“Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus” (Lucas12:20)
DEUS O CHAMA DE LOUCO PORQUE ELE IGNORA OS AVISOS DE DEUS.
Não há maior ato de loucura do que desprezar os avisos de Deus. Se não houvesse a revelação que é a bíblia, mesmo assim o homem fica sem qualquer desculpa, em face da tão maravilhosa e perfeita criação de Deus. Em tudo o que foi feito, que grande ou pequeno, Deus encravou Sua glória ali, de tal maneira que só um louco, desvairado pode ignorar as manifestação de tudo o que evoca o louvor a Deus. A queda do homem nunca foi nem será motivo para que os homens usem de desculpas perante Deus. Paulo disse aos moradores de Atenas que Deus não leva em conta a ignorância, por isso todos serão julgados (Atos 17).
Então, tomemos essa lição para nosso proveito. Lembremos bem que os animais não foram feitos para adorar a Deus, mas sim criaturas que pensam, sentem e tomam decisões. O mundo é um palco de louvor em face das maravilhas, sabedoria e beleza da criação de Deus. Assim, a decisão daquele homem em confiar em si mesmo, achando que foi habilidade dele, sabedoria dele e que para o proveito particular dele foi total loucura.
Onde estava a loucura daquele homem? Ele não teve o temor de Deus no íntimo. Ao reivindicar todos os direitos para si, ele simplesmente ignorou a Deus, tratando a si mesmo como se ele fosse um Deus. Ao esquecer desse detalhe aquele homem moveu tudo o que tinha para uma direção errada. Ao retirar de foco a glória que pertence a Deus, então toda criação se move contra a pessoa. E foi exatamente oq ue ocorreu com aquele homem que o chamou de louco.
Já disse que a razão de não avaliar tudo à luz das realidades eternas é culpa do homem. Todos sabemos bem que os homens têm alma, os animais não o tem. Eles são seres viventes. É a alma que faz o homem ser o que ele é – uma pessoa autoconsciente. A bíblia enaltece o homem como um ser acima dos animais, porque foi criado à imagem e semelhança de Deus. Deus por meio da Sua Palavra comunica com os homens na linguagem dos homens e responsabiliza os homens pelos seus atos. Mas o que aconteceu foi que aquele homem da parábola narrada por Cristo, ao ignorar a glória de Deus ele simplesmente negligenciou sua alma. Notemos bem como no pecado o homem tem uma noção errada de si mesmo. Ele se agrega a um sistema teológico completamente errado, o que trouxe real perigo contra ele mesmo. Ele não erigiu um altar em adoração a Deus; ele fez um altar para adorar o deus mamon, e como essa divindade é inexistente, seu foco de adoração ficou voltado para ele mesmo.
É sempre essa a resolução dos homens quando se afastam do Deus vivo. Quando Deus chamou a atenção de Israel para que não imitasse as nações pagãs, era para que eles não não fosse atirados à vaidade e ilusão daqueles sistemas idólatras e demoníacos. Quando se afasta do Deus da bíblia, imediatamente o egoísmo entra em cena, buscando ilusões e não realidade. Essa é a função de satanás em elevar os homens para que das alturas do seu orgulho eles olhem para o mundo e vejam as respostas na nulidade deste mundo oco e perverso. Bastou que Davi tirasse os olhos do temor ao Senhor e seus desejos se inflamaram por querer possuir uma mulher alheia. Notemos bem que o temor ao Senhor mantém o homem com seus pés firmes na Rocha. Se afastar do Senhor ele passa a endeusar a si mesmo e o resultado de tudo isso é terrivelmente trágico, como ocorreu com o rei Davi, um homem segundo o coração de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário