quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

POR QUE O HOMEM NÃO QUER IR A CRISTO (2)

   

“E não quereis vir a mim para terdes vida” (JOÃO 5:40)

POR CAUSA DE SUA NATUREZA CAÍDA: “E não quereis...”

        Na introdução procurei mostrar o quanto o tema é de imensa importância, em especial para nossos dias tão voltados religiosamente para os interesses dos homens, conforme satanás tem programa seu caminho humanista para os fins dos tempos. Quanto mais os dias passam o mundo ficará assim,  porque tudo, até mesmo a bíblia será manipulada para satisfazer os interesses mundanos e carnais dos homens. O mundo mudou e está ficando cada vez mais atrativo à visão dos homens e estes, por sua vez continuam os mesmos, sempre egoístas, malignos e aptos para se corromper o tornar o ambiente ainda mais corrompida. Vivemos os dias quando o mundo presencia e sofre as mais terríveis atividades de satanás e dos demônios através dos homens. O que poderemos fazer? O certo é encher o mundo da verdade do evangelho, a fim de que a mensagem da graça brilhe intensamente.

        Ao examinar o texto de João 5:40 vemos que nosso Senhor vai diretamente ao coração do homem e toca no coração maligno, envolvendo sua mente, emoção e determinação: “e não quereis vir a mim para terdes vida”. Por que não querem ir a Cristo? O fato é que não há alguém mais repelente e abominável ao homem caído do que a pessoa do Filho de Deus. Para os homens no pecado, Cristo é uma pessoa importuna, que já deveria deixar todos em paz; que já deveria dar-Se como derrotado em Seus planos; já deveria ter deixado o planeta na mão de satanás, afim de que todos possam curtir ao máximo seus pensamentos, emoções e caminhos tortuosos.

        Para os homens no pecado têm duas cenas que deveriam ser cortadas e jamais anunciadas. A primeira é vista em Gênesis, quando Deus passou a procurar o homem: “Adão, Adão, onde estás?”. Com a entrada do pecado os homens queriam o cenário de uma nova era de abundância de pecado e de adoração ao diabo, com um mundo tomando suas próprias providências para cuidar de si mesmo. A segunda cena é da ressurreição. O mundo não suporta o fato que Aquele que morreu está vivo agora. O mundo sempre quis que Cristo fosse o Judas e o Judas fosse o Cristo. Os homens não querem ouvir que o santo defunto ressuscitou, que está vivo agora e que vai voltar.

        Ainda mais, este mundo não quer ouvir a mensagem do evangelho, nem ouvir santas mensagens cantadas. Eles querem ouvir da política, das festas, do carnaval, da saúde, de dinheiro, paixões, etc. Se tiver religiões evangélicas que vão trazer para eles o que eles acham no mundo, eles irão para tais religiões. Se tiver um Deus que não fala dos seus pecados e dos seus amores pelo mundo, então eles vão abraçar tal divindade. Só precisa vir a mensagem certa e eles ficarão espavoridos e fugirão com medo. Os homens querem ir a Cristo? Não! A bíblia fala dos homens com clareza, mostrando quem eles são, como estão unidos contra Deus e Seu Filho (Salmo 2). Os encantos dos céus não atraem os homens. Eles preferem seu mundo, mesmo com a presença da morte, do luto, da dor, da desgraça e maldades dos homens e mesmo sabendo dos horrores do inferno que lhes aguardam. Eles não querem santidade, justiça e retidão no viver. Eles não aspiram coisas eternas e o Filho de Deus trouxe ao mundo verdades eternas.

        Então, diante dessa imponente verdade quero destacar o fato que enquanto Deus não chama o pecado para ir a Ele, o pecador será mantido em seu caixão e dali será erguido cheio do poder e energia vinda do pai da mentira, a fim de fazer exatamente tudo o que ele quer neste mundo que está deitado em sua mão.

Nenhum comentário: