“Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus” (Lucas12:20)
DEUS O CHAMA DE LOUCO PORQUE ELE IGNORA OS AVISOS DE DEUS.
Na
primeira página pude introduzir o assunto, na esperança que a
mensagem chegue com clareza a todos os que interessam em ouvir a
verdade. Chegou o momento para que venhamos a conhecer os detalhes,
pois estamos lidando com a linguagem de Deus e não dos homens. Eu
sei que do nosso ponto de vista aquele homem seria considerado um
homem prudente, trabalhador e esperto quanto à sua aposentadoria.
Se olharmos com uma visão de santo temor ao Senhor, veremos
as razões porque Deus o chamou de “louco”, sendo assim coerente
com a realidade da vida, vista pelos olhos espirituais. Como Assim?
Ele não foi um guerreiro que trabalhou, ajuntou e planejou para
desfrutar honestamente da vida? Foi sim! Mas essa é a nossa visão,
nosso ponto de vista e não do Deus da bíblia. Veja até onde nós
podemos chegar, porque até naquilo que parece certo e justo, nós
estamos errados. Para Moisés e Arão, a morte trágica de Coré,
Datã e Abirão foi um ato justo de Deus, mas para boa parte de
Israel foi um ato criminoso matar o “povo de Deus”. Nós
avaliamos as coisas assim. Por que? Nós temos a tendência de ver a
vida de um ponto de vista errado, coerente com nossa defeituosa
capacidade de pensar e sentir.
O homem foi feito diferente dos animais, pois ele pode raciocinar, examinar e avaliar tudo. Ora, aquele homem fez assim, pois não agiu como os animais. Qual foi o problema dele? Deus conferiu aos homens a revelação da criação. Quando Adão foi feito, ele foi erguido com a visão capaz de ficar pasmado diante de tantas maravilhas vistas ali no jardim do Éden. Ele em suas limitações não podia ver tudo, como nós não podemos, mas Deus pôs o homem num paraíso chamado Éden. Estava diante de Adão os animais, os quais não tinham capacidade de pensar, sentir e tomar decisões, por isso o homem foi criado, para prestar serviço à criação em louvor ao Criador.
Como não é meu interesse em tratar sobre a queda, estou apenas mostrando as razões óbvias por que Deus chama o homem de louco. Mas a criação perfeita de Deus mostra que não há desculpa para os homens. Eles não foram feitos para adorar a criação, mas sim o Criador. Vemos hoje onde o pecado levou e pode levar o homem, às mais profundas atitudes de loucura. Eles estão provando o que Paulo diz em Romanos 1, que amaram mais a criatura do que o Criador. É nesse contexto que vemos o homem em Lucas 12, visto como um louco, porque ele voltou sua atenção para quem? Para Deus? Não! Voltou para si mesmo!
Vejam como ausentou dele o temor ao Senhor e é nesse temor ao Senhor que está o princípio da sabedoria (Provérbios 1:7). O que faltou nele? Ele tinha tudo, pois seus bens haviam multiplicado e isso encheu seu coração de orgulho próprio, fazendo com que suas riquezas se transformassem no seu deus, para fazer por sua alma o que as riquezas jamais podem fazer. Na sua loucura ele viu seus atos, sua esperteza, sua justiça própria, seu desempenho e seu merecido descanso. Ele não percebeu que o foco de atenção era ele mesmo; que o objeto de adoração era ele mesmo; ele não percebeu que estava sendo visto como um louco e não como um sábio, como os homens veem as coisas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário