terça-feira, 3 de agosto de 2021

FILHO DE DEUS OU FILHO DO DIABO? (1)


“Vós tendes por pai o diabo e quereis satisfazer-lhe aos desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque é mentiroso e pai da mentira” (João 8:44)

INTRODUÇÃO:      

        Caros irmãos e amigos, meu desejo é que você tenha um encontro com a Palavra revelada através desse texto tão cheio de luz. Sei o quanto a Palavra de Deus vem ferir nosso egoísmo e mexer com nosso orgulho que fica tão bem escondido e disfarçado dentro de nós, mas sei o quanto é salutar para nós, assim como um bom médico faz conosco, quando nos leva á uma cirurgia, e assim evitar nossa morte. Eu não tenho alternativa, senão a de abrir a Palavra de Deus falar ao seu coração, porque do contrário ficarei aqui enrolando e enganando vocês. A tendência hoje é buscar atalhos nas mensagens. O pregador olha um texto como esse de João 8:44 e diz no íntimo que isso foi para o passado, que as coisas hoje são diferentes e que o homem precisa de uma mensagem mais otimista.

        Esta mensagem estará baseada nesse verso incrível de João 8:44. Você verá que não fui eu que inventei, mas que é o próprio Senhor Jesus quem fala. Aliás, é impossível para o homem inventar um assunto como esse, pois está tratando da condição dos homens desde a queda e onde foi que o pecado lhe colocou. Ninguém escapa dessa verdade, porque todos em Adão são iguais e têm a mesma natureza. Após esta mensagem a realidade de sua vida será demonstrada, se há ou não desejo de conhecer o Senhor. Os judeus, após ouvir essas verdades, se abaixaram não para se humilhar, mas para pegar pedras, a fim de matar o Senhor.   Estavam ali os homens mais religiosos de todas as nações; estavam ali homens e mulheres que conheciam a lei de Moisés, eram zelosos quanto aos costumes judaicos. Eles eram caprichosos nos ensinos aos filhos e sábado após sábado eles se dirigiam às sinagogas para aprender da lei de Deus. Veja bem, O Senhor Jesus nesse cap. está falando a uma multidão de homens e mulheres que eram religiosos e bem conhecedores do Velho Testamento. Eles viram o Senhor, Seus milagres, mas odiavam a mensagem do Filho de Deus, por isso queriam matá-Lo. Jesus não estava conversando com pessoas de outras nações; ele veio para os judeus e como homem era um judeu. Estavam ali homens e mulheres que se orgulhavam, achando que por serem descendentes de Abraão, automaticamente iriam morar com Abraão no Paraíso celestial. Eles estavam convencidos disso e não suportavam qualquer um que invadisse suas tradições para arrancá-los de seus pensamentos e sentimentos tradicionais.

        Mas o que vemos foi o nosso Senhor declarando enfaticamente que eles eram descendentes de Abraão fisicamente, mas não espiritualmente. O Senhor deixou claro que eles não seguiam o Deus de Abraão e que eram filhos do diabo e não filhos de Deus como eles presumiam ser. Aquilo que temos medo de falar, o Senhor nunca teve e o fez com sabedoria, coragem e genuíno amor. Assim, nesta passagem vemos como o Senhor lança fora toda arrogância religiosa e toda expectativa que eles tinham de que após a morte veriam Abraão na Nova Jerusalém e o resulta disso foi que acendeu terrivelmente a ira deles contra o Senhor, provando com clareza suas intenções homicidas contra o Filho de Deus, assim como fizeram com os profetas no Velho Testamento. Nosso Senhor mostra que eles nada tinham de Deus; que não pertenciam a Deus; que eles eram filhos, não de Deus, mas sim do diabo. Amigo não fique aterrorizado ou com raiva, recusando ouvir. Foi o Senhor quem falou.

        Mas você pode dizer: “Ah! O Senhor está falando apenas aos judeus”. Mas na verdade essa é a verdade em toda palavra. Paulo trata do mesmo assunto em Efésios 2. João fala disso em sua primeira carta e o próprio fato que precisa nascer de novo, dá o sinal que o homem por natureza não é filho de Deus, por isso há necessidade de um novo nascimento, caso contrário não precisaria ter novo nascimento.

        Mas o propósito é levar o homem à cair perante a verdade, se humilhar perante o Deus da bíblia porque Ele veio vivificar pecadores e incrivelmente é o que Ele fez e faz onde estiver homens e mulheres que invocam o Nome Dele para seres salvos.

 

        

 


Nenhum comentário: