“Eis que o Senhor Deus virá com poder, e o seu braço dominará por ele; eis que o seu galardão está com ele, e a sua recompensa diante dele. Como pastor ele apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos” (ISAIAS 40:10,11)
Que passagem esclarecedora e cheia de maravilhosas verdades aos nossos corações! O glorioso JEOVÁ DEUS se manifesta mostrando o quanto é o soberano criador, Senhor e auto-suficiente! É nesse majestoso cap. 40 de Isaías que a verdade a respeito de Jesus como o grande Jeová aparece. O cap. 40 é o preparo para mostrar a tão grande salvação que aparece nitidamente no cap. 53 desse mesmo livro.
Notemos como no texto é notificada a Sua vinda: “Eis que o Senhor virá com poder...” Essa profecia reaparece em Apocalipse 22:12: “Eis que cedo venho e está comigo a minha recompensa, para retribuir a cada um segundo a sua obra”. Em Isaías o texto está referindo a Jeová Deus, então comparando com a passagem paralela de Apocalipse percebemos que Jesus é JEOVÁ.
Ainda no texto lido de Isaías vemos que a profecia traz outra promessa: “eis que o seu galardão está com ele, e a sua recompensa diante dele...”. Em Apocalipse o Senhor Jesus faz essa promessa ao Seu povo. Promessas de recompensas aos Seus servos fiéis; promessa de sérias advertências aos ímpios e perversos que com suas obras mostram que receberão as severas e eternas recompensas. Quantos estão brincando com seus pecados neste mundo, e acham que escaparão do juízo daquele varão glorioso que o Pai escolheu para ser o grande Juiz! (Atos 17:31).
Mas ainda tem mais uma preciosa lição no texto de Isaías 40:11: “Como pastor ele apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos”. Que palavras de amor e compaixão desse Senhor! Foi por essa razão que esse Senhor deixou a Sua glória e veio aqui, a fim de que com Seu sangue comprasse para Deus pecadores de todas as nações. Essas almas são Suas ovelhas; elas são aqueles que ouvem Sua voz e seguem esse pastor; Ele é o pastor dessas ovelhas e nada falta para elas (Salmo 23:1).
Prezado amigo leitor, a mensagem do evangelho proclama que o Senhor Jesus é o grande JEOVÁ – DEUS , que se manifestou em carne, vindo a este mundo com o intuito de buscar um povo para Si, o povo que Deus, o Pai elegeu e entregou ao Filho. Sua entrega na cruz tinha em mira salvar esse povo e resgatá-lo das mãos tiranas de satanás e enfim conduzi-los para Sua glória eternal. Você pertence a essas ovelhas?
O ANJO DE JEOVÁ
Mas o anjo do Senhor apareceu à mulher e lhe disse: Eis que és estéril, e nunca deste à luz; porém conceberás, e terás um filho (Juízes 13:3).
Caro leitor, a bíblia claramente mostra que o ANJO DE JEOVÁ que é Jesus antes da sua encarnação, é o próprio Jeová. No Velho Testamento Ele atua na função de um anjo, um mensageiro do próprio Jeová. Mas é perceptível que Ele não um anjo como Gabriel ou Miguel, mas sim O ANJO. Nas melhores traduções sempre aparece o artigo definido: O Anjo. É Jeová comunicando aos homens o recado de Jeová. Essa linguagem de duas pessoas, uma conversando com a outra é notável, especialmente nos escritos proféticos.
Quando o ANJO DE JEOVÁ aparece para o pai e a mãe de Sansão sua autoridade é do próprio Jeová, por isso a perplexidade e medo dominaram o coração do casal. Primeiramente observemos que aquele ANJO quando passa as ordens ao casal quanto a maneira de tratar com a criança que nasceria transmite autoridade própria. Em segundo lugar, a visão que o ANJO outorgou ao casal era algo de causar tremor: “Veio a mim um homem de Deus, cujo semblante era como o de um anjo de Deus, em extremo terrível” (Juízes 13:6). Não há dúvida que o casal reconheceu estar vislumbrando a glória de Deus na face daquele mensageiro. Anjo nenhum transmitiu isso. Quando o anjo apareceu para Maria, Zacarias e Pedro na prisão, não houve qualquer manifestação de terror ou medo por parte deles. Mas não foi assim com o ANJO DE JEOVÁ, porque quem apareceu para aquele casal foi o próprio JEOVÁ FILHO.
Mais duas lições notáveis aparecem no texto de Juízes 13. Quando os pais de Sansão perguntam o nome daquele ANJO, qual foi a resposta? “Por que perguntas pelo meu nome, visto que é maravilhoso?”. Se fosse qualquer outro mensageiro não haveria essa ocupação com seu nome. Nenhum mensageiro de Deus deve buscar glórias para si mesmo, nem mesmo um anjo, porquanto os anjos são servos do Altíssimo, e não podem roubar a glória que pertence somente a Deus. Mas o ANJO DE JEOVÁ mostra que é glorioso e tremendo até mesmo no Seu Nome, por isso Ele afirma que é MARAVILHOSO.
Por último, vemos a preocupação de Manoá e sua esposa por terem presenciado a face daquele ANJO: “Certamente morreremos, porquanto temos visto a Deus”. Para qualquer judeu ver a face de Deus era sinal de morte na certa. Ao ver a face daquele ANJO, eles reconheceram que presenciaram a Glória de Deus, por isso tiveram aquela reação de pavor.
Prezado leitor, Jesus é o próprio Jeová. É aquele que deixou Sua glória e veio ao mundo para buscar pecadores, salvá-los e levá-los para habitar com Ele na glória eterna. Arrependa dos seus pecados e creia Nele agora para sua salvação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário