado e sentem deleite Nele. Cristo é motivo de felicidade e de profundos sentimentos de prazer em milhares. Paulo disse que considerou tudo aquilo que era precioso para ele como lixo, no desejo de conhecer a Cristo (Filipenses 3:8).
         Amigo, tal verdade ocupou seu coração? Você foi conquistado por esse amor? Sua alma bebeu da água viva para nunca mais ter sede? É seu prazer viver para a glória do Amado?
         Glórias ao Rei da glória!

Nenhum comentário: