“Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus” (Lucas12:20)
A IMPORTÂNCIA DA ALMA: “...esta noite te pedirão a tua alma…”
Estou tentando mostrar aos meus leitores sobre a importância que a bíblia dá à alma do homem e como Cristo veio livrar almas presas e solitárias na escuridão do pecado. O que acontece é que os homens, à semelhança do homem da parábola, se lança no anseio por ganhar o mundo, mas terminam perdendo suas almas. Por que isso? A resposta é vista nas palavras do homem chamado por Deus de “louco” na parábola narrada pelo Senhor. Ele perseguiu o sucesso mundano, ajuntou seus bens terrenos, por achar que a felicidade é experimentada naquilo que apenas satisfaz o corpo e não a alma.
Hoje presenciamos esse cenário em plena força carnal. Moças, moços, pessoas de meia idade e até velhos e adolescentes, todos estão num anseio apaixonante por felicidade. Até o nome de Deus tem sido posto como alguém que quer a felicidade de todos, por isso vemos como se atiraram nas práticas de imoralidades e outros atos perversos, à busca dessa felicidade. Os valores têm sido atirados fora como lixo e quando isso acontece, as coisas eternas tidas como desprezíveis.
O Senhor exorta Seus discípulos a não colocar seus corações nestas coisas, justamente porque, em vez de fazer o bem às almas, elas jogam as almas no desespero. Notemos que em Lucas 12 verso 22 Jesus volta para Seus discípulos, a fim de exortá-los a não andar ansiosos pela vida deles. O termo traduzido “vida” é o vocábulo que significa a vida natural, ligada à alma. Por que? Nosso Senhor sabia perfeitamente o quanto a ansiedade por buscar coisas desta vida só traria prejuízo à alma. Nosso Senhor resume o cuidado de Deus em favor dos Seus servos, prometendo que não lhes faltará nem a comida nem a roupa.
O que Ele faz em seguida é mostra o quanto a vale a alma e o corpo: “Porque a vida (alma) é mais que alimento e o corpo mais do as vestes”. Notemos como o Senhor põe a alma em destaque, sobrepujando o corpo. O que os homens fazem? Eles invertem os valores, pois devido suas paixões carnais e mundanos eles operam em detrimento da alma.
No caso daquele homem da parábola, o Senhor mostra o quanto ele percebeu tardiamente o quanto sua alma foi abandonado, sob a solidão do pecado. E quando veio o juízo, o que Deus mesmo diz? “Louco, esta noite te pedirão a tua alma…”. Ele pensou que era dono da sua vida; que com seu ganho e lucro ele tinha controle de tudo, mas percebeu tardiamente que deu valor ao que não devia dar valor. A alma dele estava sozinha e naquela noite iriam pedir essa alma.
Não foi assim com Judas? Ele achava que a vida consistia em ter riquezas e para isso se aventurou no caminho da traição. Mas quando tomou as 30 moedas de prata, eis que sua alma estava ali na solidão, entristecida, abatida, deprimida e vendo que aquelas riquezas nada poderiam fazer por ela. O fim do filho da perdição todos já conhecem. E você amigo? Sem salvação significa que ninguém comprou sua alma e que se você não correr para Cristo, chegará o momento que ladrões infernais virá tomá-la para lançá-la no voraz inferno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário