“Vós tendes por pai o diabo e quereis satisfazer-lhe aos desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque é mentiroso e pai da mentira” (João 8:44)
A BASE DE TODA ATIVIDADE DO PAI DA MENTIRA: “...jamais se firmou na verdade...”
Mesmo sendo enganado na ilusão do pecado, Satanás sabe que na luta contra Deus ele é completamente derrotado. Notemos que é a persistência no mal que faz satanás instigar Deus e usar seus filhos para promover o mal. Foi assim que ele fez quando pediu autorização para destruir Jó. Apesar de ser o pai da mentira, satanás precisa utilizar elementos da verdade, a fim de promover sua maldade e causar destruição com o poder da mentira. O que ele faz é usar a verdade a fim de estabelecer suas mentiras. Ele usa a verdade como usamos um papel de presentes, mas logo a verdade é rasgada e a mentira é publicada. Mas ao tentar fincar a mentira e o terror, eis que satanás não percebe que está apenas erguendo e publicando a glória de Deus. Os homens, filhos dele são usados para tal finalidade, assim como ele usou os caldeus para roubar, matar e destruir tudo o que Jó tinha. Mas ele não contava que ao arrancar os bens de um justo, não pode entretanto arrancar o louvor a Deus que partiu dos lábios de Jó.
Percebemos que no mundo satanás utiliza seus filhos em seus projetos de estabelecer o mundo; ele não quer remover a verdade logo, ele o faz aos poucos. Mesmo sabendo que o reino de mentiras não se pode estabelecer e destruir a verdade, mesmo assim ele tenta fazê-lo. Por exemplo, no mundo ele utiliza seus filhos a fim de promover o conselho dos ímpios, mostrar o caminho dos pecadores e finalmente revelar os que se assentam na roda dos escarnecedores (Salmo 1:1). Há verdade em seu mundo? Há sim, mas a verdade é parcial; é apenas a verdade usada como tapete que leva os homens às condições pervertidas do mundo. Satanás utiliza alguns pontos da verdade apenas para realçar suas mentiras com melhores sabores.
Se o falar de Deus, usar a bíblia e falar de amor servirá para seus planos, então ele há de utilizar seus filhos para isso. Os filhos do diabo estão no mundo à plena disposição para o trabalho em organizar o mundo. Muitos servem como conselheiros, religiosos e trabalham com afinco para um ambiente que eles consideram de amor e confraternização. Eles usam um pouco da verdade a fim de combater a verdade. Em Sodoma e Gomorra haviam pontos da verdade, mas foi apenas um tipo de pintura para atrair todos para suas festas malignas. Ló e família foram influenciados por aquilo que era aparentemente justo e bom. Todo elemento da verdade que o mundo usa é um mecanismo que serve para que os homens se atirem na luta contra Deus e contra Seu reino.
Os filhos do diabo não gostam da verdade eterna e não toleram a verdade que vem do céu. Mas gostam da verdade que dá certa segurança e lhes tira do medo aqui. Pilatos estava firmado na verdade da lei romana, de que era errado condenar um inocente à morte. Mas assim que Cristo mostrou a verdade em sua essência, então tombou toda estrutura daquela autoridade terrena. Os filhos do diabo utilizam-se da verdade apenas para adornar seus caminhos, aparelhar bem seu mundo e encher tudo de uma luz que logo se apaga com a tristeza, morte e dissabores desta vida passageira. Eis aí o que acontece com os filhos das trevas neste mundo. Cristo não veio melhorar os homens; não veio trazer melhores condições a este mundo. Ele veio arrancar os pecadores deste sistema vil e maligno; veio tornar os homens em filhos de Deus pelo novo nascimento, a fim de leva-los para Seu reino celestial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário