quarta-feira, 16 de outubro de 2024

A MARAVILHOSA GRAÇA SALVADORA (14)


Inclinai os vossos ouvidos e vinde a mim; ouvi e a vossa alma viverá...” (Isaías 55:3)

COMO A ALMA CHEGA PARA BEBER E COMER: “Inclinai os vossos ouvidos…”.

Prosseguindo, estamos examinando à luz de toda bíblia o que significa “Inclinai os vossos ouvidos…”. Preciso avançar um pouco mais na exposição dessa frase que considero de axial importância no entendimento sobre a recepção do evangelho, da parte do homem arrependido. Já devemos ter em mente que receber esse alimento espiritual não é algo que chama os homens no pecado. Eles são chamados de “homem natural” (1 Coríntios 2:14), por isso as coisas espirituais e eternas são abomináveis para eles. Não esquecemos da forma como milhares de Israel em pleno deserto trataram o alimento vindo do céu para eles, chamando-o de “pão vil e desprezível”.

A seguir notemos algumas passagens onde vemos como o homem no pecado rejeita a Palavra. A mais impressionante é vista em João, onde Jesus em Seus ensinos é completamente rejeitado pelos judeus. Em João 8:45 o Senhor diz a Eles: “Porque eu digo a verdade vós não me credes”. Em 1 Coríntios Paulo fala que o evangelho é loucura para o mundo; em Efésios 2:1 os homens no pecado são vistos como mortos e é esse o mesmo ensino visto em todo capítulo 5 do impressionante evangelho de João. Sabemos que o homem por natureza é surdo, assim como uma estátua (Salmo 115), então fica claro que ele não pode ouvir a verdade e recepcioná-la de forma obediente. Em Jeremias 6 vemos o profeta a pregar, chamando o povo a ouvir a Palavra Deus, mas o que eles respondem: “...não escutaremos” (Jeremias 6:17).

Tendo essas passagens em mente podemos entender que para o homem no pecado “inclinar os ouvidos” precisa haver um milagre da parte de Deus, pois Deus de forma misericordiosa abrir seus ouvidos para que possam ouvir e atender. Em Isaías 6 Deus encarregou o profeta de pregar ao povo e, que, como castigo eles não ouviriam. Triste situação quando o povo é posto nessa condição tão amaldiçoante. Mas, notemos bem que aquilo que o homem nada pode fazer, Deus aparece para mostrar o absoluto poder da Sua graça, pois quando Ele ordena: “inclinas os vossos ouvidos” é porque Sua palavra entra imediatamente em ação. Em Apocalipse, várias vezes o Espírito Santo diz: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. Em João 5:24 nosso Senhor mostra o milagre que o evangelho opera neste mundo, onde os homens no pecado jazem mortos: “Em verdade, em verdade vos digo, que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna…”. Podemos compreender tal verdade? Que esperança gloriosa entra em ação! Quando contemplamos o evangelho, vemos que todos os verdadeiros crentes em Cristo tiveram seus ouvidos abertos para ouvir. Ouvir a voz compassiva de Deus chamando pecadores à salvação? Não pode haver algo mais precioso! É sinal claro que houve um milagre, para que o pecador pudesse inclinar seus ouvidos, entender e obedecer o chamado à salvação. Foi assim com Saulo de Tarso, pois ele ouviu o chamado e foi salvo, enquanto os seus colegas ouviram e fugiram.

Nenhum comentário: