O CAMPO DE AÇÃO DOS SERVOS DA JUSTIÇA
“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que no Senhor o vosso trabalho não é vão” 1 Coríntios 15:58).
INTRODUÇÃO:
Até agora temos visto a estrutura doutrinário desta série de estudos sobre servos da justiça. O propósito é que conheçamos de onde fomos tirados pela misericórdia, e onde foi que a soberana graça nos colocou, a fim de que pudéssemos com corações gratos servir ao Senhor enquanto estivermos vivendo neste mundo. Estamos firmados na grandiosa e eterna salvação (Hebreus 2:3); somos neste mundo a exibição da nova criação de Deus em Cristo (2 Coríntios 5:17); fomos deixados aqui para que proclamemos as virtudes daquele que nos tirou das trevas para Sua maravilhosa luz (1Pedro 2:9); carregamos em nós a perfeita justiça do Filho de Deus, justiça odiada, perseguida e desdenhada por este mundo (Mateus 5:10) e por isso o mundo odeia os verdadeiros santos de Deus (João 15:18).
Nossa tarefa agora consiste em conhecer onde está nosso campo de atividades servindo ao Senhor como autênticos servos da justiça. Todos os crentes são convocados para a guerra contra as trevas, ninguém fica fora. Todos os servos da justiça foram chamados para esse serviço, e para isso convém que cada um saiba qual é a sua responsabilidade confiada.
O MUNDO – ARENA DE BATALHA
Claramente sabemos que o mundo onde fomos colocados é a arena dessa tremenda batalha contra o mal. Um pouco de conhecimento bíblico é suficiente para ter em mente que estamos transitando em pleno império das trevas (Colossenses 1:13); que não pertencemos a este lugar e que também não somos bem aceitos aqui. É perigoso quando estamos sendo amoldados pela mentalidade mundana (Romanos 12:2), porque assim ficamos impossibilitados de servir ao Senhor na verdadeira justiça. Satanás constantemente persegue e tenta derrubar o povo de Deus. Ele conhece qual é o ponto fraco de cada crente e ali é que lança seus dardos inflamados (Efésios 6:16). Um crente desatento, dorminhoco, que não leva a Palavra de Deus a sério é, sem dúvidas, presa fácil nas mãos daquele que ronda nossas almas como um leão devorador (1Pedro 5:8).
Todo crente sincero deve saber a respeito do mundo que, primeiramente não somos daqui, pois pertencemos ao reino eterno de glória (Filipenses 3:20). Em segundo lugar, fomos deixados aqui com o santo propósito de proclamar a glória de nosso Deus, como já pudemos ver em 1Pedro 2:9. Em terceiro lugar, nunca haverá aliança deste mundo com o reino de Deus; nunca haverá qualquer possibilidade de uma harmonia entre o povo santo, libertado pela verdade e para a verdade, com este sistema maligno sob a liderança do pai da mentira (João 8:44). Em quarto lugar, que a nossa fidelidade ao nosso Senhor atrairá perseguição por parte da incredulidade, especialmente de familiares e da falsa religiosidade. No servir a justiça não significa que seremos galardoados aqui. A fé cristã não é aplaudida e honrada pelo mundo que vive da aparência e das mentiras do seu príncipe (João 8:44). Ao servir a justiça, devemos estar conscientes que nosso serviço é prestado a Deus somente, e não aos homens; que nossa recompensa vem do trono de justiça, e não deste império de maldade.
NOSSO CAMPO DE ATIVIDADE
Conheçamos agora nosso campo de atividade, a fim de que saibamos como devemos servir a justiça. A Palavra de Deus comunica ao povo de Deus qual deve ser a responsabilidade individual de cada crente em exercer sua atividade aqui. Não fomos deixados livres para inventar o que cada queira fazer. Somos filhos da obediência (1Pedro 1:14), por isso sejamos resignados em atender as ordens de nosso Pai. Somos súditos no reino de Deus, por isso obedeçamos ao comando do Rei da Glória. Ele requer de cada um de nós plena obediência. Para que entendamos melhor nosso campo de atividade como servos da justiça, seguiremos em ordem os seguintes itens:
1. A CARNE
Você deve estar assustado porque coloquei a carne como um campo de nossa no serviço da justiça, mas é fato. Está em primeiro lugar na lista, porque de fato, o pecado trouxe sobre nós um amargo peso de injustiça. Vezes após vezes temos que enfrentar a maldade que ousamos praticar contra nosso próximo. Implantar a justiça em todo território de nosso viver pessoal é a batalha mais árdua que temos pela frente.
2. A IGREJA.
Poucos são os crentes que conhecem a importância da igreja em sua vida. Todo ensino que aprendemos no Novo Testamento mostra que os crentes estão juntos, adorando a Deus e servindo uns aos outros numa igreja local. A igreja é a família de Deus, portanto, quão importante é para a vida de cada crente. Dou graças a Deus pelo fato que desde criança fui levado para os cultos pela minha mãe. Todos os cultos são importantes na vida de cada crente para que cresça e aprenda servir uns aos outros em amor.
3. A FAMILIA.
Veremos nosso campo de ação em nosso lar, porquanto é tão importante quando há verdadeira justiça funcionando por parte de cada elemento que compõe a família, como o homem na função de marido e pai, a mulher como esposa e mãe, e os filhos. A Bíblia mostra a família como um grande campo de ação dos crentes, a fim de que Deus seja glorificado e reine paz no meio dos homens. Satanás sabe que destruindo a família, facilmente destruirá a humanidade. Não há nada neste mundo que possa salvaguardar a família da destruição como vemos acontecendo em nossos dias, a não ser o evangelho da justiça, que transforma corações, e que coloca em ordem aquilo que satanás colocou em desordem.
4. A SOCIEDADE
Por último aparece a sociedade onde vivemos. Somos os missionários de Deus onde estamos trabalhando, na nossa vizinhança, na escola, no meio dos parentes, etc. É no meio da escuridão que brilha mais a justiça de Cristo nos Seus servos. Nossa maior atividade está no fato que representamos o reino de Deus em pleno território onde satanás age por meio dos homens.
Antes de entrar nos detalhes de nosso serviço conforme o campo acima apresentado, importa que saibamos que em nada teremos qualquer vitória se lutarmos na carne. A luta é espiritual, por isso requer obediência a Deus naquilo que Ele tem revelado em Sua Palavra. Em nós mesmos somos fracos e derrotados, mas a graça de Deus tomará posse de nossa fraqueza se formos humildes perante nosso Senhor. Qualquer evidência de orgulho próprio acarretará em prejuízo para nossas vidas e para nada serviremos. O crente obediente submete-se ao Senhor para aprender Dele somente. Essa submissão será vista numa contínua atitude de oração e de desejo em aprender da Palavra revelada.
Amado irmão, estamos enfrentando grandes perigos numa sociedade que proclama injustiça. Tudo ao nosso derredor milita-se contra a verdadeira justiça. Vemos crentes que já cederam a essa mentalidade perigosa. Agora é o momento certo para a guerra contra a iniquidade em toda sua manifestação. Fomos feitos servos da justiça para realmente entrarmos nesse campo de batalha como fieis servos do Deus vivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário