sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

O JUSTO E O ÍMPIO (5 a)




"Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios; não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores". Salmo 1
         Amigo já pudemos ver um pouco a respeito daquilo que no verso 1 deste Salmo, o Espírito Santo de Deus chama de "conselho dos ímpios". Aquele que é salvo por Cristo; aquele que já achou plena satisfação em Cristo, tal pessoa não segue o "conselho dos ímpios". Logo vai perceber o engano de Satanás e reconhecerá  que não é algo proveniente de Deus. O conselho dos ímpios é a forma que Satanás usa pessoas para desviar da verdade e penetrar assim no caminho dos pecadores e na roda dos escarnecedores.
         Uma das mais astuciosas armadilhas criadas por Satanás nestes últimos tempos é a trama de levar homens e mulheres a darem crédito ao que homens falam. Satanás pode levar um homem ou uma mulher a cativar multidões; pessoas ficam fascinadas pelo carisma daquele que fala; então a pessoa passa a ser considerada como alguém que não erra, e tudo o que ele fala será engolido. O que aquela pessoa fala passa a ter mais autoridade que a palavra de Deus. É algo perigosíssimo! É uma armadilha! Seus ouvintes ficam fascinados, cativados pelo  indivíduo, e sem perceber estarão caindo numa armadilha. Paulo pregou na cidade de Beréia, e a Bíblia diz em Atos que aquele povo era de uma atitude nobre, pois,  quando Paulo pregava eles examinavam para ver se de fato era algo baseado nas Escrituras.  A pessoa que tem seus pés firmados na autoridade da palavra terá prazer na palavra. Nem todo o que fala em nome do Senhor, é na verdade alguém que está proferindo a palavra da verdade. É dever daquele que é chamado a pregação, afirmar todo conselho de Deus. O povo de Deus só poderá crescer sendo bem alimentado para produzir fruto para a glória de Deus se for ensinado na palavra.          Passemos agora para a segunda expressão citada nesse verso 1 pelo Espírito Santo: "caminho dos pecadores". Aqui a situação é dramática. A pessoa ouviu o conselho dos ímpios, mas agora ele toma a atitude de obedecer a voz da antiga serpente.  Ela fechou-se para a palavra da verdade; ela não quis atender a bondade de Deus em lhe conduzir ao caminho estreito.  O que aconteceu com Ló, o sobrinho de Abraão? Ele viu as campinas lindas de Sodoma e Gomorra e preferiu ir armando as suas tendas até chegar àquelas cidades rebeldes; ali viu o caminho dos pecadores; ali viu seus pecados; seus caminhos de destruição; ali viu aquilo que satisfaz as concupiscências carnais; ali se deteve; passou a residir-se ali; sua esposa passou a amar aquele lugar; suas filhas também.
         Aquele que teme ao Senhor e anda em seus caminhos, fugirá desse caminho dos pecadores. No começo só verá, vai observar e logo vai associar-se com os pecadores. Oh! que coisa terrível é para o homem quando ele se detém no caminho dos pecadores. A aliança com a iniquidade é feita no coração. Ele rejeitou os retos caminhos do Senhor; ele rejeitou o evangelho da salvação; preferiu o conselho dos ímpios; preferiu aceitar as lisonjas do coração; agora ele chegou e viu o mundo e seus lindos caminhos; milhares andando ali; seguindo a sua maneira de pensar. Satanás vai lhe oferecer seus prazeres: "Venha até a minha mesa". "Delicie com os meus manjares". Participe! É tudo meu!
         Meu amigo, você sabe o que é o caminho dos pecadores? Saiba que é um caminho que não parece perigoso; parece ser bom; parece lógico; parece certo, mas no final é morte. Jovem ouvinte, Satanás vai apresentar-lhe o caminho dos pecadores, e devido ao seu próprio coração pecaminoso, você vai seguir este caminho. O príncipe das trevas convida a todos para as suas festas gordurosas. Homens, mulheres, jovens, crianças, ricos e pobres, cultos e ignorantes. Larga é a porta e espaçoso o caminho conduz à perdição, e são muitos os que seguem por esse caminho.
        

Nenhum comentário: