quinta-feira, 12 de março de 2015

O PERIGO DA SOBERBA (14)



          
“Ouvi e atentai: Não vos ensoberbeçais; porque o Senhor falou. Daí glória ao Senhor, vosso Deus, antes que Ele faça vir as trevas, e antes que tropecem vossos pés nos montes tenebrosos; antes que, esperando vós luz, Ele a mude em sombra de morte e a reduza à escuridão” (Jeremias 13:15,16).
        A ADVERTÊNCIA É URGENTE CONTRA A SOBERBA: “Daí glória ao vosso Deus...”
        Caro leitor, quero firmar ainda mais essa mensagem de advertência aos corações, porque eu sei o quanto o pecado causa um perigoso conforto quando a alma está envolvida pela soberba. A mensagem proferida por Jeremias é a mesma de hoje; a advertência da amaldiçoante lei é a mesma dirigida aos pecadores de hoje. Lembre-se que a lei é santa, justa e boa, e ela presta um excelente serviço aos pecadores, porquanto ela desperta as almas para que elas venham a conhecer a maravilhosa graça de Cristo aos perdidos. A advertência chega aos corações, a fim de que se humilhem perante a verdade do evangelho, para que homens e mulheres caiam em si e deem glória a Deus, ao invés de buscar sua própria glória.
        Caro leitor, a ordem para que os soberbos se humilhem chegam em forma de desespero: “antes que tropecem os vossos pés nos montes tenebrosos”. O que é isso? Veja amigo, analise essas palavras que saem da boca do próprio Deus. Cuidado, pois quando o juízo aterrorizante chegar vai arrancar todo fundamento do viver. Enquanto os homens estão endurecidos, recusando assim submissão e obediência ao Senhor, eis que de repente tudo pode mudar. O que agora parece ser lugar transitável, seguro e quando tudo parece ser lindo e belo ao derredor, eis que de repente todo esse fundamento é arrancado. Veja a linguagem metafórica usada pelo Espírito Santo: “Antes que tropecem os vossos pés nos montes tenebrosos”. A ideia é que os soberbos são apanhados em seu  próprio orgulho, e na linguagem do Velho Testamento Deus utiliza o termo “monte” para referir a um lugar alto, lugar onde homens querem estar, na alta posição de fama, de glória e de sucesso mundano.
        Veja amigo, o lugar onde Deus apanha o soberbo. Veja quando Deus simplesmente faz a luz apagar e transforma o lugar num ambiente tremendamente escorregadio. Veja amigo, pois foi exatamente assim que Deus lidou com o profano Herodes, porque o Senhor em Seu juízo fez aquele monarca arrogante tropeçar e tombar imediatamente para a morte. Não foi assim que Deus tratou o arrogante rei Uzias? Quando esse homem chegou ao auge do sucesso, eis que seu coração estava completamente cercado pela mesma disposição de Lúcifer, e quando chegou ao ponto de desafiar a Deus e fazer o que queria na própria casa de Deus, eis que imediatamente escorregou no monte de escuridão, e assim seu desespero veio e nada mais pode ser feito (2 Crônicas 26).
        Pode bem ser que agora tudo está bem, financeiramente está tudo em ordem. Pode bem ser que a vida mundana e religiosa lhe tem dado um aparato de sucesso, com muitos recursos, muitos amigos, muita saúde, etc. por essa razão não há lugar para se humilhar, nem mesmo querer ouvir a verdade acerca do juízo que há de vir; pode bem ser que diante de tantas “bênçãos” você ignora sua triste condição em Adão e seu destino como um réu merecedor da punição eterna, assim como todos os pecadores. Pode bem ser que você tenha achado pastores infiéis, os quais têm lhe lisonjeado e lhe tratado como alguém muito especial. Quanto perigo! Israel nos dias de Jeremias pensava assim também, achava que estava imune a qualquer perigo.
        Mas agora é o tempo do arrependimento; é tempo para que os pecadores se humilhem, chorem seus pecados, reconheçam que não passam de vermes culpados e que serão jogados sem dó ao lugar dos vermes, caso não se arrependam e se entreguem a Cristo.
       

Nenhum comentário: