quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

BEM-AVENTURADOS OS MANSOS (8)


“Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra” (Mateus 5:5).
A GRANDE PROMESSA AOS MANSOS: “Eles herdarão a terra”.
        Prezado leitor, digo e afirmo que são os mansos os únicos autorizados por Deus a herdar a terra, porque pelo fato de terem nascidos de novo e tendo sido assim feitos filhos de Deus (João 1;12), certamente se tornaram herdeiros da terra, como também de todas as coisas criadas. É fato que nem todos os salvos ficam aqui para usufruírem dessa herança, porque muitos partem para a cidade celestial, assim como milhões e milhares já partiram para estar com Cristo. Eles foram autorizados por Deus a herdar a terra (Salmo 37:3) e humildemente entendem as ordenanças do dono da terra.
        Também, são os mansos que sabem como se comportar na terra, pois uma vez que não mais são inimigos, eles entendem o que realmente significa viver, participar e gozar de todos os benefícios da terra. Olhe os mansos, eles não tem porque lutar, brigar e tomar, porque agora sabem que são apenas peregrinos aqui; agora sabem que são mordomos dos bens de Deus; agora sabem e experimentam ter coisas e não ter coisas. Não foi assim com Paulo, um homem que Deus o transformou de fera religiosa para um humilde servo de Jesus? O que ele afirmou para os filipenses? “...porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação” (Filipenses 4:11). Somente uma pessoa mansa pode estar tranquila e sentir-se bem ao servir neste mundo, assim como o Senhor aqui serviu as almas. Quando Cristo convida pecadores à salvação, eis que eles são chamados a aprender dele e carregar o suave jugo daquele que veio ao mundo para servir e dar Sua vida (Mateus 11:27,28).
        Digo mais que os mansos são os únicos que realmente herdam a terra, porque agora prestam louvores ao Senhor. Cada item criado por Deus deve ser motivo de nossa adoração, pois tudo é milagre, tudo prova o quanto os homens são incapazes e em tudo vemos timbrado a glória e o poder desse maravilhoso Criador. Mas são os mansos que podem erguer seus corações em louvores ao Senhor; são eles quem pode em tudo render graças. De novo trago a lume a vida de Jó, pois ali estava alguém que entendia essa verdade e era realmente alguém manso. Assim que perdeu todas as coisas, aquele servo teve forças suficientes para erguer sua voz e tributar louvores e ações de graças ao Senhor: “O Senhor deu, e o Senhor tomou. Bendito seja o nome do Senhor” (Jó 1:21). Que lição de mansidão! Eis aí o verdadeiro significado de ser herdeiro da terra.
        Também, os mansos são treinados em mansidão maior. Sob a liderança de Deus, o povo de Deus é treinado naquilo que come e bebe; o Senhor sabe bem como lidar com Seu povo, o que tirar e o que acrescentar, pois é na disciplina que eles aprendem a grandeza da mansidão, a arte da gratidão, a benção de servir e a graça de tributar louvores ao Senhor. Foi assim com Israel, pois assim que passaram pelo deserto durante os longos quarenta anos, eles não sabiam o quanto Deus estava à frente a lhes ensinar o verdadeiro conceito de vida na terra, a fim de viverem com sabedoria, temor e santidade na terra prometida, para onde estavam indo (Deuteronômio 8).

        O fato que são os mansos que foram feitos herdeiros da terra, significa que eles estão aptos para proclamar na terra a justiça, a santidade e a verdade. Para os mundanos, a vida aqui consiste em ter bens; para eles isso é alegria e felicidade. Mas para os santos não. Eles entendem bem o quanto tudo aqui passa; o quanto a comida, o descanso, e outros bens terrenos, não somente são temporários, como também são frutos dessa bondade provedora de Deus, a fim de possam viver para a glória Dele. São os mansos que são ensinados a arte da mansidão; são os mansos que aprendem a viver na mira da verdadeira paz; são os mansos que realmente vivem, porque têm sabedoria no lidar com as pessoas; são os mansos que sabem a arte de perdoar, de perder, porque entendem o quanto ganham na perda. 

Nenhum comentário: