quarta-feira, 26 de março de 2014

A PALAVRA NO LUGAR CERTO (8)




Habite ricamente em vós a palavra de Cristo; instrui-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração” (Colossenses 3:16)
 O QUE FAZER PARA QUE A PALAVRA DE CRISTO HABITE EM NÓS
             Caro leitor, já pude mostrar como o amor pela Palavra é uma conquista para o crente. Somos convocados à guerra pela verdade no íntimo e para isso a batalha deve ser continuamente travada contra a carne. Se a Palavra de Deus deve habitar ricamente em nós, certamente ela deve ser buscada. Para isso a carne com suas contínuas solicitações deve ser rejeitada, pois não há como associar desejos carnais com desejos espirituais. As paixões mundanas são reais inimigas da verdade e vão se colocar obstinadamente contra a pureza daquilo que nos foi entregue. Não há campo neutro nisso, ou militamos contra a carne mediante a Palavra, ou militaremos em favor da carne contra a Palavra de Deus. Se nosso ser está sendo alimentado com as imundícies deste mundo é óbvio que não vamos querer alimentar nosso coração com aquilo que é puro e santo. O Maná vem do céu, as imundícies tão desejadas pela carne vêm do mundo, por isso não há como unir uma coisa com a outra.
             Digo mais, que o crente deve vencer toda atividade carnal pela fé, a fim de introduzir a verdade como habitante no coração. Se brincar com o pecado e viver pedindo perdão, certamente a iniquidade retorna para assinar novo contrato. O verdadeiro crente não vive brincando com essas coisas; o verdadeiro crente ocupa-se em odiar aquilo que tanta amava quando vivia na iniquidade. Muitos crentes precisam lutar ferozmente contra aquilo que dominava sua vida. O inimigo não sai do viver facilmente; o crente deve caçar o inimigo porque ele se esconde, assim como se caça um rato escondido na casa. Os santos de Deus devem batalhar para que sejam tirados aquilo que não presta e ocupar o lugar com aquilo que é de eterno valor. Deve expulsar o inimigo para fora da casa e humildemente deixar que a Palavra de Deus entre para residir ali. Se tentar tirar o mal sem que a Palavra de Deus entre, o que vai acontecer é que a casa vai ficar limpa e pronta para outros males.
             Caro leitor, vamos ocupar nossos corações com esses ensinos de forma mais prática. Creio que os crentes devem ler a Bíblia todos os dias, e fazer isso vezes após vezes, até que a Palavra de Deus ocupe todo seu ser. Quando nossos corações estão cheios da Palavra, certamente nossas bocas falarão daquilo que tiramos como tesouro de nossos corações. Veja bem que aquilo que é seu tesouro está guardadinho no coração. Veja o que sai da sua boca; veja o que você continuamente conversa com amigos e irmãos em Cristo. Quando a Palavra habita no coração, ela será transbordante no viver. Mas, normalmente não vemos isso. Lembro-me de um senhor que após o culto curtia distribuir para os jovens filmes que assistia durante a semana. Aquilo que era seu tesouro, ele repassava para jovens que precisavam de um modelo de maturidade espiritual, a fim de segui-lo.
             Quantas vezes tenho presenciado, após o culto pessoas falando umas com outras acerca de futebol e de outras coisas com as quais ficam envolvidas durante a semana. Essa situação revela a grave situação da igreja em nossos dias, devido ao fato que o mundo tem entrado e participado de suas vidas, projetos e famílias. Nada há de linguagem espiritual; nada há de edificação mútua; nada há de interesse em orar uns pelos outros e carregar os fardos. Não estou contra uma conversa acerca daquilo que gostamos e que nos interessa. Nada há de errado em falar sobre emprego, estudos, futebol e outras coisas desta vida. Não vejo que isso seja evidência de carnalidade. Digo que o perigo está no coração. O que tem lá? Está vazio da Palavra? Ela é ou não é seu tesouro? Se ela estiver fora, certamente a mensagem pregada não será bem recebida, pois chegará apenas à porta e a achará fechada. Quando a Palavra de Deus nada tem de importância, o Senhor não está presente em avivamento. Se Sua Palavra é rejeitada é sinal de ruína e de endurecimento.
             Caro leitor, ainda há tempo para um grande despertamento! Ainda a graça opera a visitação misericordiosa do Senhor. A presença compassiva de Deus é certa quando vemos homens e mulheres voltando de coração à Palavra Dele!

Nenhum comentário: