terça-feira, 28 de agosto de 2012

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO (12)


"Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios; não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores". Salmo 1

         Amigo, na mensagem de ontem iniciamos uma explicação sobre os passos a serem dados para o crente ter prazer na lei do Senhor. A primeira lição que tivemos em nossa abordagem foi sobre o fato que o indivíduo para aproximar-se desse livro santo e bendito, deve ser alguém salvo; crente em Cristo. Uma vez que a pessoa é salva; já está em paz com Deus pela obra da reconciliação. O próximo passo para o seu crescimento na palavra é sua santificação; sua consagração inteira ao Senhor.
         Agora vamos adiante em nosso estudo. Tem um terceiro passo a ser dado no processo de crescimento do crente na palavra de Deus. É mister que o crente achegue-se a palavra eterna com profunda humildade e temor ao Senhor. Quando Paulo chegou na idade grega de Tessalônica com a mensagem do evangelho, diz em sua primeira carta aos Tessalonicenses, que eles receberam a palavra no meio de muita aflição, com alegria do Espírito.
         Amigo leitor é mister que o homem leve a sério aquilo que Deus falou; a sua palavra é digna de toda aceitação; quem é o autor desse livro santo? "O Deus que não pode mentir". Ele vela sobre a sua palavra para a cumprir. Ele é o Deus fiel e justo. Ai daquele que zombar da palavra! Não ficará sem punição aquele que ousar brincar com a autoridade desse livro inspirado. O respeito a palavra não é algo demonstrado simplesmente porque alguém cuida do livro ou carrega consigo, como se fosse uma imagem. A evidência será a obediência, o respeito no viver, na aplicação diária na vida.
         É fato que zombam e brincam com a autoridade nas escolas; nas faculdades; e até em igrejas que se dizem cristãs. Mas são evidentemente "sinagogas de Satanás". Fizeram isso na história do Antigo Testamento, quando a nação de Judá estava se apodrecendo na apostasia. O povo era mui religioso, mas a sua religiosidade era apenas algo externo, sem nenhuma evidência de piedade no viver. Queriam misturar ajuntamento solene com iniquidade; unir aquilo que é santo com o que é profano. O livro escrito pelo profeta Jeremias mostra o zelo desse profeta em convidar o seu povo ao arrependimento. Eles riam, zombavam dos profetas. O rei Jeoaquim, depois de ouvir no livro escrito pelo profeta sobre as ameaças de Deus em punir a nação, pegou o livro, rasgou-o e atirou-o ao fogo. Foi inevitável o juízo divino sobre a nação de Judá.
         A rebelião à palavra de Deus por parte de qualquer indivíduo, igreja, ou nação, atrai o julgamento de Deus. Todos sabem o que aconteceu na cidade de Chernobil, na Rússia, quando muitos morreram, e outros milhares foram afetados em decorrência de um vazamento que ocorreu numa usina nuclear. Duas ou três semanas anteriores ao ocorrido, crentes perseguidos estavam reunidos no mato adorando a Deus, e celebrando a Ceia do Senhor, quando as autoridades comunistas chegaram e acabaram com o Culto, jogaram ao chão o pão e o cálice e agiram de forma zombeteira. Um dos pastores presentes disse: Deus há de punir essa cidade, por causa dessa irreverência a Sua palavra.
         Meu amigo, não se pode brincar com essa autoridade santa e infalível. Uma atitude rebelde, desobediente, orgulhosa, só pode atrair a resistência de Deus. Ele declara que resiste aos soberbos, mas aos humildes concede a sua graça. Crentes amados, somente assim poderão ter prazer na lei do Senhor. Assim a palavra de Deus vai inundar o seu ser.
         O que vemos no restante desse verso: "E na sua lei medita de dia e de noite". É o resultado, o efeito da palavra de Deus no coração. Sua boca falará o que vai ter no seu coração. O mundo vai perder o brilho diante das maravilhosas promessas de Deus, e será vitorioso diante das investidas de Satanás tentando lhe derrubar. Não é o que diz o Salmo 119:11: "Guardo no coração as tuas palavras para não pecar contra ti".? Somente assim acontecerá o que diz o Espírito Santo em Efésios 6:10: "Será fortalecido no Senhor e na força do seu poder". Somente assim estará usando toda a armadura de Deus; poderá aprender a falar a verdade, que é o cinto; será justo no viver, que é a couraça; estará preparado para falar do evangelho que é o calçado; Satanás não irá lhe abalar na certeza de sua salvação; pois o capacete estará na cabeça, saberá dominar bem a palavra como uma espada; terá certeza do que crê, firme convicção, que vai ser o escudo.
         Amado irmão, é tempo de guerra e Satanás lutará para que você fique o mais longe possível da palavra de Deus. Ele lutará para desviar você fique o mais longe possível da palavra de Deus.(50) Ele lutará para desviar você das Sagradas Letras. Ele fará com que você fique desanimado de ler a Bíblia; ou fará com que você pense que é errado estudar a palavra. Você será incapaz de lutar, de guerrear; será um soldado caído, ferido. Será um crente instável, e levado pelas circunstâncias.
         Crentes, vocês podem estar convictos que o Espírito Santo veio lhes guiar na verdade. Se você não se coloca ao dispor de Deus, vai estar ao dispor de Satanás.  Será levado facilmente pelo conselho dos ímpios. Você não terá o prazer, o deleite pela palavra de Deus. Será um crente que vai viver do jeito que achar melhor. Terá tempo para qualquer coisa, menos para estar aos pés do Senhor, aprendendo Dele. Satanás vai enviar mensageiros com falsas doutrinas; serão mentiras recheadas com o glacê da verdade, e você não vai ter discernimento espiritual. Os pais crentes nada terão em seu coração para ensinar aos seus filhos; e quando vierem  as pressões de todos os lados, como medo, desemprego, ansiedade, doenças, e outras tribulações, faltará estrutura para suportar as pressões, e irão vacilar. São esses momentos que Satanás aproveita a fraqueza do crente. Quando as tentações atacarem; sua mente for assaltada por pensamentos vis, imorais, profanos, ambiciosos, você não terá recursos lá dentro para dizer ao diabo: "está escrito" aí então citar aquilo que está no seu coração.
         Crente amado, você tem prazer na palavra do Senhor? Ou você diz que não tem tempo? Você está tão ocupado com as coisas boas deste mundo, ao ponto de ter abandonado as cousas melhores? As coisas celestiais? Será que você está comendo bolotas, ao invés de estar assentado à mesa do Senhor? Poderá ser que, no seu coração já tem ouvido algum conselho ímpio, e você está indo a passos largos para olhar o caminho dos pecadores, e fatalmente assentar-se  à roda dos escarnecedores. Você terá tempo para tudo, para trabalhar, estudar, visitar, praticar esportes, assistir novelas, mas não terá prazer na palavra de Deus. Sem saber, no seu coração você está desviado do Senhor. Ele é dono do seu ser totalmente, ou não é? Deus não quer a metade de sua vida; Ele não tem parte com a iniquidade. O Espírito Santo de Deus sente ciúmes, pois o seu coração não está sendo inteiramente do Senhor.



Nenhum comentário: