quarta-feira, 18 de março de 2015

UM DIAGNÓSTICO DO CORAÇÃO (2)




“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto de suas ações” (Jeremias 17:9,10).
ELE É ENGANOSO: “Enganoso é o coração...”
        Caro leitor, espero que a rápida introdução tenha trazido um “pano de fundo” satisfatório à compreensão desse tema. Realmente precisamos conhecer nossos corações, porque esse é o local mais fechado que existe, é o local mais impenetrável, de onde maquina todo mal e de onde procede toda iniquidade e perversidade como ocorre com os homens neste mundo. Além de tudo satanás trabalha incansavelmente para propagar o humanismo neste mundo como estamos presenciando nestes dias tão maus e difíceis de serem domados.
        Nosso primeiro assunto aparece agora, mostrando o quanto o coração do homem é enganoso, conforme o texto: “Enganoso é o coração...”. Notemos bem que é o Espírito de Deus quem afirma algo que jamais poderíamos nós mesmos afirmar. Por natureza gostamos de enfeitar nosso ser, de dizer a nosso respeito que temos bom coração. É claro que não afirmamos que somos inteiramente maus, pois admitimos nossos erros. Mas a verdade é que somente a Palavra de Deus chega com essa afirmação tão categórica: “Enganoso é o coração...”. Não diz que é um pouco enganoso, mas sim que é enganoso. Eis a razão porque muitos ficam ofendidos com a Palavra de Deus, porque Ela não esconde a maldade do homem. Foi assim que nosso Senhor confrontou os fariseus tão hipócritas, porquanto eles tentavam encobrir a realidade de seus corações com seus costumes religiosos, aparentemente belos e atraentes.
        Mas vamos à pesquisa do texto. Ora, se o coração é exatamente aquilo que o Senhor afirma a respeito dele: “Enganoso é o coração...”, então não habita ali bem nenhum. Não se pode tirar nenhum bem onde o mal habita. De um poço sujo, não se pode retirar água pura. Mais do que isso, o coração é enganoso, por isso é indigno de qualquer confiança, assim como não podemos depositar qualquer confiança em alguém que vive enganando os outros e aplicando golpes. Ora, se o coração é assim, enganoso, então precisamos saber desse sistema maligno que opera dentro do homem.
        Primeiramente, o coração engana ao dar ao homem uma impressão de satisfação, ou de bem-estar no viver. É por causa do engano do pecado que os homens vivem na cegueira espiritual, vivem submetidos ao curso deste mundo (Efésios 2:2) e nada percebem quanto aos perigos que envolvem suas vidas na eternidade. No engano de seus corações eis que homens e mulheres acreditam que vão viver mais, que aqui serão mais felizes e que o futuro aqui certamente será melhor. O engano do pecado envolve os homens num ambiente mundanos, onde a única luz é a do sol, por isso nada podem perceber quantos aos perigos iminentes.
        Meu amigo, se você ainda não é um salvo por Cristo, esteja certo que é ludibriado em seu próprio coração, por essa razão você faz planos de um viver melhor aqui, sem qualquer esperança de vida eterna. Você está cercado de terríveis perigos, sem que possa ver tais perigos. Seus olhos físicos só podem ver este horizonte mundano e não percebe que o perigo está por perto. Volte agora para a Palavra de Deus, porque o Senhor é poderoso para mostrar a verdade. Ele mesmo muda o coração, tirando seu coração duro e obstinado, a fim de dar-lhe um novo coração, onde Ele mesmo reina.
       

Nenhum comentário: