terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

O CAMINHO SEM PAZ DO ÍMPIO (10)




 “Desconheceram o caminho da paz” (Romanos 3:17)
COMO O PECADOR PODE ACHAR O CAMINHO DA PAZ.
        Amigo leitor, ao chegar à parte final desses comentários em torno dessa declaração vinda da boca do Espírito Santo, eis que importa que mostremos aos pecadores o caminho certo, apontando assim a porta da salvação que agora está escancarada às almas arrependidas. O caminho da paz aparece aos homens, porque Cristo foi aquele que abriu o caminho para o céu, então, importa que os pecadores sejam persuadidos a entrar para serem salvos. Mas, eu sei que mesmo que todas as mais poderosas pregações podem chegar aos ouvidos dos homens; mesmo que as palavras mais amigas e cheias de misericórdias cheguem aos seus corações; mesmo que todos os ensinos preciosos dessa verdade venham chacoalhar homens e mulheres, é certo que eles nem sequer sentirão qualquer desejo de entrar, a não ser que Deus em Sua compaixão os atraia para Si. Como isso acontece?
        Primeiramente que eles reconheçam seus pecados e seus conflitos no íntimo, a tentarem viver nesse caminho da clara e obstinada desobediência a Deus. Sem essa manifestação de temor ao Senhor, de profunda humilhação perante a verdade revelada e de coração confesso, certamente ninguém virá a Cristo. Os homens precisam saber que é no caminho largo que tudo parece ser tão belo, desejável e próximo do céu. Quando os homens mais sentem bem; quando o mundo parece ser um lugar tão aprazível para viver, eles precisam saber que ainda assim é o caminho largo e perigoso.
        Os dias anteriores ao dilúvio foram assim, porque nada revelava juízo; nada mostrava à multidão que a ira de Deus desencadearia dos céus contra suas cabeças; as palavras de Noé, bem como suas obras em construir a arca para a salvação de sua casa, pareciam ser coisa de louco. Mas essa aparente bonança era o preparo para o juízo. Quando o juízo ainda não chegou é porque Deus está trabalhando em tirar aquilo que em Sua misericórdia há de obter livramento. Meu amigo, se você perceber que sua casa vai pegar fogo, é claro que você vai querer livrar aquilo que é importante. Não foi assim com Sodoma e Gomorra, pois ali Deus arrancou Ló e suas filhas, para que escapassem do terrível castigo que assolou aquele lugar, sepultando tudo no mar morto (Gênesis 19).
        Caro leitor, importa que você saiba o quanto satanás em seu campo de atividade é sutil, esperto e capaz. Ele sabe como encher os homens com seus confortos carnais. Ele consegue seus “colchões” de paz; ele sabe bem como injetar seus tranquilizantes espirituais nos homens, a fim de que eles nada sintam e nem mesmo interessem pela verdade. Não há lugar mais gostoso para a carne do que o mundo religioso e cheio de promessas, conforme o pai da mentira tem preparado para a multidão tão iludida. Quando os homens estão dormindo esse sono tão letal, eles nem sequer sentem os aguilhões dos avisos misericordiosos de Deus. Eles ignoram o que significa a ira de Deus; eles não interessam em examinar, avaliar, perguntar e perscrutar tudo à luz da verdade. Como eles nada veem de perigo adiante, eis que também nada sentem de qualquer perigo debaixo de seus pés. Eles estão dormindo tranquilos em cima de um perigoso vulcão, sem, contudo perceber os reais perigos que ameaçam suas almas.
        Então amigo, o evangelho chega com sua força compassiva, cheio da verdade que vem do céu, abarrotado de amor genuíno, a fim de avisar aos pecadores que eles estão debaixo da ira de Deus, justamente porque não correram em confissão para Cristo Jesus, o Salvador e Senhor (João 3:36). O evangelho bíblico vem mostrar as misericórdias de um Deus que não muda; que declara aos homens que eles são indesculpáveis perante o Senhor (Romanos 1:20). O evangelho chega para furar toda tentativa de defesa do homem e assim chegar ao coração do perdido pecador.

Nenhum comentário: