sábado, 11 de agosto de 2012

SERVOS DA JUSTIÇA (11)


SERVINDO A JUSTIÇA NO LAR
                                               A SUBMISSÃO DA ESPOSA
“As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo. Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido” (Efésios 6:22-24).
         Quando aponta suas armas contra a família, Satanás mira especialmente a mulher. É exatamente isso que vemos acontecendo em nossos dias. Milhares de mulheres correm atrás de uma felicidade ilusória, deixando para trás o lugar certo, onde elas devem achar conforto e proteção, e não percebem que elas são como gazelas expostas aos perigos dos famigerados leões. É exatamente isso que satanás quer, a fim de destruir as mulheres ele faz com que elas fiquem fora da proteção do marido.
         Ninguém pode amar uma mulher mais do que seu marido. Qualquer amor fora do amor conjugal é extremamente perigoso e culminará em aviltação, desonra e extrema vergonha. As mulheres insensatas correm em busca da sua autodestruição. Quando são levadas a buscar igualdade com os homens e seus direitos, não sabem que estão sendo lisonjeadas pelo pai da mentira (João 8:44), a fim de que fiquem expostas aos perigos, e fáceis de cair nos laços do diabo. Estão sendo empurradas para o abismo; estão caindo em desgraça e ruína. Elas não sabem que são capazes de elevar o lar ou destruir tudo. Que o Senhor pela Sua misericórdia venha abrir os olhos espirituais de muitas e assim conceder grande livramento contra a desgraça promovida pelo pai da mentira contra a família, como vemos ocorrendo em nossos dias.    
         Somente e tão somente a Palavra de Deus para colocar as coisas em ordem. As mulheres crentes são convocadas a lutar pela verdade e trabalhar, a fim de que a justiça brote em sua casa. Elas são coadjuvantes nessa batalha contra as trevas e o trabalho delas é de extrema importância nessa luta, a fim de que o Nome do Senhor seja glorificado.
         As mulheres crentes devem saber quão fundamental é a participação delas na edificação do lar: “A mulher sábia edifica a sua casa...”.        Sua participação é tão importante quanto a função masculina, a diferença, entretanto está no fato que ela foi colocada para o trabalho de submissão e não de liderança. Não há lugar para competir com o homem. Ser submissa não significa que a mulher é inferior, mas sim que sua missão é feita sob a liderança do homem e que é ele quem há de prestar contas a Deus pela liderança na vida dela e do lar. Para isso é importante que focalizemos bem o que significa na prática esse tão importante papel da mulher no lar.        
         Ao abordar sobre a responsabilidade da mulher, obviamente não o farei de forma detalhada. Às irmãs que querem lições mais detalhadas sobre o assunto recomendo bons livros escritos por homens santos especialistas no assunto. Esperamos que a simplicidade da Palavra de Deus seja suficiente para que as mulheres crentes vejam o propósito de Deus para suas vidas e que a felicidade delas está na obediência à vontade do Senhor revelada em Sua Palavra, e não em imitar o mundo. A mulher crente deve estar convicta que foi chamada para servir a justiça neste mundo, assim como o homem crente.
         Focalizemos apenas na passagem de Efésios 5. Vemos ali que Paulo mostra haver duas atitudes da mulher em relação ao marido. A primeira mostra a função do marido em relação a ela. Ele é o CABEÇA da mulher, e para isso Paulo ilustra com o papel de Cristo em relação à igreja. Ao homem foi dada a responsabilidade de cuidar, proteger e liderar a esposa. É grande a responsabilidade dele. Não esqueçamos como satanás foi à mulher e como ela ouviu a voz da serpente. Desde então, Deus ordenou que o marido governasse a sua esposa. Que cuidado de Deus! Que provisão do criador para que a mulher sinta-se segura e feliz! Satanás quer que a mulher fique fora da liderança do marido, porque assim ela torna-se uma presa fácil em suas garras de terror.
         A submissão da mulher não subentende que ela seja inferior ao marido, mas sim que ela tem uma missão sob a custódia dele e que ela estará pondo em risco seu lar e seu caráter caso venha a desobedecer. Sua liberdade e felicidade estão dentro desse contexto; que ali ela consegue revelar a mulher no seu verdadeiro sentido de mulher, com honras e respeito; que sua atividade é bem reconhecida e gratificante para o marido, filhos e aceita pela sociedade. Mais do que isso, seu marido prevalecerá como homem, ganhará forças para lidar com as dificuldades da vida, tanto materiais quanto as espirituais.
         Outro detalhe importante é que dentro do contexto da submissão a mulher tem oportunidade de aproveitar as muitas e preciosas capacidades que ela tem para servir. Ela tem uma missão no lar que é especialmente a de edificar a sua casa. Não é o de prover recursos materiais para a casa, porquanto isso cabe ao marido. Uma família não se estabelece meramente com coisas materiais, não somos animais ocupados com alimentação e outras necessidades físicas. Somos seres humanos, agora conhecedores do Deus que nos amou e concedeu-nos a bênção de sermos participantes da Sua glória. Marido, mulher e filhos são preciosidades de Deus que estão sob nosso cuidado. Que as mulheres saibam quão precioso é o trabalho delas como esposas e mães e como serão recompensadas aqui e na eternidade com um trabalho maravilhoso edificando vidas neste mundo.
         A corrida louca e desenfreada das mulheres no mercado de trabalho tem provado a grande e extraordinária capacidade feminina, em muitas áreas superando os homens. Entretanto, a liderança masculina não é para tolher a mulher de suas habilidades no que tange a edificação da sua casa. Ela pode muito bem exercer suas habilidades desde que esteja debaixo da liderança dele. A mulher sábia pode conhecer muito mais a dinâmica de ter um lar melhor, onde ela pode atuar melhor para o bem de seus filhos e do marido. Provérbio 31 mostra que a mulher não é inativa, desocupada, muito pelo contrário, ela tem uma capacidade extraordinária de pôr sua casa em ordem fazendo com que tudo funcione da maneira correta. Uma mulher de fé, amor e coragem tem tanto para fazer em prol do seu lar, e ela nem imagina o quanto é honrada e dignificada pelo seu honroso trabalho! Ela é bem notada pelos filhos, marido e até mesmo pelos vizinhos como sendo de grande e estimado valor.
         O que Paulo quer prevalecer em Efésios 5:22 é que a mulher deve submissão ao marido. Ao tentar manipular o marido e passar à frente dele para fazer o que ela quer, a mulher estará fulminando o lar, desabilitando o marido e atraindo confusão e desdém contra ela mesma. Assim ela estará derrubando a parede de proteção; ficará exposta às procelas e vendavais deste mundo cruel. Prosseguindo nessa empreitada ela estará aviltando a si mesma e ocasionando destruição em milhares de vidas. A desobediência à Palavra de Deus tem feito com que milhares de mulheres e homens caiam em profundos poços da perdição de onde não conseguem escapar, presos no orgulho e endurecimento do pecado. Quantas crianças arruinadas! Quantos corações dilacerados por causa de uma decisão precipitada, desonrando a Palavra de um Deus amoroso e fiel, que tudo fez para nosso bem e segurança num mundo liderado por satanás.


Nenhum comentário: