quarta-feira, 4 de outubro de 2023

OS SEIS AÍS DE DEUS CONTRA OS HOMENS (15 de 15)

 


Que mais se podia fazer ainda à minha vinha, que eu lhe não tenha feito? E como, esperando eu que desse uvas boas, veio a produzir uvas bravas” (Isaías 5:4)

O CONSEQUENTE JUÍZO: “Portanto, meu povo será levado cativo…”

Estamos vendo o que ocorre quando os homens não rendem glória a Deus quando estão em meio à fartura, conforme o que ocorreu com Israel nos dias de Isaías. Deus foi retirando seus atos de bondade. Vemos o que diz o texto: “Os seus nobres terão fome”. Foi assim que Deus fez com Israel quando Babilônia cercou Jerusalém e a população passou a padecer fome; quando até os mais ricos tiveram que matar os filhos a fim de eles servissem de alimento, cumprindo assim as ameaças de Deus à nação.

O mundo ignora os atos de Deus, porque no orgulho acha que Deus não fará o que prometeu fazer. O mesmo Deus que traz fartura é o Deus que ordena que a fome venha e o povo passe a gemer. Conversei com um venezuelano e ele me falou porque o povo do seu país estava sofrendo, devido a ocupação comunista no país. Ele disse que aquele povo roubava dos outros. É bem verdade que o venezuelano com quem eu conversava não era um crente, sendo assim não entendia as coisas do ponto de vista de Deus. Mas sabemos que Deus o tempo do Velho Testamento, Deus usava nações inimigas, povos bárbaros para afligir Israel quando o povo se entregava à idolatria e se afastava do seu Deus.

É o mesmo que acontece em nossos dias. Vejo o que está acontecendo no Brasil hoje; como a nação está entregue à maldade, por isso as ameaças de um domínio terrorista é grande em todo país. Por que? O povo passou a brincar com Deus, a achar que Deus não fará o que Ele prometeu fazer com os que zombam do Seu nome. Graças a Deus que há no Brasil um povo crente que ora e que busca o bem da nação. Deus em Sua compaixão atende as súplicas do Seu povo salvo, mas nem podemos imaginar o que pode acontecer, caso Deus ordene que os terroristas assumem o comando total da nação.

Agora veremos o resultado eterno: “...o inferno grandemente se alargou…” A festa que Israel tanto fez com instrumentos musicais e vinho, agora é vista no inferno. Quando o inferno alarga sua boca como um crocodilo é porque chegou o castigo de Deus. Gosto de assistir a travessia dos gnús num dos rios da África, porque os crocodilos esperam para fazer festa, e de fato acontece com a morte muitos daqueles intrépidos animais. Fico pensando como o inferno se alegra quando Deus começa a derramar sua ira contra um povo rebelde. Não posso esquecer das mortes ocorridas naquele período da Covid. Quantas pessoas morreram. É fato que muitos crentes tiveram suas vidas findadas aqui, mas a morte do crente é festa no céu. Lembramos com tristeza de muitos que de repente foram pegos e lançados ao abismo.

O que posso dizer? Afirmo que o inferno é o lugar para onde vai toda pompa da orgulhosa festa dos homens. Como foi com Israel, assim acontece com os homens desta geração. Assim como Deus cancelou a festa de Belsazar, o qual em seu orgulho não rendeu glórias a Deus, assim também Deus sabe como para o barulho dos instrumentos, transforma a alegria em terror e mostra aos homens que Ele os preparou para serem comida do inferno.

Qual foi o resultado? Profunda humilhação do homem: Então, a gente se abate, e o homem se avilta; os olhos dos altivos são humilhados” (verso 15). Será que dá para entender onde Deus em Sua ira leva o homem? Os homens neste mundo querem se exaltar; querem desafiar o grande Deus, vivendo no pecado? Então, se não forem abatidos para sempre no inferno, serão abatidos aqui. Riquezas são tomadas, vem a fome, tristeza, angústia, depressão, miséria, perda, doenças, etc. Tudo vem mostrar que Deus é Deus, soberano, fonte de toda bondade e amor, mas também Deus de juízo.

Por fim vemos a exaltação de Deus: “exaltado em juízo e santificado em justiça”. Quer falar de Deus só como amor? Quer criar um Deus segundo a opinião de cada um? Eis o resultado: “exaltado em juízo e santificado em justiça”. Pronto! O Deus que salva é o Deus que pune os rebeldes e o inferno só mostra o quanto esse grandioso Deus é o que é glorificado em juízo e santificado em justiça!









Nenhum comentário: