“Como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação?” Hebreus 2:3
Amigo leitor devo continuar o trabalho de apresentar a santa e gloriosa mensagem ao teu coração, não é nada fácil, mas é mister que faça assim. Nas mensagens anteriores fui bem claro ao explicar sobre o assunto: “tão grande salvação”. São cinco apresentei foi porque foi algo feito por Deus e não pelos anjos. A terceira razão é porque o sangue vertido por Cristo, é superior ao sangue dos animais. A quarta razão é porque a obra feita pelo Senhor é perfeita e para sempre. A última, a que foi apresentada ontem a noite, é que essa salvação está estendida ao pecador.
Agora vamos ao restante do verso. Há um perigo, sério perigo apresentado. O perigo é negligenciar essa tão grande salvação. Negligenciar é não fazer caso, descuidar, não dar ouvidos, ignorar. Certo rei estava realizando uma festa no seu palácio. Estava ali com seus soldados e seus grandes a comer, beber, na orgia, quando chegou um de seus súditos com uma carta, lhe entregou, e disse-lhe: “Majestade, leia a carta”. O rei disse: “Não, agora não! Vou deixar para lê-la mais tarde. Eu não quero perder o gosto da festas. Seu súdito insistiu dizendo-lhe que era um urgente e sério recado, mas o rei não levou a sério e foi em vão a tentativa do súdito. Mas a carta continha um aviso sério de que o inimigo iria atacar o reino e pegar o rei desprevenido. E de fato aconteceu ainda naquela noite, e foi fatal para o rei e seu reino. Tudo porque ignorou o aviso. Meu amigo, é tão sério o aviso de Deus que tu não irás escapar, mas tu não levas à sério o aviso, achando que Deus não irá cumprir aquilo que Ele tem falado. Tu negligencias, não dás a mínima importância a esse aviso; tu fazes de conta que não entendeste, e pensar que Deus está levando em conta o teu tempo de ignorante.
Eu quero aqui apresentar algumas atitudes que o pecador toma, liderado pelo engano de seu próprio coração. Examina, meu amigo, e vê qual é a tua atitude. Vê para que direção tu estás indo, seguindo a rota do engano, tentando se disfarçar, achando que pode ludibriar a Deus. Eu creio que uma maneira que o pecador negligencia é se mantendo em seus pecados. Ele não desgruda nem um pouco. Aquele pecado é tão doce, e ele sabe que para se curvar diante do Senhor, terá que abandonar aquilo que é um veneno para a sua alma. Qualquer pecado é pecado, e o pecado ofende o Deus vivo e Santo. O pecado mantém o homem nas trevas, na prisão. Alguém pode dizer: “Eu não consigo soltar o pecado”.
Quando tu amigo, deres o passo de fé indo a Cristo, é certo que tu serás liberto. Se tu estás preso para quem tu pedirias para abrir a porta a tua liberdade? Para quem tem a chave. os teus pés correm apressadamente para o pecado, e tu trabalhas para servir aquele pecado. Ah! Falta a humilhação sincera diante do Senhor para lhe rogar que Ele te salve de tua situação. Meu amigo, qual é o pecado que tanto te amarra. Diz a Jesus agora que tu desejas ser totalmente limpo e que Ele te liberte. Talvez seja o pecado da mentira, ou do vício, ou da idolatria, ou da prostituição etc.
Meu amigo, não importa, o Senhor te receberá, e Ele é aquele que liberta o pecador da pena e do poder do pecado. Cuidado meu amigo, porque a tua permanência no pecado te deixará numa situação tão terrível que você se verá no poço sem poder sair dali. O pecado endurece o coração contra Deus.
Em segundo lugar, vejo outra maneira que o pecado se mantém negligenciando a tão grande salvação, vejo a obstinação contra o Espírito Santo. O Espírito Santo chega à porta do coração para falar, mas ele fecha a porta. O Espírito Santo chega com a Palavra, mas o pecador se esconde. Ah meu amigo! É um triste estado, a fim de levar a Cristo. É um pecado tão grave, porque quando o homem se fecha para o Espírito de Deus, o próprio Deus vai fechar e a verdade vinda diretamente do Sumo Professor, então Satanás vai proferir as suas mentiras, e elas virão tão bonitas e tu vais dizer para as doutrinas de demônios: “bem-vindas, podem entrar”. Tu não queres hospedar um enviado de Deus no teu coração, então, é certo que hospedarás um anjo da mentira disfarçado de anjo de luz.
Em terceiro lugar, digo que tu negligencias a tão grande salvação, quando tu confias naquilo que tu sentes. É perigoso isso. Dizer que tem Jesus só porque sentiu Jesus no coração. Ao homem o princípio divino é crer. “Se creres, verás a glória de Deus”. É quando tu creres na verdade escrita. Por que tu tomas aquele remédio receitado pelo médico? Tu não tomas porque sentiste o desejo de tomar. Tu creste na palavra do médico e tu tomas o remédio crendo que será bom para te trazer saúde.
Meu amigo, Satanás tem suas religiões do sentir, como se Cristo fosse elemento de espetáculo para prover emoções. Não meu amigo. O verdadeiro gozo e alegria vem depois que tu creres. Tu precisas entrar na casa de Deus para desfrutares da salvação. Enquanto tu tiveres sem beber da água viva, a tua alma tem sede, e não adianta beber os refrigerantes que Satanás oferece, porque logo a sede vai se manifestar e tu irás correndo tentar saciar tua alma com aquilo que não tem valor eterno.
Meu amigo, estou sendo bem claro; estou apresentando a verdade com muita clareza. Não estou usando palavras difíceis nem estou falando enigmas. Estou tirando os tropeços postos em teu caminho. Estou segurando em tuas mãos a fim de te levar ao lugar certo. Será que nesta noite tu já tomaste a decisão certa? Vais permanecer do jeito que estás. Olha, eu não te direcionei para esta ou aquela religião. Estaria assim agindo com falsidade. A água viva está aí ao teu alcance, a tua permanência na incredulidade te deixará cego. Cristo Jesus está ao teu alcance e a tua ida a Ele é algo no coração. Ele se revela ao pecador que queira achá-lo. É pela fé. A fé é o passo certo para a redenção de tua alma.
Tu queres? Queres ser salvo hoje a noite? Queres ser contado entre os herdeiros de Deus? Queres ser arrolado no livro dos eleitos? Queres ser plenamente perdoado e aceito como um santo? Agora mesmo, meu amigo, diz a Jesus. Conversa com Ele agora. Diz a Ele tudo o que está aí no teu coração. É o maior prazer do coração do Mestre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário